02 - O objetivo das provações (2Co 1.3-11)

02 - O objetivo das provações (2Co 1.3-11) Queridos eus convido a abrir a escritura na segunda carta de Paulo aos Coríntios Capítulo primeiro esse é o nosso segundo estudo na carta na sequência que nós começamos na quarta-feira passada E hoje nós vamos o verso 3 até o verso 11 na verdade nós vamos até o verso 7 mas eu vou ler até o verso 11 porque é uma unidade apenas o tempo não vai dar para cobrir lá toda.

02 - O objetivo das provações (2Co 1.3-11)

Vamos orar pedindo a iluminação do nosso Deus para compreensão na sua palavra O Deus Que privilégio nosso podermos nos reunir para te cultuar aprender mais do senhor cantar os teus louvores de maneira pública aberta aqui nessa cidade durante a semana obrigado pelos irmãos amigos que aqui se encontram nessa noite todos unidos nesse mesmo objetivo pedimos nosso pai que o senhor queira nos conduzir na compreensão da tua palavra em nome de Jesus é que pedimos.

Amém primeiros coríntios Capítulo 1 lendo a partir do verso 3 Benito seja o Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo o pai de misericórdia e Deus de toda Consolação é ele que nos conforta em toda a nossa tribulação para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia com a Consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

Porque assim como os Sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida nosso favor assim também a nossa Consolação transborda por meio de Cristo mas se somos atribulados é para o vosso conforto e salvação se somos confortados é também para o vosso conforto o qual se torna eficaz suportando vós com paciência os mesmos Sofrimentos que nós também parecemos a nossa esperança a respeito de vós está firme sabendo que como sois participantes dos Sofrimentos assim eu sereis da Consolação.

Porque não queremos irmãos que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveu na Ásia porquanto foi Acima das nossas forças a ponto de desesperarmos até da própria vida contudo já em nós mesmos tivemos a sentença de morte para que não confiamos em nós e sim no Deus que ressuscita os mortos o qual nos livrou e livrará de tão grande morte em quem temos esperado que ainda Continuará a livrar-nos ajudando-nos também vós com as vossas.

Orações a nosso favor para que por muitos sejam dadas graças a nosso respeito pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos nós vamos até o versículo 7 hoje Se Deus permitir onde o apóstolo Paulo fala dos Sofrimentos e como Deus lida com ele no meio dos Sofrimentos mas ele fala de maneira geral colocando alguns princípios e a partir do verso 8 ele cita um caso em particular que foi o.

Sofrimento que ele passou na Ásia Mais especificamente na cidade de Éfeso nós vamos deixar isso para a próxima quarta-feira mas toda a passagem que nós lemos do verso 3 até o verso 11 tem um assunto só o apóstolo Paulo está mostrando como é que Deus usa o sofrimento na vida dele ou qual a razão pela qual o apóstolo Paulo sofre antes de entrar no assunto vamos lembrar o que nós vimos na última quarta-feira para a gente não perder o fio da meada.

Né sempre bom a gente ter a visão geral o que nós vimos na quarta-feira passada foi o que nós tivemos foi uma visão Geral do que é essa segunda carta Nós lembramos de que na verdade ela é a quarta carta da correspondência de Paulo com a igreja de Corinto e que ela foi escrita com alguns objetivos Paulo queria agradecer o bom resultado de uma carta anterior a terceira carta que é.

Chamada carta Severa e que nós não temos essa carta e essa carta ela foi escrita para até com Rigor da parte de Paulo para corrigir algumas coisas na igreja de Corinto especialmente o fato de que os Coríntios estavam ainda aceitando a influência de falsos Apóstolos e Mestres igreja que atacavam o seu ministério de Paulo Paulo Então escreve e a igreja parece que recebeu.

Bem a carta e Paulo escreve para agradecer ele tem notícias através de Tito de que a carta produziu efeitos ele está feliz e grato por isso mas ele ainda precisava esclarecer algumas coisas a respeito do seu ministério e é nisso que ele gasta ao miolo da primeira carta parte da carta do capítulo 2 até por aí Capítulo 7 Paulo está ainda defendendo o seu ministério explicando algumas coisas a respeito é.

Do seu trabalho para não ficar Nenhuma Dúvida na igreja aquele próprio fundou e nós vimos também que a partir do Capítulo 10 ele ataca com muita veemência aqueles falsos profetas que ainda circulavam naquela região a mudança de Tom é tão grande que alguns estudiosos até acham que Capítulo 10 até 13 é parte de daquela terceira carta que se perdeu aqui porque por conta da severidade dela nós vimos que não tem evidência para isso o que aconteceu provavelmente é que Paulo chegando no.

Final da carta ele recebeu notícia de que a situação deu uma piorada lá em Corinto e ele então ele agrava o Tom em que ele escreve para corrigir aquela igreja a gente sempre fica impressionado com amor de Paulo e a paciência do apóstolo Paulo em lidar com a igreja de Corinto uma igreja extremamente problemática difícil mas ele não não desiste da igreja bom uma das coisas que os falsos profetas argumentavam contra o ministério de Paulo de que ele era um falso Apóstolo.

    Ou um Apóstolo Meia Boca era o fato de que Paulo é rejeitado pelos seus

    Próprios contemporâneos os juDeus e que a vida de Paulo era uma vida de sofrimento e é verdade aonde o apóstolo Paulo passava ele apanhava era apedrejado era preso era rejeitado ou seja isso servia de motivo para os críticos de Paulo o dava motivo para os críticos de Paulo perguntarem se ele era realmente um enviado de Deus O Enviado de Jesus.

    Cristo porque se ele era né Por que que Deus deixava que o seu Embaixador o seu representante apanhasse tanto sofresse tanto né então e Sofrimentos que Paulo enfrentava sempre era era uma questão que era levantada com relação a autenticidade do seu do seu ministério era um assunto que os falsos Apóstolos exploravam demais a Paulo não é Apóstolo não onde ele passa ele apanha os juDeus rejeitam a pedrejam ele então não é ele.

    Não pode ser um verdadeiro Apóstolo de Jesus Cristo o ponto do apóstolo Paulo aqui nesse nessa passagem que a gente leu logo na abertura da carta e vai ser o mesmo ponto em outras passagens dessa segunda carta é então explicar a razão pela qual Deus deixava ele sofrer tanto ele sabia que as pessoas levantavam essa questão então ele ele quer explicar a razão do Sofrimentos dele ele faz isso nessa passagem aqui e.

    Outras passagens mais adiante para gente entender bem do que que nós estamos falando aqui vamos dar uma olhadinha em pelo menos quatro listas que o próprio apóstolo Paulo fez dos Sofrimentos que ele enfrentava a primeira lista tá na primeira carta ele já tinha tocado no assunto na primeira carta Capítulo 1 a partir do capítulo desculpa Capítulo 4 a partir do verso 9.

    Nessa primeira carta aos Coríntios que na verdade é a segunda né ele já antecipa já estava em discussão o a questão do Sofrimentos dele e ele então diz Capítulo 4 a partir do verso 9 porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós os apóstolos em último lugar como se fossemos condenados à morte porque nos tornamos espetáculo ao mundo tanto a anjos como há homens a figura.

    Aqui é do Coliseu Romano onde eram jogados os condenados à morte para espetáculo e Paulo diz eu tenho para mim que Deus pegou a gente os apóstolos como sendo condenados à morte nos tornamos espetáculo para o mundo Paulo dizendo assim eu sou eu tenho para mim que eu sou como daqueles condenados a morrer e na boca dos leões em público né como o motivo de diversão e de chacota parece que Deus colocou os.

    Apóstolos nessa mesma condição né os apóstolos daquela época né porque os de hoje é diferente mas naquela época os apóstolos eles eram né como Paulo diz aqui como se fossemos condenado à morte porque nos tornamos espetáculo ao mundo tanta homens tanta anjos como homens Nós somos loucos por causa de Cristo Quer dizer vocês dizem que nós somos loucos mas nós se nós somos é porque por conta.

    De Cristo e vós sábios em Cristo note a ironia de Paulo aqui ele tá ironizando né Vocês dizem que nós somos loucos e que vocês são sábios nós somos fracos e vós fortes vós nobres e nós desprezíveis até a presente ora sofremos fome e nudez e sede nudez somos esbofeteados e não temos moradia certa e nos afadigamos trabalhando com as nossas próprias mãos quando somos injuriados bendizemos.

    Quando perseguimos perseguidos quando caluniados procuramos conciliação até agora temos chegado a ser considerados lixo do mundo escória de todos tá aqui a primeira lista que Paulo apresenta na sua correspondência aos Coríntios dos Sofrimentos que ele enfrentava aqui nós encontramos fome sede nudez esbofeteado sem teto ele era do Movimento dos Sem.

    Teto da época injuriado perseguido caluniado e ele resumo no

    Verso 13 lixo do mundo era assim que ele se sentia e ele diz não sou eu mas os demais Apóstolos e assim que nós nos sentimos condenados à morte como espetáculo e como lixo do mundo segundo a lista tá na segunda carta no capítulo 6 de 4 a 10 nós vamos chegar lá mas eu já vou antecipar.

    Segunda aos Coríntios Capítulo 6 a partir do verso 4 pelo contrário em tudo recomendando recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus Então o que é que ele lista que eu recomenda como Ministro de Deus Ou seja que prova que são evidências credenciais de que ele é o ministro de Deus aí vem a lista na muita paciência nas aflições nas privações nas angústias nos açoites.

    Nas prisões nos tumultos nos trabalhos nas vigílias nos jejões na pureza no saber na longanimidade na bondade no Espírito Santo no amor não fingido na palavra da verdade no Poder de Deus pelas armas da Justiça que era ofensivas quer defensivas por honra e por desonra por infâmia e boa fama boa fama como enganadores e sendo verdadeiros como desconhecidos entretanto bem conhecidos como se estivéssemos morrendo e com tudo.

    Eis que vivemos como castigados porém não mortos entristecidos mas sempre alegres pobres mas enriquecendo a muitos nada tendo mas possuindo tudo é uma segunda lista onde ele coloca o que ele passa por amor de Cristo né os Sofrimentos que ele enfrenta como o apóstolo de Jesus Cristo que tem muita coisa aqui parecida com a primeira lista né a terceira tá no Capítulo 11 dessa mesma carta a partir do verso 23.

    Essa é mais impressionante ainda partido verso 23 ele agora já está brigando com os apóstolos né os falsos Apóstolos que estava em Corinto aí ele disse são ministros de Cristo esses Apóstolos que estão aí falo como fora de mim eu ainda mais em trabalho muito mais muito mais em prisões em açoites sem medida em perigos de morte muitas vezes cinco vezes.

    Recebidos juDeus uma quarentena de açoites menos um fui três vezes fustigado com varas uma vez apedrejado en naufrágio três vezes uma noite um dia passei na voragem do mar na ferocidade voyagem aqui é fome né o mar com fome querendo come-lo e eles escapou né três vezes em jornadas muitas vezes em perigos de rios de morrer afogado né na embarcação em.

    Perigos de salteadores em perigo entre patrícios em perigo entre gentios em perigos na cidade em perigos do deserto em perigos no mar em perigos entre falsos irmãos em trabalhos e fadigas em vigílias muitas vezes em fome e nudez em muitas vezes em frio no dais ele menciona agora além das coisas exteriores ao que pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas que enfraquece que também eu.

    Não enfraqueça quem se escandaliza que eu não me inflame se tenho de gloriar-me gloriar-me-ei No que diz respeito a minha fraqueza o Deus e pai do nosso Senhor Jesus Cristo que eternamente bendito sabe que não minto e aqui ele cita um episódio em que ele teve que fugir de Damasco escondido num cesto para poder não morrer vs 32 ainda mais que o governador preposto do Rei aretas montou guarda na cidade do Damasceno para me prender mas num grande sexto me.

    Disseram por uma janela da Muralha abaixo e assim me livrei das suas mãos o grande apóstolo Paulo escondido dentro de um cesto de vime baixado pela Muralha para poder escapar da Morte era disso eu citaria ainda como quarta lista a mais curtinha ele menciona apenas uma provação aí mesmo no capítulo 12 verso 7 quando ele diz e para que não me soberbecesse com a grandeza das.

    Revelações foi imposto um espinho na carne que a gente não sabe o que é um mensageiro de satanás para me esbofetear a fim de que não me exalte além de todos esses Sofrimentos ainda tinha esse tal desse espinho na carne que era como se fosse uma pessoa quis bofeteava o apóstolo Paulo é constantemente para que ele não sim souberbecesse que ele chama de um espinho na carne mensageiro de Satanás.

    Muito bem aqui quando então Paulo vai falar de provações e Sofrimentos voltando agora para o trecho que a gente leu e que nós vamos dispor agora a gente tem que ter em mente isso aqui tá Paulo tá falando disso aqui prisão a lista é grande né é prisão apedrejamento perigo de morrer afogado passa fome passar frio é ser preso se açoitado se açoitado ele disse que teve uma vez ele foi aceitado cinco vezes né e 40 açoites.

    E uma vez o carrasco errou ele contou 39 mas ficou quieto ele não descarasse falta uma né ele ficou quieto mas ele contou foram 40 chibatadas e na verdade era esse o castigo que era dado pela lei Judá e com Romana não é eu creio que é para ler Romana aliás que era era dado castigo e o carrasco lá errou e deu só 39 mas ele contando né a chibatada que recebia era isso que ele sofria e era.

    Isso que provocava o questionamento como é que um homem né que tem uma ficha dessas porque esse sofrimento se ele é de Deus porque todo esse sofrimento por que que ele enfrenta todas estas coisas é o que Paulo procura responder aqui na segunda aos Coríntios Capítulo 1 a partir do verso 3 vamos ver aqui então a explicação de Paulo como é que Deus usava os seus Sofrimentos bom de maneira geral não é do verso 3.

    Até o verso 7 Na próxima quarta a gente vai focar naquele caso especial de Éfeso bom ação alguns o ponto os pontos que nós vamos destacar aqui são os seguintes primeiro lugar Paulo menciona que no meio de todas essas provações Deus o confortava ele podia passar por tudo aquilo e de fato ele passava mas ele sentia ou tinha da parte de Deus o conforto.

    No meio de todo aquele sofrimento tanto é que ele começa essa passagem dizendo bendito seja o Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo o pai de misericórdia e Deus de toda Consolação é ele quem nos conforta ou é ele que nos conforta em toda a nossa tribulação impressionante como uma pessoa que passa por tudo isso ele ele não tem revolta no coração com Deus ele não se sente.

    Injustiçado ele não se sente que Deus não está dando a Ele o devido valor ou que Deus não ouve as suas orações porque ele inclusive orou para que Deus tirasse o espinho na carne a gente não chegou até aquela passagem mas ele três vezes pediu que Deus tirasse o espinho da Carne dele que era um dos muitos Sofrimentos que ele passava e a resposta de Deus foi não embora Deus tenha dado para ele a graça para que Ele pudesse suportar tudo aquilo mas realmente impressiona a capacidade que o apóstolo.

    Paulo tem de passar por todas estas coisas e ainda ter essa atitude de gratidão a Deus de louvor a Deus ele bem diz a Deus bendito seja Deus e chama Deus aqui de o pai de Misericórdia A misericórdia de Deus não consistiu em Paulo do sofrimento mas em confortá-lo no meio do sofrimento ele ele não tirou Paulo ele não tirou o espinho da carne de Paulo mas ele deu graça para que Paulo pudesse suportar e Paulo vê isso.

    Como misericórdia que Deus teve compaixão dele ele chama Deus aqui o Deus o pai de misericórdias ou seja todas as misericórdias são dele porque ele é o pai de toda misericórdia que existe e ele é também um Deus de toda Consolação todo tipo de consolação vem desse Deus consolar é confortar trazer alegria no momento de tristeza no momento de necessidade chegar junto.

    Ajudar e encorajar Quando a pessoa está desanimada é isso que Deus fazia com Paulo no meio de todas estas no meio de todo esse sofrimento que nós acabamos de viver então Paulo tinha essa convicção ele experimentava esse conforto de Deus no meio de todo sofrimento agora ele fazia isso porque ele sabia porque é que Deus permitia Todas aquelas coisas e a razão tá aí no verso 4 é Deus que nos conforta em toda a nossa tribulação para.

    Podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia com a Consolação que nós mesmos somos contemplados por Deus ou seja Paulo sabia que a razão pela qual ele experimentava todo aquele sofrimento e era consolado por Deus é para que Ele pudesse também consolar e confortar outras pessoas que estavam sofrendo ou seja era como se Paulo fosse.

    Um rato de laboratório vamos vamos usar isso né você é cobaia Deus primeiro experimentava nele e uma vez que Paulo tinha a experiência do conforto no meio das tribulações quando ele encontrava irmãos também sofrendo passando por dificuldades e por angústias Paulo tinha uma palavra de experiência uma palavra que ele mesmo tinha vivido para consolar aqueles irmãos então era isso que era por isso.

    Que Deus permitia que ele passasse por Sofrimentos porque os Sofrimentos de Paulo seguidos da Consolação davam ao Apóstolo Paulo autoridade para ele ministrar aconselhar e abençoar as outras pessoas que Deus colocou sobre seus cuidados e que também igualmente experimentavam o sofrimento dificuldade Paulo sabia que Deus permitia tudo aquilo para usá-lo para consolar a outras pessoas como ele diz.

    Aqui no verso 4 Deus me consola para que eu possa consolar outros por isso ele permite que eu sofra para que eu possa consolar Quem está sofrendo e isso saber disso animava o coração do apóstolo Paulo como é que Deus fazia isso na vida de Paulo Ele explica no verso 5 né o porquê aí tá introduzindo uma explicação ele diz porque assim como os Sofrimentos de Cristo se manifestam.

    Em grande medida a nosso favor assim também a nossa Consolação transborda por meio de Cristo o que aquele quer dizer aqui ele quer dizer que ser um discípulo de Jesus Cristo e particularmente um Apóstolo de Jesus Cristo vamos concentrar mais no discípulo significa em participar do Sofrimentos de Jesus Cristo é isso que muita gente não entende a respeito do cristianismo o cristianismo tem no seu coração a redenção do homem mediante o sofrimento.

    E a morte de um homem que é o nosso representante Jesus Cristo então se nós somos seguidores de Cristo salvos por Cristo coisas como Teologia da vitória do triunfalismo do Sucesso e de bençãos materiais aqui é uma contradição ao próprio espírito do cristianismo nós somos discípulos do crucificado nós seguimos aquele cuja vida foi uma vida.

    De sacrifício de renúncia e que nasceu para morrer na cruz que durante a sua vida não teve os confortos não teve os privilégios que outras pessoas tiveram e que assumiu voluntariamente esse papel exatamente para nos redimir das nossas iniquidades Então quem quiser ser um discípulo de Jesus Cristo Ele tem que estar disposto a como ele diz aqui no verso 5 os Sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nossa.

    Favor ele tem que estar disposto a participar do sofrimento de Cristo Jesus O cristianismo não é uma religião triunfalista com relação ao mundo presente a perspectiva e a visão o cristianismo traz da vida nossa aqui nesse mundo não é de como se aqui fosse o paraíso como se aqui fosse o céu e como se aqui a gente fosse experimentar tudo de bom que Deus tem para nós na verdade não o cristianismo ele é bastante realista quanto a situação da.

    Humanidade e daquilo que nos espera aqui e Jesus e os apóstolos nunca enganaram ninguém com falso evangélico sempre o chamado foi você quer me seguir a porta é Estreita quem ama pai mãe e filho seus bens suas coisas mais do que a mim não é digno de mim quem quer vir após mim negue-se a si mesmo tome a sua cruz e me siga então só esse chamado de Cristo já mostra desde cedo Que tipo de religião.

    Ou cristianismo então pessoas que pensam em ser cristãos ou aceitar Jesus ou frequentar uma igreja na expectativa de receber benção material sucesso financeiro nesse mundo eles estão seguindo Na verdade é um outro evangelho mas não é o evangelho bíblico o evangelho que nos é apresentado quer seja pelo próprio Jesus quer seja pelo seu seguidores como o apóstolo Paulo é o que ele fala que no verso 5 os Sofrimentos de Cristo se manifestam em.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BwmykEKkQY8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem