48. O final da segunda viagem missionária (At 18.9-22)

48. O final da segunda viagem missionária (At 18.9-22) Muito bem nós vamos dar continuidade a à exposição do livro de Atos aqui talvez explicando para vocês não é toda segunda-feira a gente faz a exposição em sequência de um livro da Bíblia e nós estamos no meio do livro de Atos E hoje nós vamos do no capítulo 18 do verso 9 até o verso 22 onde nós temos o registro do final da segunda viagem missionária do apóstolo Paulo.

48. O final da segunda viagem missionária (At 18.9-22)

Então eu vou fazer a leitura vocês acompanham diz assim Atos Capítulo 18 de 9 adiante endiante Paulo aqui estava na cidade de Corinto certa noite Paulo teve uma visão em que o senhor lhe disse não tenha medo pelo contrário fale e não fique calado porque eu estou com você e ninguém ousará lhe fazer mal pois tenho muito povo nesta cidade assim Paulo permaneceu em Corinto um ano e se meses ensinando.

Entre eles a palavra de Deus quando galho era proconsul da caia os juDeus de comum acordo se levantaram contra Paulo e o levaram ao tribunal dizendo esse homem quer persuadir as pessoas a adorar Deus de um modo contrário à lei quando Paulo ia falar galho disse aos juDeus se fosse de fato alguma injustiça ou crime de maior gravidade ó juDeus eu teria motivo para acolher a queixa que vocês estão trazendo Mas como é a questão de palavras de nomes e da própria lei de.

Vocês resolvam isso vocês mesmos e eu não quero ser juiz dessas coisas e os expulsou do tribunal então todos agarraram Sóstenes o chefe da Sinagoga e começaram a espancá-lo diante do tribunal galho todavia não se incomodava com essas coisas Paulo ficou ainda muitos dias em Corinto por fim despedindo-se dos irmãos navegou paraa Síria levando em seu em sua companhia pricilia Áquila antes de.

Embarcar rapou a cabeça em senc Creia porque tinha feito um voto quando chegaram a Éfeso Paulo deixou ali pricilia Áquila ele porém entrando na sinagoga pregava aos juDeus pediram-lhe que ficasse mais algum tempo mas Paulo não quis ao se despedir disse se Deus quiser virei visitá-los outra vez e embarcando partiu de Éfeso e chegando a cesareia foi logo para Jerusalém e tendo saudado a igreja seguiu para Antioquia até aqui a leitura da palavra.

De Deus Oremos mais uma vez pai querido Muito obrigado te damos graças senhor pelo privilégio de nos encontrarmos mais uma vez ao redor da tua palavra para estudá-la compreendê-la aplicá-la à nossa vida Agradecemos por essa segunda-feira especial em que temos nossos queridos irmãos filhos daqueles que o Senhor tem chamado para levar a tua palavra a locais difíceis nós.

Pedimos que o senhor os abençoe durante a semana que estarão aqui conosco Oramos também pelos irmãos que regularmente se encontram conosco aqui na segunda-feira que nós sejamos abençoados por ti em nome de Jesus amém queridos hoje nós veremos os fatos que marcam o final da segunda viagem missionária do apóstolo Paulo como é sabido o apóstolo fez três viagens chamadas de viagens missionárias todas elas registradas no livro de Atos alguns querem falar de uma quarta viagem que.

Não está no livro de Atos mas que teria acontecido depois que ele saiu da prisão e estaria refletida nas pastorais que foram escritas depois que ele saiu da prisão Mas nós vamos seguir o padrão convencional de que foram três viagens e hoje veremos o final da segunda por amor daqueles que não estiveram aqui segunda-feira passada Vamos dar um breve relato do que aconteceu para que nós possamos compreender o que temos diante de nós Paulo tinha saído de Atenas e foi para Corinto pregar o.

Evangelho ali Corinto era uma importante capital Romana conhecida pela sua prosperidade comercial mas também pela sua imoralidade e a diversidade cultural muita gente de diferentes moravam ali na cidade ela ficava num porto era uma cidade muito central de lá você podia ir para qualquer lugar das províncias romanas lá aconteciam os jogos ístmicos que atraíam muita gente também concorrendo inclusive com jogos.

Olímpicos e por isso na sua estratégia de investir da maneira correta o tempo recurso tudo que tinha o apóstolo Paulo vai para essa cidade que com certeza estrategicamente era o lugar certo para plantar uma igreja lá ele encontra ackley Priscila um casal judeu Cristão que estava vindo da Itália de onde tinham fugido de Roma por causa do Decreto de do Imperador Cláudio que mandou todos os juDeus embora de Roma Paulo encontrou passou a morar com eles.

E trabalhar com eles porque tinham a mesma profissão fazedores de tenda ou trabalhadores com couro Paulo aproveitava para durante a semana Paulo Durante a semana trabalhava fabricando tendas e aproveitava para no sábado ir nas sinagogas ou na sinagoga de Corinto onde persuadia tanto juDeus Como gregos de que Jesus que ele pregava eraa o Messias esperado de Israel e.

Quando Silas e Timóteo que ele tinha deixado lá na Macedônia para cuidar da igreja de tessalônica finalmente chegaram até Corinto trazendo boas notícias da igreja e uma oferta para para o apóstolo Paulo ele então se dedica em tempo integral a pregar o evangelho já que não precisava trabalhar durante a semana uma vez que a oferta dos Tessalonicenses era suficiente pro seu sustento mas aí à medida que Paulo intensifica o trabalho de pregação mais.

    Gente se converte o movimento Cristão começa a crescer o que desperta a oposição dos juDeus incrédulos lá de

    Corinto que aí passar a se opor a Paulo e blasfemar o nome de Jesus Paulo então decide se afastar deles e abre uma igreja ao lado da Sinagoga falta de ética nãoé abrir uma igreja ao lado da Sinagoga na casa de um Gentil temente a Deus chamado tício justo e ali se torna o local da Primeira Igreja Cristã em Corinto a casa de tício.

    Justo contígua à sinagoga da cidade e Paulo continua ministrando ali muitos Coríntios se converteram inclusive crispo o chefe da Sinagoga e toda sua família se converteram e foram batizados ali Deus abençoou o ministério de Paulo e o Evangelho se expandiu contudo a perseguição e a oposição dos juDeus continuava muito grande e muito forte contra o apóstolo Paulo e a igreja que.

    Havia sido plantada ali na cidade de Corinto e é daqui que nós Então pegamos o texto e vamos fazer a sua exposição começando com a aparição de Cristo a Paulo nesse momento difícil para encorajá-lo do verso 9 até o verso 11 e nós vemos que isso aconteceu numa determinada noite diz aí o verso 9 que certa noite Paulo teve uma visão essa visão lhe ocorreu provavelmente durante um sonho e e é diferente daquela.

    Manifestação de Cristo a ele no caminho de Damasco é importante a gente fazer essa diferença o que aconteceu com Paulo no caminho de Damasco foi que o Cristo ressurreto apareceu a ele se manifestou a ele visivelmente se tivesse outras pessoas ao lado de Paulo teriam visto também uma visão é diferente só quem vê é a pessoa a pessoa tá dormindo a visão acontece dentro da cabeça da pessoa a manifestação ou ção de Cristo acontece.

    Fora tanto é que Paulo disse que ele foi o último que viu Cristo Paulo foi o último a quem Cristo se manifestou a partir daí Paulo teve visões não é Cristo se manifestou em visão Mas ele foi o último a quem Cristo apareceu ressurreto depois da sua morte e de ter surgido de entre os mortos por isso que Paulo se considera o último Apóstolo não tem mais Apóstolos porque Cristo não não se manifestou a mais ninguém depois de.

    Paulo né teve essas visões que aconteciam durante a noite durante o sonho por exemplo Apesar de que Se nós formos eh julgar pelo que tá escrito no livro de Atos essas visões não foram muitas e elas apareceram o Cristo se manifestou a Paulo dessa forma somente em momentos críticos da vida do apóstolo Paulo como era esse agora em que o trabalho em Corinto estava sob muita pressão o senhor apareceu a Paulo então numa visão de noite e ele disse o seguinte duas coisas primeiro que ele.

    Não temesse tá aí não tenha medo Logo no início do verso 9 uma referência a Perseguição feroz dos juDeus incrédulos diante das muitas conversões acontecidas diante do apóstolo Paulo Não tenha medo Paulo Não tenha medo dos juDeus não tenha medo do que eles estão dizendo do das tentativas que eles estão fazendo não se cale foi a segunda orientação continue pregando o evangelho.

    Mesmo debaixo de situações difíceis mesmo debaixo de perseguição de hostilidade não se cale e o encorajamento primeiro eu estou com você verso 10 porque eu estou contigo segundo ninguém vai ousar fazer mal a você com isso Cristo dizendo que ele está no controle da situação e que as pessoas só vão até onde Cristo permite e que se algum mal nos toca é porque ele permitiu.

    E que ele tem o poder de impedir que alguém nos faça mal nos fira nos machuque e assim por diante em outras palavras Cristo disse a Paulo Não tenha medo eu sou o senhor da história de tudo e de todos ninguém vai machucar você porque eu não vou deixar porque eu não vou deixar então o que que mostra que mesmo que nós sejamos criaturas Morais livres que podemos tomar decisões ainda assim a soberania de Cristo comanda tudo isso de forma que as nossas decisões.

    Estão sempre debaixo do propósito de Deus e do governo de Cristo senão ele não podia prometer isso poderia se ele

    Não tivesse domínio sobre as decisões das pessoas ele poderia dizer a Paulo ninguém vai te fazer mal ele só disse isso Exatamente porque ele é senhor e soberano sobre todas as coisas e a terceira coisa que ele diz é que eu tenho muito povo nessa cidade verso 10 ninguém ousará lhe fazer mal porque.

    Tenho muito povo nessa cidade em outras palavras Há muitos eleitos aqui gente que eu amei escolhi predestine desde a eternidade e é através de você e da sua pregação que eu vou chamar essas pessoas por isso pregue não se cale Não tenha medo porque enquanto eu quiser usar você como instrumento de chamar essas pessoas Você vai continuar ninguém vai tirar você você servirá até o momento em que eu.

    Achar que você deve então pregue não se cale Não tenha medo ninguém vai lhe fazer mal porque ainda tem muitos que precisam ser alcançados pela pregação do evangelho e aqui você vê de que maneira Cristo chama os eleitos respondendo a pergunta que muitos fazem está Então existe eleição existe predestinação Por que Pregar a resposta é que Deus vai chamar os eleitos através da pregação por isso que ele disse para Paulo eu tenho muita gente nessa cidade então.

    Fala não de Cálice ninguém vai te fazer mal você é o instrumento que eu tô usando para reunir esse pessoal essas pessoas que eu amei e predestine e escolhi para a salvação desde a fundação do mundo como resultado desse encorajamento e que encorajamento né se a gente recebesse um desse todo dia Seria uma maravilha como resultado desse encorajamento Lemos aqui que eh Paulo permaneceu em Corinto no total ele ficou na cidade de Corinto um ano e 6 meses.

    Corinto é a segunda cidade em termos de tempo de permanência de Paulo a primeira é Éfeso onde ele passou 2 anos em segundo Corinto onde ele passou um ano e meio e diz aqui o texto que ele ficou ensinando a palavra de Deus entre eles verso 11 assim Paulo permaneceu em Corinto um ano e seis meses ensinando entre eles a palavra de Deus Ou seja a pessoa de Cristo a sua morte a sua ressurreição como essas coisas cumpriam.

    As escrituras a necessidade de arrependimento de crer em Jesus para a redenção abandono da idolatria Enfim tudo que era necessário pregar numa cidade ímpia como era a cidade de Corinto Paulo provavelmente durante esse tempo usou como quartel general ou como local de encontro a casa de tício Justo né que ficava ao lado da Sinagoga ou talvez tenha se mudado para outro lugar e sobre curiosidade foi durante esse.

    Período que ele escreveu a segunda carta aos Tessalonicenses e também plantou outras igrejas na região como é que a gente sabe disso porque quando ele escreveu Segundo aos Coríntios a segunda carta aos Coríntios Capítulo 1 verso primeiro ele diz Paulo Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus e o irmão Timóteo a igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda acaia acaia era o estado Corinto era capital então quando Paulo alguns anos depois escreve.

    Para Corinto ele manda saudações pros crentes de todo o estado ou de onde vieram esses crentes é durante o tempo que ele teve lá um ano e meio pregando o evangelho não só em Corinto mas também nas cidades ali na vizinhança aqui então é o relato da do encorajamento que Paulo tem do Senhor Jesus para continuar o seu ministério gente a gente precisa disso não é Claro Deus tem suas maneiras de nos encorajar se ele quiser aparecer numa visão de noite a um de nós e nos.

    Encorajar ele é Deus ele faz o que ele quer do jeito que ele quiser da forma como ele quer nós não esperamos isso acontecer regularmente mesmo na vida de alguém como Paulo isso aqui aconteceu esporadicamente mas o ponto é que Deus encoraja seus servos Deus nos dá força renova o o ânimo diante das dificuldades das angústias que o ministério Pastoral Missionário pode trazer e traz mas é Deus e se não for esse conforto se não.

    For esse incentivo da parte de Deus nós não aguentamos a pressão no campo missionário mas louvado seja Deus porque ele não esquece daqueles que ele vocacionais no verso 17 12 a 17 um evento que talvez tenha contribuído para Paulo ter entendido que chegou a hora dele sair de Corinto que é a a grande o grande levante que os juDeus fizeram contra ele aproveitando uma.

    Mudança no governo eh Nós lemos aí no verso 12 que houve uma alteração quanto ao proconsul da acaia o proconsul era a mesma coisa do Governador Lemos no verso 12 quando gálio era procônsul da caia governador da caia os juDeus de comum acordo se levantaram contra Paulo e o levaram ao tribunal já dissemos aqui que Corinto era a sede do Governo da província nãoé.

    Dissemos isso na reunião na na ministração passada e agora Galio se tornou governador E foi morar em Corinto nós sabemos de fontes Extra bíblicas que ele ministrou que ele serviu ele foi funcionário público lá na província da acaia de 51 a 52 depois de Cristo foram do anos em que galho permaneceu como governador de toda aquela região e só.

    Para a curiosidade ele era irmão daquele famoso filósofo ceca que era tutor de Nero que mais tarde passou a sentença de morte para gálio e pra ceneca não é a ironia do destino ou de Deus bom então tá aí Houve essa mudança no governo por algum motivo os juDeus ressentidos contra Paulo já há algum tempo eles viram nessa mudança de de governo uma oportunidade de pegar Paulo porque.

    Aparentemente antes de gálio o governador era favorável ao trabalho que estava sendo feito ou pelo menos não não ligava muito como mudou o governador os juDeus disseram é agora esse novo Governador esse aí com certeza vai ficar do nosso lado quando a gente apresentar a nossa queixa contra o apóstolo Paulo e diz aí o verso 12 que os juDeus se uniram pegaram o apóstolo Paulo e o levaram ao tribunal dizendo esse homem quer.

    Persuadir as pessoas a adorar Deus de um modo contrário à lei acusação foi essa pegaram Paulo levaram lá pro tribunal vocês têm que lembrar que nas cidades Gregas os tribunais geralmente funcionavam em locais amplos e abertos porque era públicos os julgamentos provavelmente era na praça principal da cidade juntavam a multidão para ver os julgamentos que eram feitos pelos magistrados pelos juízes e geralmente pelos.

    Também quando a lei assim exigia e aí os juDeus eh pegaram Paulo levaram pro tribunal para pedindo uma audiência a gálio que era o novo Governador e quem estava à frente desse movimento era um judeu chamado sostenes que provavelmente ficou no lugar de crispo porque crispo era o chefe da Sinagoga se converteu e os Sóstenes deve ter entrado no lugar dele.

    Como chefe da Sinagoga e era quem estava liderando o movimento para acabar com o cristianismo na cidade de Corinto e a acusação que nós lemos aqui no verso 13 pode ser entendida de duas maneiras a acusação é essa esse homem quer persuadir as pessoas a adorar Deus de um modo contrário à lei A grande questão para interpretar isso aqui é a palavra lei O que é que os juDeus estavam.

    Querendo dizer quando acusaram Paulo de estar ensinando as pessoas a adorar a Deus de um modo contrário à lei só tem duas possibilidades primeiro a lei de Moisés olha Galio esse homem está ensinando o pessoal aqui de Corinto uma religião errada a ensinar as a adorar as pessoas contra a lei de Moisés não está escrito no original que lei é essa o versículo foi traduzido.

    Literalmente Paulo persuade os homens adorar Deus de o modo contrário à lei não diz que lei é mas algumas traduções interpretando que era a lei Hebraica traduziram dessa forma como por exemplo a nova versão transformadora a nova tradução na linguagem de hoje eles já trazem a palavra lei de Moisés ou Lei dos hebreus dizendo que era essa acusação mas eu acho que dificilmente era isso.

    Não é porque isso é um problema interno Isso não é um problema para levar pro estado resolver isso é um problema religioso os juDeus não seriam tão bestas ou bobos de fazer esse tipo de acusação o que eles estão dizendo aqui é mais sério a lei aqui é a lei Romana é a lei Romana mesmo e esse argumento já tinha sido usado antes do livro de Atos nós já vimos isso o ponto é que Roma proibia a de religiões que não fossem oficializadas não tinha liberdade de.

    Religião no Império Romano assim qualquer pessoa podia começar uma religião todas as religiões eram regulamentadas pelo Império Romano para que uma religião funcionasse ela tinha que ser aprovada pelo Senado romano o judaísmo tinha sido reconhecido como religião oficial no início do século I Então ela gozava o judaísmo gozava esse estatus de religião protegida pela lei os juDeus tinham liberdade para se reunir teras suas sinagogas e tudo mais e a acusação que eles estão levando.

    Contra Paulo é dizer o seguinte esse homem o que esse homem tá pregando não é judaísmo não vocês estão pensando que é uma extensão do Judaísmo não é uma coisa completamente contrária e ele não tem licença Cadê a licença dele para funcionar ele tá indo contra as leis de Roma ele está indo contra aquilo que o estado determina ele não pode estar funcionando era essa a acusação de que a Paulo estava pregando uma religião que não era nem Judaísmo e nem um desdobramento do Judaísmo e que portanto.

    Não era protegido pela lei e que portanto deveria ser silenciado preso morto exilado alguma coisa que tivesse o mesmo efeito de parar o movimento Cristão mas gálio não entendeu dessa forma ou porque não quis ou porque não tava familiarizado com essas coisas mas para galho quando ele ouviu a acusação e deve ter tido mais coisas ele ele na hora ele disse assim eh ele ele interpretou primeiro que Paulo não tinha.

    Cometido nenhum crime ou delito veja aí o verso 14 quando Paulo ia se defender galho nem deixou ele se defender ele disse aos juDeus se fosse de fato alguma injustiça ou crime de maior gravidade aos juDeus eu teria motivo para colher a queixa que vocês estão trazendo galho olhou passou o olho Clínico de romano né de procônsul e disse isso aqui não tem nenhum crime contra Roma isso aqui não tem nada grave.

    Esse homem aqui não matou ninguém ele não tá fazendo uma sedição não tá promovendo um movimento de rebelião e isso aqui é mais uma dessas brigas dos juDeus entre si porque os juDeus brigavam muito né havia muitas disputas entre eles questões da Lei interpretação da lei de Moisés eles sempre estavam causando confusão não é à toa que o imperador Cláudio tinha baixado um decreto expulsando os juDeus de Roma porque ninguém aguentava né então havia um preconceito realmente contra o.

    Judaísmo por conta dessa dessa pretensão ou eh eh uma predisposição para polêmica para briga questões da da Lei e por assim por diante galho bateu o olho e disse isso aqui não é coisa pro estado resolver não e ele diz então no verso 15 isso é uma questão de palavras de nomes e da própria lei de vocês resolvam vocês isso mesmo galho tava certo e ele tava errado ele tava certo Quer dizer ele ele.

    Tava errado quando ele pensou quando ele pensou que era uma questão interna do Judaísmo gálio não percebeu a natureza fundamentalmente diferente do do cristianismo em relação ao judaísmo que o cristianismo muito embora nascendo dentro do Judaísmo era o término do Judaísmo se o cristianismo era verdade o judaísmo acabou não tinha mais razão de ser se porque se cumpria.

    Se concretizava no cristianismo então ele não percebeu isso aí Pensou que seria uma seita dos juDeus aliás Esse foi um dos primeiros nomes que o cristianismo recebeu né A Seita dos nazarenos o pessoal pensava que era uma subdivisão do Judaísmo a seita dos nazarenos depois é que veio o nome Cristão lá em Antioquia mas no início era esse o pensamento então galho estava errado quando ele não percebeu a.

    Essência da discussão que os juDeus estavam trazendo e ele tava certo quando ele disse que aquilo não era uma matéria do Estado resolver né não era uma questão pro estado resolver era uma questão de religião e num certo sentido galho é o precursor da ideia da separação entre igreja e estado você vê diz olha isso aqui é uma questão de religião Eu Sou representante do Estado eu não quero julgar isso resolvam isso aí aqui você tem em semente o princípio que foi resgat at na reforma a separação de.

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