HDL Podcast - MARCOS EBERLIN - Hernandes Dias Lopes

HDL Podcast - MARCOS EBERLIN - Hernandes Dias Lopes Você já teve alguma dúvida acerca da existência de Deus acerca da criação da veracidade da Bíblia o que você tem a dizer sobre a teoria da evolução e criacionismo eu sou Hernandes Dias Lopes seja bem-vindo ao HDL podcast muito bem nós estamos começando o nosso podcast DL podcast e com a honra de receber hoje.

HDL Podcast - MARCOS EBERLIN - Hernandes Dias Lopes

Um dos mais conceituados cientistas do Brasil Dr Marcos Nogueira eelin Que privilégio recebê-lo aqui hoje privilégio imenso e todo meu Reverendo nós temos seguido seu trabalho no Brasil e eh quando recebi esse convite n a minha esposa falou sim Você vai no podcast do rendo di L eu falei sim ela só não sabe que é estreia é estreia uau sensacional.

Uma privilégio uma honra imensa agradeço essa oportunidade de espero que seja o primeiro de uma série viu Amém porque o assunto que vamos tratar aqui hoje não dá para esgotar num podcast só né você teve recentemente com a equipe lá no inteligência limitada e foi recorde de tempo Foram quantas horas ininterruptas 10:45 minutos pastor eu hoje não vamos ser tanto tempo assim não tá eu olha fiquei com uma.

Lista imensa de assuntos que eu não consegui discutir ainda com o pirula o sacani o rime foi épico e é o maior podcast na história da do YouTube Mundial Olha isso de um debate Olha isso Olha isso ô Marcos me permita chamar de Marcos para ficar mais informal né Eh Quando que você teve esse despertamento esse interesse para estudar Química já que você é um bacharel um doutor um pós-doutor nesta área como é que começou.

Essa história na sua vida pastor eu digo que Deus Guia os nossos passos inclusive ele escolhe a carreira que a gente deve seguir eu queria fazer computação e mas eu fui com meu primo para praia aqui em Ubatuba aham e tava lá de boa né aí Quando eu cheguei em Campinas falei agora vou fazer o meu eh vestibulando para o curso técnico de computação liguei para lá ele falou.

Assim ó tá fechado é o único que tá aberto ainda é o de química falei ah química legal vai vou lá e entrei no curso técnico aqui em Campinas no no ccap na época e comecei com a química e descobri que Deus realmente me colocou na área certa porque tudo é é química e a química é tudo olha isso é praticamente tudo na ciência gira em torno de átomos moléculas bioquímica.

Biologia química cosmologia é um processo químico o universo é químico ele se estrutura quimicamente Uhum Então Deus me guiou eu entrei na Química porque com propósito acho que eu sempre falo a evolução espera que você não saiba química tem ter muito evolucionista né pastor fora e dentro das nossas igrejas Então pessoal Olha se você sabe química como eu que Deus me deu esse privilégio de.

Saber ninguém compra evolução interessante e você fez o seu bacharelado aqui depois seu doutorado aqui em Campinas e e e depois disso você foi para fora sim olha pastor quando eu fui fazer o vestibular eu era membro da Primeira Igreja Batista de Campinas aham e o primeiro dia do V era num num domingo sei Aí eu desci Andrade Neves quem está nos ouvindo aqui de campinas sabe né e fui pra rodoviária pegar o ônibus e eu fiquei parado lá e o ônibus não vinha não vinha não vinha não vinha.

De repente eu percebi que já era quase meio-dia e o vestibular era na Unicamp que demora pelo menos uns 40 minutos para chegar lá falei ah desisti vou embora para casa perdi o vestibular de repente para um rapaz do meu lado que eu não sei quem inseria até hoje e diz assim você vai pro vestibular da Unicamp eu falei sim vou você tá esperando aqui o ônibus eu falei é mas parece que não passa mais ele falou é realmente não passa mais o ônibus aqui e ele falou assim olha vamos junto comigo para o vestibular de táxi eu falei rapaz eu não.

Tenho dinheiro eu tinha um trocadinho ali para pagar o ônibus ele falou não eu pago aí de repente apareceu um táxi ele falou para para para táxi fomos paraa Unicamp pastor sabe aquelas entrevistas que eles fazem daqueles sujeitos que quase perde o vestibular que entra o f portão fecha pão fechou eu Chegamos na Unicamp ele falou corre corre corre Aquele portão lá e eu fechou o portão Olha isso Deus mandou um anjo não foi que coisa linda e aí chegou no outro dia eu acordei falei assim ah eu tinha feito a prova de.

Português e inglês português eu detestava até hoje detesto porque não tem regra né É uma aula de regra em 15 dias cessões eu não gostava eu sou a minha mente é cartesiana mas vou te dizer que 95% da população brasileira não fala corretamente português então fica tranquilo é não sabe nem a gente fala vai ir eu vou ir né ao invés de falar irei né aí eu peguei e falei assim vou.

Trabalhar na na rodia que eu trabalhava na rodia na época cheguei lá tava trabalhando 11 horas chega meu meu chefe luí Carlos Jerez um italianão Marcos que que você tá fazendo aqui eu falei tô trabalhando Jerez ele falou você não ia fazer o vestibular falei Como é que você sabe Jerez eu não contei pro meu chefe a gente não contava pro chefe que ia fazer o vestibular né ele tô sabendo mas por que que você não foi fazer porque é muito importante para você não sei o qu falei Jerez não dá nem para eu chegar na Unicamp mais esquece ele volta pra sala.

    Dele Reverendo e chega nas minhas costas bate de novo Olha tá aqui a chave do meu

    Carro olha isso outro né pastor aí eu olhei assim Reverendo ele tinha um um um doje era um um doginho uma coisa mais linda do mundo pensa num carro era era o Jaguar de hoje aí eu chego na na Unicamp dirigindo meu Jaguar Ah não tinha ninguém tinha carro naquela época eu parecia o filho do El musk chegando lá e entrei em química olha como que.

    Deus dirige me colocou na melhor espectrometria de massas eu conto nos meus livros né os milagres que Deus fez para que eu me tornasse um químico fala em livros você tem vários livros publicados e muitos artigos publicados nas mais importantes revistas de ciência do Brasil e do mundo como é que foi isso seu gosto também para escrever e compartilhar o seu conhecimento olha comecei pastor trabalhando com espectrometria de massas que é uma área em ciências que quando eu comecei a trabalhar era o patinho feio da ciência Ninguém queria fazer.

    Espectrometria de massas que era uma área extremamente limitada mas Deus dirigindo de novo quando eu começo a trabalhar com espectrometria de massas passa alguns anos há uma revolução na área e um dos que um doss grandes cientistas que fez essa revolução ganha um prêmio Nobel John Fan e o patinho feio se transforma num lindo Cisne Olha isso e eu começo a trabalhar no Brasil e era praticamente eu sozinho eu comigo.

    Mesmo Olha isso e tive a oportunidade então de criar um grande laboratório aqui na Unicamp foram 25 anos atuando eu tinha lá os melhores equipamentos do mundo e publiquei Olha é um milagre são mais de 1000 quase 1200 artigos que isso Fantástico Eu acho que só perco pro número de livros que o senhor escreveu pastor com os livros né isso é um isso é um milagre fanto.

    Olha eu não acho eu eu não conheço nenhum cientista brasileiro que tenha publicado mais que 1200 artigos e espetculo é Deus guiando porque eu não faria isso né Eu sou pó e ao pó voltarei eu digo que eu sou apenas um rapaz latino americano conhece a música pastor é conheço con sem parentes importantes sem dinheiro no no banco e vindo da zona de transição porque Campinas né deve ter muito campineiro aqui né todo mundo sabe que Campinas não é interior é zona de deem e você é torcedor da macaca hein.

    Macaca querida amor agap sem Recompensas né pastor mas um dia você vai ser campeão poar tranquilo Ah mas o meu meu primo acaba de ganhar um título pela Ponte Preta o Marco Antônio e Berlin né que é eles falam um pouquinho diferente ele ganhou foi campeão da segunda divisão do Campeonato Paulista né alguma coisa mas Marcos eh eu escutei há pouco tempo uma mãe dizer assim é uma pessoa que eu conheço Olha meus filhos agora Entraram na universidade eles.

    Cresceram eles não acreditam mais nessas histrias da Carochinha que a Bíblia ensina Adão e Eva dilúvio né como é que esse negócio de você ser um cientista hoje graças a Deus tão reconhecido e ser crente ao mesmo tempo a Bíblia e a ciência coexistem eh Reverendo não só coexistem mas tem um casamento uma Harmonia perfeita perfeita Eu tenho um podcast é o terceiro melhor.

    Do Brasil né porque o o o primeiro melhor podcast do Brasil é o Arival kast né que é o meu pastor titular O segundo melhor podcast concorrer com ele agora o segundo melhor é o é o HDL pronto terceiro é o meu né claro é a Bíblia e a ciência é um podcast que um cientista ousa anunciar que é a Bíblia que tem autoridade sobre a ciência e não a ciência sobre a Bíblia eu digo nesse podcast a gente já tem.

    Mais de 150 episódios gravados e mostro claramente como que boa ciência se encontra na palavra de Deus pastor boa ciência se encontra na palavra de Deus ciência infalível é Ciência revelada pelo autor e consumador da ciência uhum o Dr leran e nós estamos conversando nos Bastidores agora H pouco eu li uma frase dele que nunca me esqueci e eu memorizei essa frase e ela tem sido um certo um lema para mim quando ele diz o seguinte que a ciência corretamente entendida e a Bíblia corretamente interpretada nunca.

    Entro em rota de colisão porque ambas t o mesmo ator Você concorda com essa frase absolutamente concordo plenamente

    O que a gente vê na palavra de Deus que ela dá uma descrição absolutamente precisa e exata eh de como o universo foi formado a palavra de Deus fala em Salmos 339 porque Ele ordenou e imediatamente quando a gente vai ver a palavra em hebraico a gente sabe que aquele logo ali não é um logo lentinho né pastorum imediatamente o universo foi.

    Formado em Salmos 336 ele diz que ele soprou o universo com o sopro de sua boca pela fé entendemos que pela palavra de Deus o os mundos foram criados é a gente vai agora ver as fotos do James web do telescópio da Nasa o a foto veio com o universo se formando Pronto ele tá Prontinho estruturado as galáxias estão massivas todas com as suas formas já definidas cheias de buracos negros já super massivos no centro todos os elementos da Tabela Periódica já estão nessas estrelas nessas galáxias boa.

    Ciência confirmando a palavra de Deus então eu digo se vocês estud da Bíblia de Gênesis 1 1 Apocalipse 22 21 acertei os capítulos e os Acho que sim né pastor você sabe mais ciência que a ciência desse mundo porque a ciência desse mundo diz que Dino com vontade de voar virou canário que urso nadando de boca aberta virou baleia que uma o nada pegou nada para nada por nada e virou tudo virou tudo pastor olha só a boa ciência se encontra na palavra de Deus porque a ciência revelada pelo autor e consuma da.

    Ciência é quem foi a única testemunha ocular da criação do mundo Deus a gente diz né que em ciência ciência do passado os melhores relatos são feitos pelas testemunhas oculares a testemunha ocular Foi Deus Deus que fez ele disse olha eu fiz pronto então é um jovem ah Cristão por exemplo que pleiteia entrar num curso universitário e nós estávamos conversando agora H pouco e você disse que a estatística é De que Dois ter dos jovens cristãos que.

    Entram na universidade acabam esfriando na fé ou perdendo a fé um jovem cristão ele ele ele precisa ter uma espécie de complexo de inferioridade a entrar numa sala discutindo os assuntos escutando um professor evolucionista ou ele pode ancorado na Bíblia eh ter argumentos suficientes para refutar aquelas teorias que são despejadas em cima dele essa pergunta merece umas Du horas de resposta reverend vamos lá vamos lá olha.

    Não só pode o que que o jovem cristão deve fazer hoje eh normalmente eu eu digo que as Universidades se tornaram na catedral do naturalismo e elas estão prontas para doutrinar os nossos filhos elas foram treinadas para doutrinar as gerações alium e estão esperando os filhos dos cristãos chegarem lá e se você já não é Então você só vai ser fortalecido o seu ateísmo mas se você é cristão o professor de biologia chega na sala Reverendo fala assim quem ainda.

    Aqui eh ousa Crer em Deus porque a minha missão nesse semestre é desconstruir a sua fé em Deus está parecendo o filme Deus não está morto é exatamente Não eu não tenho dúvida nenhuma que a as Universidades hoje se tornaram eh centros de catequização no naturalismo e os nossos jovens estão entrando lá totalmente despreparados e quando eles são intimidados por essas declarações eles se eh recuam eles ficam perdem a coragem.

    Mas o que que o jovem cristão tem que fazer ele tem que levantar a voz tem que encher o peito falar assim quando o professor perguntar assim ó quem ainda tem a coragem de CR em Deus você levanta o seu braço viu jovens todos que estão nos ouvindo fala eu professor Olha a realidade eu nem Creio em Deus eu não creio em Deus professor eu tenho certeza absoluta que ele existe porque nós estamos atolados AF fogados abarrotados de evidências que Deus existe Professor Olha só o James web Olha a Eva mitocondrial olha o Adão Y olha só os.

    Nossas fomos fazer a conta no nosso Genoma a gente tá acumulando de 50 a 100 mutações deletérias por por geração fomos calcular o número de mutações deletérias professor deu 6.000 anos como é que o senhor explica isso como é que o senhor explica a foto do web com o universo pronto então nos garotada você tá com a arma na mão a gente só precisa treinar um pouco melhor os nossos jovens pastor é onde você acha que está essa deficiência de não preparar a nossa juventude com os pastores com a liderança da igreja o que que se pode.

    Fazer para reparar essa deficiência eu acho que sim as lideranças e os pastores tiveram a impressão de que eh deveriam nas igrejas ensinar a teologia igreja é lugar de ensinar a teologia ensinar a palavra de Deus e isso que isto bastaria mas não basta Mais acho que por um tempo até que poderia ser suficiente mas hoje nós temos um embate que é um embate filosófico teológico e científico Uhum E.

    A Bíblia diz estais sempre prontos a dar a razão da sua esperança exatamente a fé é o firme fundamento então o o jovem tem que estar preparado acho que os os pastores os líderes T que perceber que ess jogar os nossos jovens ali sem nenhum preparo é eu tem um alguém já me disse isso você você entrega os seus jovens para ser doutrinado por Romanos por se 7 8 anos e quer que ele ainda se continue judeu.

    É há há um há um há um há uma questão muito complexa hoje por exemplo nos seminários alguns seminários até tomados pelo liberalismo uhum dizem que eh Gênesis 1 2 e 3 é uma metáfora que não é um registro histórico e que Adão e Eva não existiram que resposta você daria a uma colocação dessa Ah é péssima teologia com péssima filosofia com péssima ciência pastor os meu sangue.

    Ucraniano em Rússia alemão Quando o senhor faz essa pergunta ele entra em ebulição eu sou eu quero tem uma tem uma uma espada aí para cortar a orelha de quem falou cortar a língua né de quem falou isso pastor Olha o Adão nós descobrimos o Adão Y pastor descobrimos a Eva mitocondrial troque Miúdos Eva mitocondrial olha a gente tem na célula uma organela que chama mitocôndria Ok e.

    Dentro dessa organela como ela é tão importante ela não poderia esperar a informação vir toda do núcleo Então ela tem o seu próprio DNA Ok é um é um software ali né Uhum E agora com o Genoma Humano porque Deus guia a ciência Deus é o autor e consumador da ciência quando ele precisa de novas tecnologias ele levanta alguém na ciência para descobrir normalmente são cristãos porque 90% dos ganhadores de Prêmios nobis são cristãos foram is ol Isso é mesmo Isso é um fato histório ó é 67% de.

    Cristãos 22 22% de eh juDeus que a gente não pode dizer que são cristãos mas são crentes em Deus é tem muito judeu messiânico agora também né claro claro então o mas estão fundamentados no novo no antigo testamento isso aí for sequenciar esse DNA Zinho que tá na só na mitocôndria como ele é pequeno e a gente só ganha da mãe porque é quando o espermatozoide vem o esse DNA é da mitocôndria da mãe ele o o espermatozoide não traz o DNA da.

    Mitocôndria do pai só fica só usa da mãe é mais fácil de sequenciar e fomos sequenciar para milhares e milhares de pessoas na terra sai saíram vários artigos na Nature e na Science descobrimos que todos nós viemos da mesma mulher Olha isso que habitou a terra há 6000 anos e qual a região da terra pastor Nordeste da África viu alguma semelhança com a palavra de Deus absurdamente sensacional 100% Por que que chamaram de EVA.

    Mitocondrial porque não tinha outro o nome para dar Uhum é bateu com a a analogia é tão Evidente uhum fizeram a mesma coisa com o cromossomo Y no núcleo que a gente só ganha do pai descobrimos que todos nós viemos do mesmo homem que habitou a terra há 6000 anos no nordeste da África Por isso que eu digo que a Bíblia está sendo absurdamente eh confirmada pela ciência moderna quando um darwinista disse que nós viemos por exemplo dos símios porque há mu.

    Semelhança lá do DNA do macaco com o homem eh algumas pessoas ainda sustentam essa essa chamada teoria que resposta você daria para uma pessoa dessa assiste meu podcast chimpa teu mano pastor eu tenho eu acabei de tava na em Portugal em Porto aí eu tinha que preparar uma palestra lá e eu fiz um upgrade dessa palestra você pode encontrar do meu canal no YouTube foi sensacional ver como Portugal está.

    Voltando a Cristo é verdade Muitas igrejas É verdade Muitas igrejas eu tive L esse anos Dao isso eu no podcast eu falo olha são inúmeras inúmeras inúmeras evidências científicas mostrando que chipanzé sempre foi chipanzé homem sempre foi homem e Jane sempre foi Jane Tarzan sempre foi Tarzan Chita sempre foi Xita nessa terra assistiu o filme né do E por quê Porque a gente ó a gente foi comparar o nosso Genoma diz que a gente era só 1%.

    Diferente e descobrimos que aquilo lá foi tudo manipulado manipulando ó só de comprimento o nosso Genoma é o Genoma do chipanzés é 4,7 por maior como é que a gente pode ser só 1% diferente tiraram o 43% da informação genética da comparação que era a parte que era mais diferente isso é manipula dados isso é totalmente e an científico Ok mas quando foram fazer a comparação certa nós somos 33%.

    Diferente no genome isso dá 1 bilhão de pares de bases nós somos 80% diferente em proteínas nós somos 67% diferente no nos nossos telômeros nós somos 100% diferentes no cromossomo y a fala e raciocínio dos seres humanos excedem em ordens e ordens de grandeza do chipanzés chipanzé nunca falou uma palavra pelo menos banana ele deveria ter falado né pastor Eu tenho um amigo que foi falou que aprendeu inglês para ir paraos Estados Unidos eu falei aprendeu inglês é que palavra que você aprendeu é o que que você aprendeu uma só palavra eu.

    Falei que palavra é essa ele falou Beer Beer cerveja porque o resto pô chipanzé devia falar pelo menos banana Não nunca falou ol nosso cérebro é quatro vezes maior nós somos duas vezes mais altos nós nós transpiramos pela pele desnuda eles transpiram só pelos pelos se colocar um chipanzé no rio 40º Paraíso Tropical Pronto ele morre de de stress térmico então Descansa em paz menor chance o pessoal conta nas nossas igrejas que Deus pegou lá um hominídeo.

    Entre 10.000 conhece essa história né pastor e escolheu lá soprou nele não sei o que porque fôlego da vida não foi ah foi o imago dei e é Todas aquelas peripécias que eles fazem para tentar acomodar a evolução com a Bíblia Aliás você pegou um assunto que é importante trazer a tona aqui eh Francisco o pai do projeto xenoma no seu livro Linguagem de Deus tentando fazer uma espécie de casamento entre crist e Darwin diz que não na verdade Deus criou o universo mas foi.

    Pelo processo da evolução e essa teoria da do do evolucionismo teísta acabou sendo abraçada por algumas pessoas inclusive alguns chamados cristãos teólogos cristãos qual a sua visão sobre isso às vezes eu chego nas né o pessoal fala assim o Francis cins Professor enche a boca aí eu tremo né Pastori que que eu vou falar agora né porque eu acho que ele fez um grande serviço pra igreja Desculpa aí Francis.

    Mas você fez e tentando casar Deus com Darwin são incis são temas totalmente opostos não há a menor chance de você casar Darwin com Deus é porque Darwin Olha quando que você casa Darwin com Deus você você mata o a evolução e mata Deus porque a evolução é um processo não guiado como é que você pode pôr um guia para guiar um processo não guiado é totalmente inconsistente incoerente Deus é que nem o cara do bamerindus né pastor lembra da propaganda eu não tinha.

    Nascido ainda não fala nós temos da mesma mesma geração he eu sei eu sei aquela propaganda do bam merinos gente que faz faz bem feito Deus não é o Deus do devagar carinho pastor Deus quando Jesus quando falou para Lázaro Lázaro sai para fora Quanto tempo demorou pastor é na hora por que que ele falou Lázaro sai para fora porque se ele falasse sai para fora saia todo mundo a palavra de Deus tem poder e o poder é.

    Ação é imediata Deus não é o Deus do devagarinho Deus fez pronto pelo poder único exclusivo da sua palavra Então esse casamento que o Francis Collins tentou fazer é totalmente espúrio espúrio binato espo não não há não há possibilidade alguma é casar luz com trevas é fazer solução de água e óleo o livro o livro ah do Charles Darwin a origem das espécies lançada em Londres em 1859 tem vários verbos chega quase 800.

    Verbos no futuro do subjuntivo suponhamos suponhamos suponhamos suponhamos sim a teoria de evolução é apenas uma suposição absolutamente certo pastor eh alguns dizem assim olha a Teoria da Evolução é uma mera teoria Não nunca ela ela não alcançou o status de teoria ela é uma mera suposição você lê o livro inteirinho do Charles Darvin como eu li todo mundo do Design inteligente leu muitos acreditam na evolução piamente inclusive dentro das nossas igrejas mas nunca leram o livro a.

    Origem das espécies é como você falar mal da Bíblia e nunca ter lido a Bíblia quando você vai ler o livro você percebe que Charles Darwin não tem sequer uma única evidência científica ele diz eu acho né Como sou muito bem falou sobre o tempo dos verbos que ele usa eu acho que modificações ao longo de milhões de anos sofisticaram a vida Hum E eu acho que eu tem um grande problema o registro fóssil por exemplo não mostra as formas transicionais mas as evidências virão no.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HDZavjN-k8w

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem