Aula 20 - PYTHON - Random - O uso de bibliotecas no Python

Aula 20 - PYTHON - Random - O uso de bibliotecas no Python Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube Meu nome é Alessandro trovato e na aula de hoje nós vamos falar sobre o Python nós estamos falando sobre as bibliotecas do.

Aula 20 - PYTHON - Random - O uso de bibliotecas no Python

Python E hoje você vai aprender a utilizar a biblioteca Random para que você possa gerar números aleatórios há diversas técnicas que eu vou ensinar nesse vídeo você vai poder por exemplo.

Gerar números aleatórios de uma faixa de valores você vai poder gerar números aleatórios de decimais você vai poder verificar o estado do do mecanismo gerador dos números aleatórios e vai.

Poder restaurá-lo no momento em que você precisar repetir os números aleatórios gerados anteriormente uma coisa que você não tem por exemplo lá no VBA preparado preparada Então vamos à aula com o nosso.

Visual Studio code aberto nós vamos iniciar então a criação do nosso arquivo para escrever a codificação da aula clique em novo arquivo New file e dê o nome de aula 20.

Biblioteca Random pon pai não se esqueça da extensão nós vamos falar então sobre o módulo ou sobre a biblioteca que faz parte já do Python chamada de Random você não precisa fazer a instalação dela.

Ela já está definida já está instalada como padrão para usar essa biblioteca nós vamos usar o comando Import Random e eu vou dar um apelido para ela vou chamar de RD para facilitar para não ter.

Que ficar digitando Random a todo momento vou iniciar aqui a colocação do nosso script separando uma linha do nosso console quando executarmos o nosso código pela primeira vez assim.

Conseguiremos deixar um espaço e visualizar melhor os resultados vamos começar fazendo aqui um um grupo para controlar os números aleatórios controlar que eu digo é assim.

Controlar a sequência Toda vez que você gera uma sequência de números aleatórios o mecanismo de números aleatórios ele muda e você pode alterar esses valores para.

Deixar o estado dele como você usou P primeir vez Imagine que vocêis osos sendo mes no mesm pode capturar o seu estado e manter o seu estual ou seu estado.

Mesmo print nós vamos comear definindo um print e eu vou colocar o primeiro número aqui nesse caso número um primeiro e vou colocar um número gerado de forma aleatória para.

Veja Mais Aqui:

    $ads={1}

    Fazer isso nós vamos utilizar aqui a

    Vírgula o comando RD P Random vou abrir e fechar parênteses vou fechar o parêntese da instrução print também ele gera um.

    Número aleatório Com base no estado atual o gerador nesse caso é o mecanismo que gera os números aleatórios eu vou usar um print aqui para deixar um espaço em branco e vou executar o código repare.

    Que quando você solicita um número randômico esse número é um número decimal ele vai de zero a um se pedirmos para executar o código mais uma vez você vai ver um número completamente.

    Diferente então a cada vez que você executa um número aleatório é gerado e diferente de cada vez que você executar o código nós vamos criar uma variável chamada estado gerador que o estado.

    Atual do gerador de números randômicos vamos usar o comando a partir da biblioteca RD n da Random RD get state Esse é o comando que captura o estado atual do gerador vou.

    Escrever aqui para você anotar também captura o estado atual interno doador Vamos fazer um print de um segundo valor então vou colocar aqui o número do segundo número.

    vou colocar a vírgula e nós vamos gerar outro número randômico você já viu que se eu chamar o número randômico mais uma vez ele vai.

    Gerar um número um número completamente diferente do anterior deixa dar um print e ao executar você vai ver que nós temos o primeiro número e o segundo número.

    Completamente diferentes se executarmos de novo serão números diferentes mais uma vez por que é importante você ter o controle do Estado eu poderia pegar agora a a.

    Instrução RD P set state que é o comando

    Que vai redefinir o estado gerador o get ele captura o mecanismo gerador e o set ele define eu vou passar agora no set o estado anterior estado.

    Gerado nós vamos fazer agora um print do terceiro valor aleatório você vai copiar colar as instruções que fizemos anteriormente coloque como terceiro número e qual é o resultado esperado.

    Quando executar esse código o número randômico número 2 e o número randômico número 3 tem que ser o mesmo porque eu pedi para ele redefinir o estado a partir do ponto que nós capturamos aqui.

    No nosso código eu vou executar e você vai ver na parte inferior da tela que o primeiro número é um aleatório o segundo é outro aleatório mas o terceiro permanece o mesmo porque o estado foi.

    A partir desse plano desse plano de execução então você poderia por exemplo quando precisar repetir números gerados aleatoriamente você poderia então definir o estado da geração se nós.

    Executarmos de novo o que vai acontecer os números aleatórios são completamente diferentes mas a partir do segundo e do terceiro ele se mantém o mesmo porque o estado ele volta ao anterior se nós.

    Aplicarmos mais um Random depois disso o número aleatório vai ser completamente diferente Ok então com isso você consegue controlar como fazer a a geração dos números aleatórios vamos.

    Falar da geração de números inteiros aleatórios a partir de agora eu vou escrever algumas instruções alguns métodos da biblioteca brandom Então vamos começar vou dar um print eu vou.

    Escrever o nome da técnica aqui R Rand Range é uma faixa aleatória de valores dois pontos vírgula e nós vamos usar o comando RD Rand.

    Range essa instrução ela permite que você Gere um número aleatório entre dois valores que você vai definir nos parâmetros start e Stop que é início e fim eu quero gerar números aleatórios.

    Que vão na faixa de 1 até 60 Lembrando que nesse caso o número 60 ele não é incluso no Contagem ele gera o número até 59 nós vamos então gerar esse número eu.

    Vou dar aqui um print e ao executar o código nós vamos ver aqui na parte de baixo número 6 se executarmos de novo número 37 e assim por diante ele vai gerando os códigos aleatórios dentro da.

    Faa de valores que você definiu então Randy Range ele você define uma arrange de valores e ele gera números aleatórios entre essa faa gera números aleatórios de uma faixa de valores.

    Além desse método R rendy Range Nós também podemos utilizar o rd sample ou ou método sample deixa eu dar aqui vamos criar uma lista de valores para usar como exemplo lista de valores igual RD P.

    Sample nesse caso ele vai criar elementos a partir de uma população o primeiro argumento aqui é uma faixa de valores então com a instrução Range nós vamos gerar número.

    De uma faixa de 60 valores Lembrando que o número que nós colocarmos do elemento ele não é incluso Então nesse caso ele vai gerar o número de 0 a 60 vírgula e eu vou pedir para que ele selecione seis.

    Valores desse dessa faixa Fechei os parênteses de forma correta vou dar aqui um print e nesse print nós vamos utilizar a impressão dessa lista de valores usando o nome.

    Sample dois pontos e aí nós vamos popular e vamos imprimir a lista de valores vou executar você vai ver na parte inferior que ele está me dando a sugestão dos seis números então se você.

    É um fã de Loteria poderia usar o Python para gerar números aleatórios para fazer os seus jogos você vai vendo aqui na parte de baixo que cada vez que você executa a ação ele vai gerando números.

    Aleatórios completamente diferentes e aí você vai me perguntar assim será que dá para colocar esses números classificados em ordem crescente a resposta é sim eu posso usar um método.

    Ou uma instrução do Python chamada de sorted nós temos uma diferença entre o sorted e o sort quando você chama a instrução sorted o que que ele faz ele mantém a ele mantém a ordem dos valores.

    Dentro da sua lista ele não muda ele só exibe os valores classificados então se eu der aqui agora um print você vai perceber que na parte inferior nós temos os mesmos números da nossa.

    Dessa vez classificados na ordem crescente deix colocar um print vazio aqui parte de baixo facilitar a leitura você vai ver que o sample gerou os números aleatórios para uma variável.

    Chamada lista valores e a instrução sorted ela retornou Nossa lista classificada em ordem crescente também poderíamos chamar o método.

    Sorte eu vou pegar a nossa lista agora a partir da própria lista de valores ponto sorte você lembra que há métodos para listas eu vou chamar o sorte só isso o que que acontece com essa instrução ele.

    Classifica a nossa lista alterando a lista original então agora se eu der um print eu vou colocar aqui apenas sorte e pedir para que ele faça a exibição da nossa lista de.

    Valores vamos dar um print vazio também para manter uma linha em branco quando executarmos o nosso comando você vai perceber que ele alterou classificando a nossa lista de números aleatórios o.

    Sample depois ele tem lá o sorted e o sort classificou aqui a nossa lista se executarmos de novo você vai ver que ele vai fazer essa nossa gestão sempre o primeiro elemento fora da ordem.

    O sorted Ele simplesmente ordena sem alterar a nossa lista Mas a partir do momento que chamamos o o sorte o método sorte da lista os valores parecem apare para usuário já classificados isso nós.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iXFlUU16WCA
Wesdigital

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