5. A plenitude do Espírito Santo - Os Fundamentos da Reforma Protestante

5. A plenitude do Espírito Santo - Os Fundamentos da Reforma Protestante Queridos vamos abrir a palavra de Deus em Efésios Capítulo 5 e começar do verso 18 Efésios 5 18 em diante e não vos embriagueis com vinho no qual a dissolução mas enchei-vos do Espírito falando entre vós com Salmos entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais dando sempre Graças por tudo ao nosso Deus e pai em.

5. A plenitude do Espírito Santo - Os Fundamentos da Reforma Protestante

Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo as mulheres sejam submissas a seu próprio marido como ao Senhor verso 25 maridos Amai vossa mulher como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela Capítulo 6 verso primeiro filhos obedecer vossos pais no senhor pois isso é justo verso 4 e vós pais não provoqueis vossos filhos a ira mas criai-os na disciplina e na manifestação do Senhor verso 5 conta vós outros.

Servos obedecer ao vosso senhor segundo a carne com temor e tremor na sinceridade do vosso coração como a Cristo e verso 9 vós senhores de igual modo procedei para com eles Deixando as ameaças sabendo que o senhor tanto deles como vosso está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas tivessem 18 enchei-vos do espírito como falando verso 19 entoando e.

Louvando verso 19 dando sempre graças a Deus verso 20 sujeitando-vos uns aos outros verso 21 o que que isso representa no casamento verso 22 as mulheres submissas ao marido e verso 25 maridos amando a mulher na família filhos obedecendo aos pais Capítulo 6 verso primeiro e verso 4 os pais não provocando a ilha dos filhos e na sociedade os empregados servindo como a Cristo verso 5 e os patrões tratando os.

Empregados com justiça nós vimos aqui que nessa nessa passagem o apóstolo Paulo liga a plenitude do Espírito Santo a nossa vida em família e em sociedade esse ponto que eu quero explorar com vocês hoje à noite com assim permita Deus Oremos ao Senhor mais uma vez guia-nos ilumina-nos e falam nosso coração de que a exposição da tua palavra traga a luz descanso renovação e compreensão em nome.

De Jesus nosso Redentor amém o que eu vou falar agora sobre plenitude do espírito é a mesma coisa que eu falei em romanos 6 só que de um outro ângulo a Bíblia e os autores bíblicos eles tratam com frequência do mesmo assunto usando linguagem diferente entrando no edifício por uma porta diferente às vezes Paulo entra no mesmo assunto pela porta da frente e às vezes ele entra lateralmente às vezes ele olha.

Por uma janela mas é a mesma coisa estamos falando aqui da vida cristã então da mesma forma que Paulo nos ensina em romanos 6 a dizer não para o pecado aquilo que Paulo Ensina em romanos 6 de nós vivermos uma vida onde o pecado não é o nosso senhor é a mesma coisa que ele ensina que de ser cheio do Espírito Santo um crente que tá vivendo uma vida no espírito ele pelo poder do Espírito pela graça do Espírito Santo ele se considera ele se oferece a Deus e.

Ele vive para Deus sem o domínio do pecado sobre ele pelo espírito que ele modifica o poder do pecado na sua vida então é o mesmo assunto só contratado de uma perspectiva diferente que é o assunto é o caminho da santidade Aqui nós temos o que Paulo ensina sobre o que é plenitude do Espírito 5:18 depois como obtê-la 19 a 21 o impacto disso no casamento 5:22 a 33 na família 6 de 1 a 4 e na sociedade 6 de 5 a 9 eu.

Li apenas as passagens que encabeçam a perícope para que se não para a gente não para a gente já ir adiantando o nosso assunto vamos lembrar o contexto para os está terminando a carta aos Efésios e ele está pelando para que a igreja ande de maneira digna do evangelho que ele expôs nos Capítulos iniciais ou seja Paulo está pedindo que a igreja ande em unidade crescimento e santidade isso ele começou a fazer a partir do Capítulo 4 e santidade aqui Paulo.

Descreve como sendo um andar de dois passos dizer não ao velho homem e sim ao novo que é Cristo tá lá no capítulo 4 no verso 22 que ele diz quanto ao trato passado ou seja quanto a maneira antiga de vocês viverem que vos despojeis do velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano lá em romanos 6 Nós aprendemos que nós que o velho homem já foi crucificado e Paulo agora está dizendo se apodere disso faça com que isso.

Aconteça na prática não é se despoje do velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano e vos renovês no espírito do vosso entendimento e no verso 24 e vos revistar isso do novo homem o novo homem é Cristo ao qual nós já estamos unidos Então Deus já nos uniu a Cristo por isso Paulo diz se revista de Cristo Deus nos uniu Tome posse disso se revista de Cristo diariamente que o novo homem criado o segundo Deus e.

Justiça e retidão procedentes da Verdade e o que é que isso significa na prática a partir do verso 25 Paulo explica como é que a modificação do velho homem e o revestimento do nome do novo se expressa no dia a dia você tem que dizer não para o pecado e sim para Deus por exemplo no verso 25 deixando a mentira fale cada um a verdade com seu próximo deixar a mentira é dizer não para o pecado mortificar o velho homem crucificado com Cristo falar a verdade é.

    Se revestir do novo homem é viver para Deus e novidade de vida unido na ressurreição de Cristo Então é assim que

    Se aplica no dia a dia outro exemplo na sequência diverso 28 aquele que furtava não furte mais antes trabalhe fazendo com as mãos o que é bom para que tenha com que acudiram necessitar então não basta eu parar de furtar e de roubar eu tenho que aprender a trabalhar não para Adão sim para Jesus então é um andar de dois passos diariamente eu me aproprio da.

    Morte e da Ressurreição de Cristo Jesus sabendo considerando e me oferecendo na prática é assim que funciona aí ele continua eu tô lendo o capítulo 4 22 em diante de Efésios ele continua fazendo essas explicações dando vários exemplos diários de como se diz não para o pecado e sim para Deus e aí ele entra no Capítulo 5 e chega lá na passagem e ele vem continuando né dizendo como é que faz não e sim e chega no verso 18 onde.

    Nós temos o último exemplo da de como fazer isso na prática Não vos embriagueis com vinho que ia dizer não para o velho homem resistir a tentação mortificar a velha natureza e encher-se do espírito que esse revestido novo dizer sim para Deus viver e novidade de vida então é assim que a vida cristã funciona todo dia não para o pecado sim para Deus não minta diga a verdade não furte trabalhe sere mas não peque você foi Não não guarde.

    Rancor mas perdoe como Deus lhe perdoou são os contrastes que ele faz aqui não se embriague com vinho mas se encha do Espírito Santo Então essa passagem que eu li para vocês sobre o plenitude do Espírito ela tem que ser vista dentro desse quadro maior Paulo tá explicando como funciona a dinâmica da Santificação que era como eu disse um assunto de extrema importância para os reformadores né porque eram acusados de que ensinava o evangelho da Graça barata e eles respondiam citando essas passagens e expondo essas passagens que falam da santidade.

    Várias situações práticas até 5 18 Como eu disse bom vamos começar então tentando entender o que Paulo diz no capítulo 5 verso 18 não os embriagueis com vinho no qual a dissolução mais enchei-vos do Espírito O que que significa ser cheio do Espírito Santo ou a plenitude do Espírito Santo primeira coisa que eu gostaria de lembrar é que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade vocês podem dizer que isso é muito básico não é o seu tá.

    Subestimando a nossa capacidade aqui perdão irmãos não é essa intenção mas o que acontece é que no meio evangélico de hoje as pessoas se refere ao Espírito Santo como se ele fosse uma força a como se fosse um alguma coisa que vem de Deus tipo uma descarga elétrica ou um gás Celestial que desce ou uma chuva as pessoas tratam o espírito santo como se fosse uma coisa tem pastor até que sabe que dia o espírito santo vai curar marcar até a reunião de cura com.

    Antecedência porque sabe quando o espírito santo vai curar ou então tem pastor que joga o paletó né no povo e o Espírito Santo vai com ele então é preciso lembrar que nós estamos falando da terceira pessoa da Trindade estão falando de Deus não é uma descarga elétrica uma força um gás uma água que desce para nos encher como se a gente fosse um grande barril né E Deus me enche o Espírito Santo em Deus né Não tão falando da terceira pessoa tá.

    Trindade você é cheio do Espírito Santo significa ser dominado Pela terceira pessoa da Trindade Ou seja que o domínio dele é tão completo sobre nós que é como se nós fossemos um vaso cheio de água até em cima que não cabe mais nada Então é isso que significa ser cheio lembra que o espírito embora Paulo Não use o adjetivo aqui Note que ele é santo é o qualificativo que sempre que o nome espírito é invocado aqui no novo testamento é adicionado né Ele é o espírito santo Por.

    Que que ele é chamado de o Espírito Santo é em contraste com os espíritos imundos que são os demônios e o Espírito humano que é pecaminoso então em contraste a esses Espíritos ele é o espírito santo Santidade e a sua característica mais destacada em toda a Bíblia como resultado é vidente do controle dele na minha vida qual vai ser o primeiro resultado se eu sou controlado pelo espírito que é predominantemente santo o.

    Primeiro efeito disso vai ser o quê santidade de vida essa vai ser a característica

    Principal de quem é dominado pelo Espírito Santo embora a ênfase hoje em muitos quartéis evangélicos seja em manifestações emocionais e uma série de outras expressões que eu fico procurando respaldo aqui na escritura eu não encontro eu não encontro então a pessoa pelo que Paulo nos ensina que pela conjunto do ensino do novo testamento a.

    Ser cheio do espírito santo é ser controlado pela terceira pessoa da Trindade que é santa acima de tudo é com os efeitos decorrentes isso que eu tô dizendo fica mais claro Quando você vê quando você olha o versículo como um todo o que Paulo tá fazendo aqui é um contraste Sem dúvida porque ele disse ele tá ele diz não se embriague com vinho mas se acha do Espírito Então são dois estilos de vida completamente diferentes uma pessoa que está cheia de.

    Vinho e uma pessoa que está cheia do espírito santo então a gente não pode ser esse tem que ser esse Isso significa que eu exclui o outro né você não pode estar cheio de vinho tá cheio do Espírito Santo Você pode trocar a palavra vinho Aí por sexo por exemplo você não pode estar cheio de pensamentos de eróticos ou de viver sexo o tempo todo ficar com isso na cabeça o tempo todo inclusive especialmente sexo ilícito e tudo mais e você querer ser cheio de Espírito Santo é uma questão de quem controla a minha vida ou um ou outro não tem troca em vez de vinho.

    Coloca aí dinheiro ou mágoa gente que é dominado pela mágoa ressentimento Vingança raiva no coração você não pode ser cheio de ressentimento e ser cheio do Espírito Santo uma coisa exclui a outra exclui a outra então mas ao mesmo tempo que esse contraste não se encha de vinho mas se encha do Espírito Santo ele só funciona Porque existe um paralelo o que que é similar entre as duas coisas tá cheio de vinho e tá cheio do Espírito Santo pessoa que tá cheia de vinho Ela bebeu tanto que o álcool já subiu a.

    Cabeça dela e tudo que ela fala diz pensa sente as reações as emoções e as decisões elas são afetadas pelo álcool da mesma forma que a gente está cheio de Espírito Santo vai sofrer a mesma coisa não é quer dizer vai experimentar a mesma coisa ele vai ser controlado pelo Espírito Santo de maneira que aquilo que ele diz aquilo que ele fala Suas Emoções suas reações seus desejos e decisões serão influenciados pelo Espírito de Deus então em resumo se é cheio de.

    Espírito santo é isso é você viver debaixo do controle da terceira pessoa da Trindade ela guia você ela ilumina você ela orienta você ela consegue graça e força para você viver a vida cristã e é chamado de Plenitude porque é esse controle que nós queremos sobre nós tá pressuposto aí que se o controle for meu eu vou fazer bobeira besteira e eu vou estragar minha vida mas se o Espírito de Deus Está Me conduzindo e isso então é o.

    Que Deus deseja de mim há uma outra coisa também nessa comparação que precisa ser observada e que é um contraste na verdade Paulo diz não se encha de vinho no qual a dissolução Desperdício é isso que a palavra de solução significa você desperdiça sua vida o alcoólatra desperdiça sua vida desperdice as suas palavras seus talentos seu tempo seu dinheiro Enfim então ele está desperdiçando a gente sabe que uma pessoa quanto mais cheia de.

    Vinho ela está mais descontrolada ela fica mas o contraste e acimeitude aqui é que quanto mais cheio do Espírito Santo eu estou mais domínio próprio eu tenho porque o fruto do espírito é domínio próprio isso já nos ajuda a questionar o posicionamento em alguns quadrantes evangélicos de que quanto mais cheio do Espírito Santo a pessoa tiver mais coisa estranha ela vai fazer não é essa ideia que o pessoal tem aí quanto mais estranho mais espiritual.

    Plantar bananeira né ficar rodando feito o peão tem um pastor chamado pastor peão no YouTube o Pastor Metralhadora não sei se vocês já viram né faz isso também gente que fica latindo cheio do Espírito Santo começa a latir a piá feito galinha e se eu vi na igreja do aeroporto em Toronto no Canadá a famosa igreja onde nasceu Rizzo Santo eu tive oportunidade de visitar lá e eu vi isso então para essas pessoas quanto mais estranho mais espiritual mas eu acho que não eu acho que quanto.

    Mais o espírito santo nos dá controle mas humanos e normais nós somos mais humanos e normais nós somos pelo controle do Espírito Santo em nós tendo como referência a humanidade original e a pessoa de Jesus Cristo que é o nosso modelo Então pensa bem antes de você começar a pensar nessas coisas né que tem gente que explora essas coisas aí como sendo do espírito né não para de haver novidade a imaginação desse povo não tem fim né coisas que eles atribuem ao Espírito Santo que eu fico procurando.

    Aqui na escritura no encontro absolutamente base nenhuma para isso você cheio de Espírito Santo então lembremos trata-se da terceira pessoa da Trindade é o espírito santo ser cheio significa tá debaixo do controle dele outra coisa que eu queria que a gente notasse é que Paulo aqui não tá dando uma opção para nós novos embriagueis com vinho no qual a dissolução mas enchei-vos do Espírito o verbo está no imperativo tá no imperativo presente aqui no grego da ideia de você continuar a fazer alguma coisa poderia ser traduzido assim sejam.

    Constantemente Cheios do Espírito Santo de Deus Portanto tem alguma coisa que tem que ser feita sempre diariamente é interessante que Paulo quando escreveu essa carta aqui é interessante que essa carta foi escrita aos Efésios e todo mundo lembra do livro de Atos como é que a Igreja de Éfeso nasceu Paulo esteve lá conheceu 12 discípulos de João Batista colocou as mãos sobre eles o espírito santo desceu sobre eles e começou um grande avivamento na cidade de Éfeso tão grande que trouxe a conversão de Multidões de feiticeiros praticantes das.

    Artes mágicas que queimaram os seus livros em praça pública é a única vez no livro de Atos que diz que Deus pelas mãos de Paulo fazia Milagres Extra comentários é a primeira vez que essa expressão milagre extraordinário primeiro e única vez é que aparece o Novo Testamento e é exatamente lá em Éfeso durante o ministério de Paulo é a única vez que se diz que até os lenços de Paulo eram levados para cura e expulsão de demônio tal foi o grande poder de Deus que.

    Manifestou naquela igreja a Igreja de Éfeso nasceu em um grande Avivamento espiritual um derramar poderoso do Espírito Santo dois anos depois Paulo escreve essa carta e diz o que para eles enchei-vos do Espírito Espera aí Paulo você tá esquecido que aconteceu há dois anos então aquilo foi dois anos crente não pode viver de experiência passada o Maná que caiu hoje só serve para hoje não posso guardar para amanhã todo dia tem que ser colhido enchei-vos constantemente do Espírito Santo é uma.

    Preocupação diária que nós temos que fazer e é uma ordem Paulo não tá dizendo aqui eu sou de opinião que Vocês deviam ser cheio de Espírito Santo ele não tá dando opinião ele também não tá dando um conselho Olha eu aconselho que vocês sejam cheio de espírito santo não tá nem fazendo um pedido eu tipo assim meus irmãos por favor sejam cheio do espírito santo não tá fazendo isso tá dando uma ordem Isso é uma ordem significa que eu não tenho opção se eu não obedecer eu estou em que.

    Vocês percebem como a gente tem dois pesos e Duas Medidas se chegar um irmão bêbado na igreja que que a gente faz com ele disciplina e o irmão que não é cheio do Espírito Santo a gente faz o quê mas não tá no mesmo versículo Não vos embriagueis com vinho enchei-vos do Espírito são dois imperativos então não é uma questão de opção não eu não tenho essa opção a vida cristã normal é essa cheia do espírito constantemente diariamente isso.

    Significa então que isso aqui não é para super pregadores como Benny Hinn ou Billy Graham ou qualquer outros é para mim e para você no dia a dia para dona de casa o estudante o trabalhador no ambiente de trabalho onde tiver não é para crentes especiais e distintos que tem uma experiência extraordinária com o espírito santo que Deus não dá outros não tem isso no Novo Testamento Isso aqui é uma ordem para todos os cristãos é isso que Deus desejo todos nós Cheios do Espírito de Deus.

    Controlados por ele no dia a dia no dia a dia então não é uma questão de opção mas é uma ordem que tem que ser cumprida diariamente bem Vamos então para a próxima questão como é que eu me encho então no Espírito Santo como é que no dia a dia eu me encho do Espírito Santo primeira coisa que nós vemos aqui e que eu já mencionei é que nós temos que dizer não ao pecado note a sequência Não vos embriagueis com vinho mas enchei-vos do Espírito ou seja.

    Antes que eu me encha do Espírito eu tenho que parar de encher a cara né não posso encher a cara e me encher do Espírito Santo ou seja eu tenho que primeiro resolver o problema do vinho não é que eu disse aqui representa qualquer outra coisa que nos controle qualquer outra coisa que nos controle então primeira coisa Romanos 6 me considero e me ofereço a Deus digo não para o pecado não vou me deixar dominar com ele Espírito de Deus controla minha vida o senhor controla a.

    Minha vida eu quero andar debaixo da tua orientação não você vir ao pecado como escravo mas vou servir vou seguir o espírito de Deus naquilo que ele me guia então primeira coisa que você tem que dizer não pecado segundo você vê o apóstolo Paulo trazendo várias orientações nos Versículos seguintes você percebe isso mais claramente olhando o tempo dos verbos ou modo dos verbos no verso 18 Você tem o imperativo em cheiros só que do verso 19 até a 21.

    Os verbos agora estão no gerúndio no português né no Grego é particípio né é outro nome que a gente dá mas os participes aqui ou gerúndios né ligados ao imperativo eles explicam ou justificam ou concluem aquilo que o imperativo está dizendo Então se fosse deixa de lado gramática né Falando em português Claro seria mais ou menos assim Paulo diz Para a igreja irmãos Sejam Cheios do Espírito Santo.

    Constantemente aos crentes perguntam como Paulo resposta de Paulo anota aí Primeiro falando entre vós com Salmos segundo entoando o cânticos terceiro sendo gratos em tudo quarto sendo Submisso nos aos outros então são o que a gente chama de meios de graça são práticas cristãs disciplinas espirituais pelas quais nós nos enchemos do Espírito Santo e ele toma controle em nós Observe.

    Algumas coisas aqui tá numa delas primeiro falando entre vós com Salmos um dos igrejado não pode cumprir isso porque ele precisa de um outro né falando entre vós só falar com ele mesmo não vale então falando entre vós então a importância da comunhão da igreja notaram que aqui quando Paulo responde a pergunta como é que eu Ministro do Espírito Santo a resposta é em comunidade vê só falando com Salmos uns aos outros entoando cânticos sendo gratos sendo.

    Submissos uns aos outros como é que eu faço isso pelo menos aí tem pelo menos três dessas coisas são reciprocidade não tem como eu fazer isso sozinho é no contexto da comunhão do exercício dos dons que Deus nos deu ministrando uns aos outros falando expondo a palavra entoando o cânticos louvando a Deus sendo gratos em tudo e sendo submissos uns aos outros que o espírito santo nos enche e nos controla uma igreja que busca plenitude do Espírito ela vai querer focar nisso aqui não adianta você.

    Fazer campanha longas reuniões jejuns e tudo mais se essas coisas aqui não estão acontecendo por exemplo sendo grato em tudo uma igreja amarga uma igreja que não é gratidão Espírito Santo vai não vai encher uma igreja onde as pessoas não são submissas mutuamente onde há espírito de rebelião orgulho arrogância prepotência o Espírito Santo então esses meios eles representam a maneira pela qual Deus vai nos dar o.

    Controle do seu espírito sobre nós aí Paulo continua no verso 22 e aqui eu tenho uma excelente notícia para as mulheres estão prontas tá vendo o verso 22 as mulheres sejam submissas a seu próprio marido pega a caneta e risca sejam submissas porque não está no original grego pode riscar sou professor de grego há 30 anos não está no original.

    Não vi nenhuma Aleluia pastor nenhuma mulher disse Aleluia aqui Ainda bem que não deram porque na verdade fica pior né O que é que acontece entre o verso 21 e o 22 a sociedade bíblica do Brasil tá com título em aí tá vendo no meu diz assim o lar Cristão o marido e mulher todo mundo sabe que não foi Paulo que escreveu isso aqui são os tradutores que é que eles fazem antes de perícopes né de passagens eles costumam colocar um título para dizer o que é que o autor.

    Bíblico vai falar em seguida Então como Paulo aqui tá falando de marido e mulher e filhos e tudo mais ele colocou o subtítulo lá Cristão o marido e mulher só que ao fazer isso ele quebrou o nosso tradutores quebraram a sequência do verso 21 com o verso 22 porque o que que está acontecendo no 21 Paulo disse assim sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo e no 22 diz as mulheres vírgula aos seus maridos ou seja o verso 22 está explicando o verso 21 como é que a.

    Mulher Cristã casada cumpre o mandamento do verso 21 sujeitai-vos uns aos outros ela cumpre isso se sujeitando ao seu marido então Paulo na verdade não tá começando um novo assunto ele está explicando de que maneira na prática nós obedecemos o mandamento de nos sujeitar uns aos outros a mulher Cristã faz isso começando com o marido então lê-se assim verso 18 enchei-vos do Espírito como sujeitando-vos uns aos outros aí a mulher Paulo Com licença como é que eu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5a-6zdWrOZM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem