Como Fazer Variação Percentual na Tabela Dinâmica no Excel

Como Fazer Variação Percentual na Tabela Dinâmica no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos falar de variação percentual em tabela dinâmica que foi uma dúvida que eu recebi de um dos nossos inscritos.

Como Fazer Variação Percentual na Tabela Dinâmica no Excel

Vamos entender isso na prática planilha na tela bom pessoal Olha a nossa planilha aí a aqui pessoal hoje a gente vai.

Conversar com vocês sobre variação percentual na tabela dinâmica que é uma coisinha que às vezes as pessoas ficam pensando Nossa eu tenho que fazer um calculo Como que eu faço às vezes as.

Pessoas se confundem e acabam fazendo coisinhas que não são muito assertivas vamos entender aqui na planilha um eu tenho uma tabela pessoal bem simples onde a gente tem aqui os lançamentos do.

Período veja que cada data de período corresponde a um mês Ok ó nesse tipo de estrutura que você está aí a ver e nós temos aqui as vendas Imagine que você quer calcular né o valor aqui do.

Percentual de vendas tá como que você faria isso na tabela dinâmica Vale lembrar isso é um exemplo didático vamos pegar aqui a planilha dois Nós temos dois exemplos aqui que a gente vai.

Abordar para vocês a variação percentual com relação ao mês anterior e depois a participação de vendas no período então muitas vezes o pessoal confunde desses cálculos e você vai entender aqui como.

Fazer Ok viu como vamos entender como faz então vamos lá hein ó vou pegar a planilha um Aqui nós temos Nossa tabelinha vou selecionar ela vamos dar um inserir tabela dinâmica tabela.

Intervalo e vou dar em uma nova planilha Ok repare que nós temos o campo de período o de mês e o de vendas Tudo bem eu vou fazer primeiramente com campo de mês para ficar bem fácil e didático para.

Você entender então vou pegar um mês e Vou colocar aqui na linha e nós temos aqui as vendas e vou colocar em valores Ok essa coluna vou pegar aqui a coluna B Vou colocar aqui no formato contábil.

Para você ver juntamente comigo e vou pegar as vendas e lançar novamente lá em valores Ok vamos selecionar as duas aqui e volta aqui a a formatação tá então o que acontece aqui a gente tem a soma de.

Vendas Então a gente tem as vendas de cada um dos meses eu quero saber a variação percentual de Fevereiro com o mês anterior como que a gente faz isso olha só esse.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Daqui é o campo soma de vendas dois eu

    Vou colocar aqui ó variação percentual mês anterior tá para ficar bem didático bem fácil Ok quando eu.

    Clico com o botão direito pessoal sobre um desses valores sobre essa coluna ele tem aqui ó resumir valores por e tem mostrar valores como tá bom eu quero mostrar os valores como a porcentagem.

    Quando você chega aqui você vai ver nossa Professor quanta coisa vamos pegar aqui ó porcentagem da diferença D Ok diferença de de quem do mês Ó lá eu posso escolher o mês mas eu quero.

    Saber sempre do mês anterior então porque estão em linhas Então vou dar o anterior Ok o que que ele fez ele acabou de calcular ó ó entre janeiro e fevereiro cresceu 21%.

    Entre fevereiro e março 2,56 Olha só bacana né então Esso daqui viu que eu não precisei ficar fazendo cálculo nem nada bastou apenas eu.

    Escolher essa opção mas antes de trazer o próximo exemplo e falar um pouquinho dessa diferença dessas variações e de seus respectivos valores percentuais deixa eu me apresentar você eu sou o.

    Professor Michel responsável pelo curso de excel online hoje eu tô trazendo uma dica bem simples e fácil para você entender como que funciona o cálculo de variação percentual na tabela dinâmica.

    Como que você pode fazer isso no seu dia a dia de modo simples e bem fácil agora que tal aprender Excel de verdade faz o seguinte link fixado no primeiro comentário www.curso.com.br.

    Especial para você que tá assistindo esse vídeo agora Clica lá e conversa com nossa equipe no chat de atendimento é a primeira vez canal no botãozinho de inscreva-se eque no Sininho para ativar.

    As notificações porque todo dia tem uma - Curso de Excel Online

    Dica nova de Excel bom o que que eu fazer agora aqui uma das dúvidas que a gente recebeu é que quando o pessoal vai fazer esse tipo de cálculo sempre acaba.

    Se confundindo tá Então olha só vou voltar novamente lá vou pegar a planilha um tá a tabelinha aqui eu vou dar um inserir tabela dinâmica tabela intervalo e vou colocar na planilha existente lá.

    Na minha planilha 4 aqui do lado tá como você viu tem aqui várias opções eu vou pegar o mês colocar de novo na linha lembre-se que eu disse é bem didático para você entender tá ó e aí quando você.

    Coloca aqui eu vou colocar as vendas de novo e aí vamos fazer suposição que você quer saber esse valor Aqui quanto que é da participação do total é uma variação é uma ação percentual que completa os.

    100% do total tá então botãozinho direito vou clicar ele tem lá o mostrar valores como e ele tem aqui ó porcentagem do total geral se eu clicar nesse cara ele vai me dizer que esse.

    Valor de 38.700 corresponde a 7,87 do faturamento Geral ao longo do ano bacana né Olha só vamos pegar aqui ó passar para p eh para o o valor monetário Prontinho Bem Simples então.

    Quando você vem aqui isso que é importante de dizer vocês tem n opções de cálculo Lógico não vai dar para eu ficar aqui falando de um a um com vocês por causa que senão a gente vai ficar.

    Aqui horas e horas conversando e isso é conteúdo que a gente tem dentro da formação do curso de excel online eu convido você conhecer o site do curso que eu já falei lá no primeiro.

    Comentário fixado E na descrição do vídeo www. excel.com o que que eu vou fazer agora eu vou voltar lá na planilha um tá olha só vamos imaginar que você não tem essa coluna mesa ó eu vou.

    Excluir você tem que o período das datas Tá bom eu vou selecionar eu vou inserir e vou fazer ó tabela dinâmica tabela intervalo e vou dar em uma nova planilha o que que vai acontecer aqui ó aqui tá.

    Mostrando mê tá pessoal porque não atualizei as conexões Tá mas ó lá vou pegar o período e vou colocar aqui em linha e vou pegar agora aqui as vendas e vou.

    Colocar aqui pode ser que a versão que você esteja a trabalhar não faça isso tá criar o quê ó esses campos que a gente tem aqui ó meses Dias Olha só ele pegou aquela data e fez um desmembramento.

    Daquela informação tanto que eu se clicar aqui ó em Janeiro ó lá ó vai trazer a informaçãozinha para você mas você vai pensar Puxa que dor de cabeça hein Professor vou ter que fazer de novo.

    Não Ó vou colocar s de vendas aqui ó lá botãozinho direito ó lá ó mostrar valores como a porcentagem da diferença d e vou pegar aqui ó mês anterior ó lá ó quando fizer isso ele vai fazer.

    Novamente o cálculo para nós se você reparar ó lá são os mesmos valores Ok ó tudo bem então ele vai funcionar desse modo também ele vai colocar aqui as informações para vocês ok lógico se eu.

    Tivesse anos né seria por exemplo 1 do 1 de 2023 1 do 1 de 2024 tudo depois eu teria que fazer aqui o desmembramento dasas informações para ficar um pouco melhor distribuído na tabela Mas isso é.

    Uma organização de tabela dinâmica Tá bom vamos pegar o mesmo exemplo que a gente fez só que agora eu vou fazer diferente eu vou copiar essa tabela mais outra dica hein ó vou colar ela aqui só.

    Que agora vou tirar aqui ó os dias não vou tirar ação de período repare que ficou apenas os meses do período não é aquele Campo mês tá porque não existe mas existe agora meses do período tá E.

    Aí se você quiser mudar agora aqui ó vai lá botãozinho direito ó mostrar valores como porcentagem ó da total de geral Olha só acabou de calcular então mesmo que você não tenha né uma coluna para.

    Mês mas tenha o campo de de data quando você movimentar al na tabela dinâmica ele vai fazer o desmembramento ou agrupamento desses dados para ficar mais fácil a sua manipulação aqui tudo bem.

    Bom pessoal Essas foram algumas dicas se você quer aprender mais sobre tabela dinâmica eu convido a conhecer o curso de excel online porque dentro do curso vai aprender isso de uma forma.

    Totalmente diferenciada onde você vai aprender de verdade Bom vou ficando por aqui e deixa o convite quer aprender queel com a gente já sabe clica no link tá fixado no primeiro comentário ou no.

    Link da descrição do vídeo vou ficando por aqui e até a próxima tchau tchau obrigada professor Michel pela sua aidade que me passar seus conhecimentos de forma clara e objetiva tudo que eu.

    Sei hoje de Excel foi graças ao seu canal do YouTube ao seu curso de Excel obrigado por tirar sempre as dúvidas de forma Clara objetiva Não importando a hora que Deus possa lhe proteger Sempre.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=f4FugGxLVmg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem