Como criar Relacionamentos no Power BI

Como criar Relacionamentos no Power BI Fala pessoal tudo bem Victor diet part cursos aqui e essa aqui é uma aula para você entender como funciona os relacionamentos no polegay como é que você pode criar o relacionamento entre.

Como criar Relacionamentos no Power BI

As suas tabelas é muito importante também né você entender o conceito de tabela fato tabela dimensão chave primária chave estrangeira vou comentar tudo isso nessa aula para você não ter.

Nenhum tipo de problema né na interação entre os seus visuais entre os seus gráficos quando você for montar o seu dashboard é se você tem mais que uma mais que uma tabela aqui na importada.

Para o Power Pode ser que você precise criar esses relacionamentos e entender Qual que é o relacionamento correto para os seus gráficos e visuais funcionarem corretamente Bora comigo para o vídeo.

já estamos aqui na tela do barbear e eu vou deixar na descrição dessa aula exatamente este arquivo aqui do Excel que contém quatro tabelas que você vai.

Poder baixar Caso você queira né desenvolver praticar junto comigo na aula primeira coisa que eu vou falar Pode ser aqui mesmo no Excel não tem nenhum tipo de problema é a diferença.

Entre uma tabela fato e uma tabela de menção ou tabela característica como é conhecida basicamente o que que nós temos aqui ó quatro tabelas uma tabela de relatório por exemplo aqui.

Acontecem várias vendas Então essa venda é uma nota fiscal né várias vendas aqui vão acontecendo e nós temos aqui outras tabelas essa aqui por exemplo é uma tabela né da minha equipe eu já tenho o.

Código de vendedores únicos aqui é uma tabela dos meus produtos que eu tenho códigos únicos de cada um dos produtos e aqui é uma tabela calendário né que cada data que é uma data única também se a.

Gente fosse classificar isso aqui é o nosso relatório nós teríamos uma tabela fato Porque vão acontecendo várias vendas eu posso ter duas vendas iguais Duas vendas do mesmo produto né Duas.

Vendas que peguem no meu código por exemplo o código do produto aqui ó 5.015 Saiu Duas vendas diferentes dele ok então é uma venda que acontece em várias vezes já uma tabela dimensão por exemplo.

Esta minha tabela da minha equipe eu só tenho um Pedro Moreira né Eu só tenho um único vendedor só tenho um código 20.000 001 né no caso aqui é só tem produtos também aqui a minha tabela de produtos.

Veja Mais Cursos:

    Também é uma tabela dimensão Porque esse - Excel e Power BI

    Produto aqui É exatamente esse produto aqui eu só tenho um com esse código e assim por diante então uma tabela dimensão barra característica ela me dá.

    Por exemplo provavelmente as características né de cada uma das coisas que eu tenho a data é a mesma coisa tá esse aqui é uma coisa que você precisa entender e o segundo ponto a.

    Diferença entre chave primária e chave estrangeira ó Aqui nós temos Chaves primárias tanto em produtos quanto em equipes né no caso o código aqui é uma coluna que contém Chaves primárias aqui.

    Na equipe também é o código são Chaves primárias Por que elas não se repetem várias vezes eu só tenho 20.000 004 aqui que é a Rebeca Afonso já no relatório os códigos que eu tenho por exemplo é tanto.

    O código do vendedor como o código do produto são Chaves estrangeiras porque os códigos se repetem essa aqui é a explicação mais simples para você entender essa diferença entre tabela.

    Fato e tabelas dimensões que nós temos e também chave primária e chave estrangeira feito isso nós podemos até voltar para o nosso powerbiai esse arquivo do Excel aqui a gente pode pode.

    Deixar lá não tem nenhum tipo de problema ele está na descrição da aula para você baixar eu vou vir aqui ó importar arquivo na área de trabalho eu vou pegar esse arquivo é esse aqui ó.

    Base de dados comercial vou clicar em abrir então é este arquivo aqui que eu vou abrir vai reparar que o barbear vai mostrar as quatro tabelas que a gente tem né quando lá no Excel está como.

    Tabela aparece assim ó propriamente as tabelas são elas que nós vamos pegar nós temos quatro tabelas uma duas três quatro o intuito dessa aula não é a gente fazer nenhum tipo de.

    Excel e Power BI - De tratamento de dados nem nada tá tem

    Outros vídeos no canais sobre nós vamos clicar diretamente aqui em carregar que os meus dados essas quatro tabelas já vão aparecer exatamente aqui ó tá.

    Carregando alguns segundinhos perfeito na parte de dados nós já temos essas quatro tabelas para criar os relacionamentos é extremamente simples eu tenho a parte aqui ó exibição de.

    Modelo aqui na parte provavelmente os relacionamentos a gente já vai chegar lá vamos voltar aqui na exibição do relatório e fazer e fazer a renomeação aqui pra gente saber o que.

    Que é uma tabela fato e uma tabela dimensão então lembra que nós falamos né a tabela relatório o botão direito renomear e aqui em veditava eu vou deixar por exemplo um F que é uma tabela.

    Fato e as demais são tabelas de dimensão eu vou clicar o botão direito renomear a gente coloca um D aqui antes só pra gente se localizar Será que a equipe também o botão direito renomear.

    Coloca um d e tabela de produto também o botão direito renomear coloca um D Ok apenas por uma questão de organização agora quando a gente volta aqui nessa parte exibição né do modelo a.

    Gente pode até deixar esse posicionamento a nossa tabela fato aqui em cima e a gente pode deixar isso aqui eu consigo arrastar eu consigo arrastar posso deixar só por organização mesmo tá.

    As tabelas as outras tabelas aqui embaixo dimensão tá então colocamos a nossa tabela fato aqui em cima e a tabela dimensão aqui embaixo você deve ter reparado que por.

    Padrão Pode viajar já criou alguns relacionamentos né ligando né eu reparei esse relacionamento ele ligou o código do produto aqui com o código do produto dessa outra tabela para os gráficos.

    Visuais interagirem entre si aqui também aqui aqui já conectou propriamente código do vendedor tá a gente pode deixar mas eu vou clicar com o botão direito eu vou excluir tá que a gente.

    Vai partir do zero vamos fazer essa criação para você e entender perfeito que eu vou clicar em si então estamos aqui na parte dos relacionamentos Zerado e basicamente Existem duas maneiras de.

    Você criar os relacionamentos né criar as relações uma delas é clicar aqui ó em gerenciar relações vai abrir Exatamente isso aqui né a gente poderia fazer detecção automática ou clicar em novo e.

    Fazer o relacionamento por aqui quer ver a gente pode fazer por exemplo aqui ó vamos começar com essa nossa tabela dimensão de calendário que a gente tem data é que a gente tem data então a.

    Gente entende que é um relacionamento que precisa ser criado porque precisa conversar entre si então vou clicar em novo né Essa minha primeira tabela aqui eu vou selecionar por exemplo esse.

    Relatório Na verdade vou trazer na primeira aqui a de calendário de calendário e aqui a f relatório e qual que é a cardialidade aqui embaixo né primeiro eu preciso.

    Clicar na coluna vou clicar aqui em data e aqui data NF então selecione as duas colunas habilitou aqui embaixo para mim ó cara de realidade um para muitos porque um para muitos nessa minha tabela.

    Dimensão as datas são datas únicas não se repetem tá já na minha tabela na minha tabela fato né pode ser que tenha duas três vendas no mesmo dia então pode ter que as datas se repetem então de um.

    Né uma única vez para muitos pode acontecer várias vezes esse é o pensamento se eu clicar aqui ó existe outros relacionamentos existem qual que mais utiliza um para muitos pode ser que.

    Tenha também muitos para um né é um um para um ou também muitos para muitos eu vou clicar eu vou clicar aqui em um para muitos aqui eu vou deixar o único e vou clicar em Ok perfeito já foi criado aqui.

    Eu posso clicar em fechar olha só o que apareceu então quando eu passo aqui em cima dessa nesse relacionamento ó já mostra as duas datas e aqui mostra o número um e aqui um asterisco o.

    Asterisco significa muitos Então eu tenho um relacionamento de um para muitos sempre fazendo um da minha tabela dimensão e muitos aqui da minha tabela fato Esse é o pensamento vamos fazer o.

    Segundo exemplo aqui ó da minha tabela de equipe para minha tabela de relatório tabela dimensão e Aqui nós temos uma tabela fato que que a gente tem como aqui se eu olhar nas colunas o código do.

    Vendedor o código vendedor e código vendedor eu posso clicar com botões esquerdo em vez de vir aqui em gerenciar relações Esse é o segundo jeito até mais rápido eu clico e arrasto ó esse para.

    Cima desse ó já cria um relacionamento também de um Para muitos é importante sempre você conferir a caridade aqui para você não cometer nenhum erro então também já foi criado e se a gente pegar.

    Agora aqui a nossa a nossa tabela relatório com a tabela produto O que que a gente tem em comum o código do produto então clica aqui ó código do produto botão esquerdo arrasto código do produto.

    Acabou de criar um relacionamento também um para muitos repare que na tabela fato do nosso relatório sempre chega para muitos e as demais tabelas partem para um Por que que nós precisamos criar os.

    Relacionamentos né esse esse relacionamento aqui ó código do produto depois o powerbiai em ambas as tabelas ele procura as outras colunas e relaciona tá você vai entender quando.

    Você for criar seus gráficos os slide a gente não vai fazer isso nessa aula mas se você não tiver os relacionamentos criados corretamente não vai ter interação né quando você clica tem.

    Aquela dinâmica os gráficos mudam juntos tá então é muito importante você entender essa parte dos relacionamentos não pode beber água depois você pode até analisar ver se tem alguma outra coisa.

    AVISO LEGAL: AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal.

    ✅ MATRÍCULAS ABERTAS - Cursos Online de Excel e Power BI

    Aprenda do básico ao avançado com videoaulas diretas de 10 a no máximo 20 minutos com passo a passo de todos os módulos (Planilhas, Tabelas, Gráficos e Dashboards profissionais).

    Os Cursos contam com certificados que podem ser utilizados como capacitação profissional e horas extracurriculares

    VAGAS LIMITADAS!!! ⌛ Clique no Link do Vídeo e aproveite o preço PROMOCIONAL: https://www.youtube.com/watch?v=DAKUB8rurhY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem