03 - O selo do Espírito (Ef 1.3-14)

03 - O selo do Espírito (Ef 1.3-14) Queridos vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Efésios Capítulo primeiro e vamos ler do verso 3 ao verso 14 Estamos dando sequência a uma série de mensagens na carta aos Efésios e hoje o nosso alvo é expor o verso 13 para do contexto Efésios 1 de 3 a 14.

03 - O selo do Espírito (Ef 1.3-14)

Bendito de benção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos Santos e repreensíveis perante ele e em amor nos predestinou para ele e para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo Beneplácito de sua vontade para louvor da Glória de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado no qual temos a redenção pelo.

Seu sangue a remissão de Pecados segundo a riqueza da sua graça que Deus derramou abundantemente sobre nós Em toda sabedoria e prudência desvendando-nos O Mistério da sua vontade segundo o seu Beneplácito que propuseram em Cristo de fazer convergir nele na dispensação da plenitude dos tempos todas as coisas tanto as do céu como as da terra nele Digo no qual fomos também feitos herança predestinados.

Segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade a fim de sermos para louvor da sua glória de vós depois que ouvistes a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação tendo nele também querido foste selados com santo espírito da Promessa o qual é o penhor da nossa herança a teu resgate da sua propriedade em louvor da sua.

Glória até aqui a leitura da palavra de Deus especialmente o verso 13 será objeto de nossa atenção exposição nessa noite em quem também vós depois que o vistes a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação tendo nele também querido post selados com o santo espírito da promessa queridos nos versos de 1 a 14 nós temos uma longa sentença onde o apóstolo Paulo.

Descreve as bençãos de Deus concedidas à igreja ele descreve como desde a eternidade o pai planejou como o filho entrou no tempo na história no espaço executou e como hoje o espírito santo aplica o plano da Redenção nos versos de três nos versos três a seis nós encontramos em detalhes as bençãos relacionadas com o pai o pai nos abençoou com toda a sorte de benção.

Espiritual nas regiões Celestiais em Cristo verso 3 ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos um povo Santo verso 4 e nos predestinou para ele segundo o seu propósito e sua vontade verso 6 para louvor da Glória da sua graça em seguida Paulo descreve a as bênçãos relacionadas com a obra de Deus filho Jesus Cristo que ele chama de Amado no final do verso 6 nele nós temos primeiro.

A redenção que a remissão dos pecados versos 7 temos o desvendamento e o conhecimento da vontade de Deus versus 8 9 e 10 e sermos herança de Deus conforme a predestinação do pai verso 11 terminando no verso 12 também dizendo que tudo isso é para louvor da Glória de Deus e em seguida ele fala das bênçãos decorrentes da ação do Espírito Santo que são duas.

Primeiro selo do Espírito verso 13 e segunda o penhor do espírito que está no verso 14 hoje à noite nós nos ocuparemos com o selo do Espírito Santo um privilégio glorioso uma benção extraordinária que Deus dá aqueles que ele antes da fundação do mundo escolheu e predestinou e pelos quais Cristo também morreu eu quero ver com vocês quatro coisas primeiro.

Da promessa segundo Em que sentido ele é selo terceiro quando é que este selo acontece e quatro Quais são os efeitos dessa selagem por assim dizer na nossa vida a minha expectativa é que todos nós nessa noite sejamos despertados por Deus para essa promessa maravilhosa para o que está sendo descrito aqui até porque existe Muita confusão Muita confusão a respeito de tudo que se.

Relaciona com Espírito Santo hoje por conta de movimentos surgidos há pouco tempo na história da igreja e que dão ênfase a determinados aspectos da obra do Espírito Santo deixando de contemplar aquelas ações do espírito que são essenciais para a vida da igreja eu tenho certeza que você já ouviram falar muita coisa sobre batismo com Espírito Santo Unção Do Espírito cair no espírito dançar no espírito Mas qual foi a última vez que.

Você ouviu alguma coisa sobre o selo do espírito sendo que essa é uma das bençãos que o apóstolo Paulo associa com a ação do Espírito Santo na vida do crente e na verdade é a partir dela que todas as demais fluem então primeiro ponto por que que ele é chamado o espírito da promessa está aí no verso 13 depois que Nós cremos fomos selados com Espírito Santo da promessa a razão é que ele foi prometido por Deus ao seu povo muito tempo atrás.

    No antigo testamento os profetas falaram de uma época em que Deus derramaria o seu espírito sobre toda a carne você

    Encontra isso em Joel Capítulo 2 você encontra isso no profeta Isaías você encontra isso no profeta Ezequiel os profetas anteciparam uma época em que Deus derramaria o seu espírito com abundância com poder e autoridade sobre o seu povo não é que o espírito santo não atuava no antigo testamento ele estava presente ele guiava o povo de Deus ele habitava o povo de Deus ele.

    Capacitava membros do Povo de Deus para realizar determinadas funções mas estava profetizado um dia em que ele viria a todos os membros do Povo de Deus capacitando não somente para viver de maneira santa mas para servir a Deus com dons e habilidades que Deus haveria de conceder o próprio João Batista Quando iniciou o seu ministério Ele disse que depois dele viria alguém mais poderoso do que ele.

    Enquanto que João batizava com água este que viria depois dele haveria de batizar com o Espírito Santo repetindo a promessa dos Profetas só que agora definindo que aquele derramamento do espírito santo que os profetas falaram seria feito pelo Messias e esse Messias era Jesus Cristo o próprio Senhor Jesus várias vezes inclusive num dos textos que nós lemos na liturgia de hoje João Capítulo 16 ele disse aos discípulos que quando ele.

    Fosse ele mandaria o espírito santo quando encontrou-se com os discípulos depois da Ressurreição ele disse não saiam de Jerusalém até que do alto vocês sejam revestidos de poder o espírito santo haverá de vir poucos dias depois que o Senhor Jesus foi assunto aos céus o espírito santo Então veio sobre os seus discípulos é por isso que ele é chamado o santo espírito da Promessa porque Deus o havia prometido Desde a.

    Antiguidade como uma benção para o seu povo de acordo com o Novo Testamento ele viria para confirmar a exaltação de Cristo essa é uma perspectiva que é pouco explorada pelos pregadores mas uma das razões pelas quais o espírito santo veio foi para confirmar que Cristo chegou lá há um episódio no antigo testamento é muito conhecido na história de José José foi traído pelos seus irmãos.

    Separaram de seu pai vendido como escravo foi para o Egito lá no Egito Deus o abençoou seu pai o dava por morto porque foi assim que os seus irmãos passaram a história mas lá no Egito Deus o abençoou e através de muitas circunstâncias José chegou a ser o governador do Egito quando se reconciliou com seus irmãos mandou buscar o seu pai que eu tinha por morto e José mandou carros carregados de.

    Riquezas para o seu pai roupas especiarias comida havia uma grande fome naquela região quando os seus irmãos voltaram do Egito para Palestina Encontraram o velho Jacó e disseram teu filho tá vivo diz o texto que Jacó não acreditou mas quando ele viu as carruagens cheias de tesouros especiarias dons e presentes aí ele disse o meu filho vive eu não vejo Jesus assentado à direita de Deus aquele Jesus.

    Que foi traído e vendido pelo seu próprio povo e que agora reina direita de Deus eu não vejo mas o que me convence que ele está sentado à direita de Deus e que reina não como governador do Egito mas do mundo é que ele mandou o Espírito Santo o espírito santo veio como dádiva dele ao seu povo como prova de que ele está sentado à direita de Deus é para isso que ele tinha que vir para.

    Isso que o espírito santo vem ele veio também para capacitar o povo de Deus diante da tarefa que o Senhor Jesus colocou diante dele queridos a nossa tarefa é simplesmente evangelizar o mundo o mundo morto em ofensas e pecados o mundo que virou as costas para Deus que está debaixo da Íris do julgamento de Deus pessoas que são absolutamente cegas surdas com relação a Deus porque o.

    Salário do pecado é a Morte e a morte aqui a morte espiritual é a essas pessoas que nós temos que anunciar as

    Boas novas a tarefa é impossível é que vale a ressuscitar um morto é por isso que Deus mandou o Espírito Santo ao seu povo para que nós pelo poder do Espírito Santo pudéssemos anunciar ao mundo que ele vive que Cristo morreu pelos nossos pecados ressuscitou está à direita de Deus pai.

    Não somente isso Espírito Santo haveria de vir para guiar o povo de Deus e nos consolar aqui nesse mundo nos confortar como o senhor Jesus se refere a ele exatamente nesses termos ele é o consolador nós não estamos isentos aqui nesse mundo de passar por dores Sofrimentos angústias dos mais diversos tipos é o espírito santo que nos consola e ele faz isso testificando no nosso coração de.

    Que nós somos filhos de Deus que Deus nos ama Apesar de que coisas ruins acontecem com seu povo é ele que sopra no nosso coração palavras de conforto que nos asseguram do cuidado de Deus em termos práticos tudo isso significa que o Espírito Santo veio para realizar na prática aquilo que Jesus Cristo conquistou a dois mil anos vejam como funciona pensando temporalmente na eternidade Se.

    Pudermos imaginar a cena o pai se debruça sobre uma prancheta e ele desenha a igreja ele consegue a igreja na eternidade e elege um povo de entre a humanidade que ele contempla e esse povo ele predestina para ser seu povo um povo Santo mas há um problema ele está na sua visão onipotente onisciente escolhendo um povo de entre uma humanidade caída.

    Porque o planejamento da igreja vem depois na sequência não na história mas na sequência da mente de Deus depois da queda então quando ele escolhe predestina ele escolhe predestina pecadores e não justos e agora é um problema como é que pecadores como vocês e como eu podemos pertencer ao povo de um Deus que é santo justo e verdadeiro então no segundo momento apresenta-se.

    Deus Filho que entra no tempo se torna um de nós e como representante daqueles que Deus amou e escolheu antes da fundação do mundo sofre a penalidade deles paga a culpa deles Experimenta o horror da condenação deles na cruz de tal maneira que Deus agora pode justificar e perdoar completamente estes que na eternidade ele amou mas agora tem um problema porque isso aconteceu há dois mil anos atrás como é.

    Que isso chega a mim hoje aconteceu há dois mil anos lá na Palestina numa cultura que não existe mais como é que isso chega a mim hoje brasileiro 2015 morando em Goiânia a resposta é Espírito Santo o espírito de Deus é o agente da Trindade ele quem através da história chama atrai o povo de Deus e em seguida os.

    Cela garantindo que aquilo que Deus planejou na eternidade e que o filho executou no tempo e no espaço haverá de se concretizar é esse o papel do Espírito Santo é ele quem aplica em todo mundo em toda a história em todo tempo os méritos de Cristo na cruz do Calvário e aqui então nesse sentido nós olhamos e pensamos no Espírito Santo como um selo que é o meu segundo ponto primeiro ponto porque que ele é chamado do espírito da.

    Promessa Já explicamos segundo Em que sentido então Paulo se refere a ele Como selo tivesse 13 vocês foram selados selados com santo espírito da promessa o selo quando a palavra selo aparece aqui a imagem que alguns de vocês têm porque quem nasceu há 10 anos 15 anos nem sabe mais o que é selo né porque é tudo em meio hoje WhatsApp e SMS mas há 15 anos atrás havia uma coisa chamada envelope que a gente quando queria se comunicar com alguém ia no correio.

    Comprava um selo que às vezes até passava na língua né e comprava tinha sido bonito tem gente que faz coleção de seu o selo ele representava uma série de coisas essa imagem que nos vem mas a gente tem que pensar como os primeiros leitores da carta naquele tempo o selo ele tinha outras funções além de garantir que o correio iria levar a sua carta para uma pessoa que morava no outro lado do mundo o selo era o selo geralmente era um anel.

    Com uma marca e que era impressa em um tipo de cera quente que uma vez Secada ela ela colava no objeto selado e tinha aquela marca um exemplo que nós encontramos no Novo Testamento e que nos ajude está nos Evangelhos quando Jesus morreu e foi sepultado a Sepultura dele foi fechada com uma pedra e os juDeus chegaram para a ponte Pilatos e disseram olha os discípulos.

    Vão roubar o corpo e depois vão dizer que ele ressuscitou Então faz alguma coisa O que é que Pilatos fez ele foi lá e selou a pedra colocou o selo Imperial na pedra como quem diz assim isso aqui é propriedade Inviolável você não pode mexer aqui isso aqui tá sendo protegido pelo governo é propriedade do governo ninguém mexe Ainda bem que o espírito santo não liga para essas coisas porque no dia seguinte de manhã Jesus arrebentou selo pedra saiu vitorioso Mas.

    Humanamente falando era isso que o selo representava naquela época o que Paulo está dizendo aqui é que esses porque em Cristo morreu eleitos por Deus antes da fundação do mundo eles são no momento certo chamados por Deus pelo evangelho e selados com selo de Deus Deus nos dá o seu selo as ideias que estão presentes no seu são primeiro autenticação é a marca do Cristão Genuíno a marca do Cristão Genuíno não é que ele anda com a Bíblia debaixo do braço.

    Aliás vocês conhecem até a diferença se você achar uma Bíblia na rua como é que você sabe se ela é de um católico ou de um evangélico você cheira se for sovaco é evangélico se for poeira é católico que fica na estante o tempo todo brincadeira eu sei que tem católica e sei que tem evangélico que não anda comigo mas é o que marca o evangelho que não é a maneira dele andar não é a maneira dele investir mas é a presença do espírito santo Esse é o selo que Deus.

    Coloca em nós ou seja no dia do juízo haverá apenas dois tipos de pessoas os que tem o Espírito Santo e os que não tem o Espírito Santo todas as outras diferenças são irrelevantes no dia do juízo haverá apenas dois grupos os que tem o Espírito Santo e os que não tem o espírito santo então ele funciona como identificador autenticador do Povo de Deus ele nos marca como propriedade de Deus e.

    Aí da ideia da inviolabilidade há várias passagens no Novo Testamento que dizem que o diabo não pode nos tocar ele pode nos tentar ele pode por um momento nos oprimir mas ele não pode nos arrancar das mãos de Deus e não é porque nós somos fortes é porque nós temos o selo de Deus a garantia de Deus somos invioláveis nesse sentido o diabo não pode quebrar esse seco inclusive o apóstolo João diz maior é o que está em.

    Nós que é o Espírito Santo do que aquele que está no mundo que é Satanás o selo aponta para isso é a garantia de que nós chegaremos ao nosso destino em outras palavras o Espírito Santo é a garantia que Deus nos dá de que aquilo que ele planejou e que Jesus Cristo executou haverá de se cumprir é com base nisso que a Bíblia diz que quem é de Cristo Não jamais se.

    Perderá uma vez que você recebeu o Espírito Santo e o selo de Deus isso não volta atrás não tem como nada pode nos separar do amor de Deus que é garantido pelo selo do Espírito Santo é a certeza que nós temos de que Deus vai cumprir o seu plano plano esse concebido na eternidade todas as promessas de Deus que nós já vimos nesse capítulo elas são na prática transmitidas para nós Cristo morreu na cruz para perdoar os pecados como é que eu recebo Esse perdão o Espírito Santo me aplica Esse perdão Cristo morreu para.

    Me dar conhecimento de Deus nós o Espírito Santo me dá esse conhecimento o Cristo para que Ele pudesse ter um povo como é que eu participo desse povo o espírito santo de Deus faz com que eu faça parte desse povo então vocês percebem que há muito mais acerca da obra do Espírito Santo do que simplesmente dons extraordinários como falar em línguas sonho visão profecia estas coisas recebe destaque hoje e.

    Pouco se fala a respeito da obra básica primária e essencial do Espírito Santo que é exatamente essa a aplicação da obra de Cristo na vida daqueles que são chamados pelo evangelho e isso me leva até ser o ponto quando é que esse selo acontece e aqui nós encontramos várias opiniões não existe unanimidade a respeito desse assunto antigos reformados entendiam que o selo com Espírito Santo que Paulo se refere aqui é uma experiência que vem depois da conversão seria alguma coisa mais ou.

    Menos assim você cria em Cristo como senhor e salvador o espírito santo vinha morar no seu coração algum momento depois uma semana um mês um ano você era selado com Espírito Santo que era uma experiência profunda com Deus em que você recebia grande ousadia poder para testemunhar escritores como Martin lloy Jones por exemplo que são muito lidos e conhecidos entre os reformados Ele defende essa posição ele diz que o selo do Espírito.

    Santo é diferente da conversão na conversão nós recebemos o Espírito Santo mas é preciso que depois você seja selado com Espírito Santo o selo do Espírito Santo lhe dá ousadia lhe dá coragem lhe dá poder para você testemunhar uma posição parecida com essa é a posição do dos irmãos Pentecostais eles inclusive se referem ao selo do Espírito Santo como sendo a segunda benção.

    Eles também acham que quando nós nos convertemos o espírito santo vem morar em nós mas você precisa essa é a primeira benção Mas aí você precisa da segunda benção que é o batismo com Espírito Santo ou o selo do Espírito Santo o qual é sempre testificado pelo falar em línguas se não houver línguas você não foi selado pelo Espírito Santo e não foi batizado pelo Espírito Santo eu quero dizer porque que eu não penso que eu quero dizer porque é que eu penso que essas duas posições elas estão.

    Erradas a primeira e muito simples é é uma questão de gramática na língua grega olha o que é que diz o Versículo em quem também vós depois que ouvistes a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação tendo nele também querido foste selados com o santo espírito da promessa a gramática grega exige que estes dois verbos aí tendo nele também crido e foste selados.

    Eles sejam concomitantes Paulo Está se referindo a duas ações que acontecem ao mesmo tempo a nuances da gramática grega que faz fazem com que nós interpretemos verbos como tendo ação posterior à ação do verbo principal mas a maneira como está escrito aqui o que Paulo está dizendo é que o crer no senhor Jesus e o ser selado pelo Espírito Santo Acontece.

    Ao mesmo tempo São ações concomitantes não existe um lapso entre as duas coisas nós somos selados com Espírito Santo no próprio momento em que arrependidos dos nossos pecados cremos em Jesus como senhor e salvador é naquele momento que o Espírito Santo cela a ideia de selo está exatamente ligada a própria ideia da conversão passamos da morte para a vida nós nos arrependemos estamos entrando no reino de Deus ali nós Recebemos a garantia de que nós.

    Isso não quer dizer que depois e aqui é muito importante para nós reformados pensarmos nisso no que eu vou dizer porque por causa de exageros no campo Pentecostal nós tendemos aí para o outro lado o fato de que o selo com o Espírito Santo acontece no momento da conversão não quer dizer que você não possa ter experiências com Espírito Santo depois Você Pode Ter Experiências Profundas com Espírito Santo experiências de poder.

    Experiências que mexem com você emocionalmente experiências que podem transformar a sua vida eu não tenho nenhum problema em dizer isso de fato a conversão é a primeira bênção mas não tem só uma segunda não tem uma terceira uma quarta Uma quinta vida toda nós vamos ter experiências com Espírito Santo se você de fato quiser isso agora eu só não creio que devemos chamar estas experiências depois da conversão de batismo ao selo do Espírito porque tanto.

    O batismo como selo a ideia de ambos é de iniciação o batismo é um rito de iniciação o batismo com o Espírito Santo acontece quando você se converte quando você crê no Senhor Jesus quando você é justificar e aí você é batizado no corpo de Cristo pelo Espírito Santo você faz parte do corpo de Cristo é por isso que Paulo escrevendo aos Coríntios Capítulo 12 verso 3 ele diz todos vocês foram batizados do Espírito Santo ele tá falando para a igreja toda e é curioso que mais adiante no mesmo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KAAf5uc_41M

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem