10 - Quatro atitudes para com o sofrimento (2Co 4.16--5.10)

10 - Quatro atitudes para com o sofrimento (2Co 4.16--5.10) Queria convidá-lo a abrir a sua Bíblia na segunda carta de Paulo aos Coríntios no Capítulo 4 hoje nós vamos do verso 16 até o verso é o verso 18 do Capítulo 4 e vamos entrar no capítulo 5 até o verso 10 por isso não desanimamos pelo contrário mesmo que o nosso homem exterior se corrompa contudo nosso homem interior se renova de dia e dia porque a nossa leve momentânea tribulação produz para nós eterno peso de Glória acima de toda a.

10 - Quatro atitudes para com o sofrimento (2Co 4.16--5.10)

Comparação Não atentando nós nas coisas que se veem mais nas que se não vem porque acho que se vens são temporais e as que se não vem são eternas sabemos que se nossa casa terrestre desse Tabernáculo se desfez nós temos da parte de Deus não é difícil casa não feita por mãos eterna nos céus e por isso nesse Tabernáculo gememos aspirando por sermos revestidos da nossa habitação Celestial se todavia formos encontrados vestidos e.

Não nos Pois na verdade os que estamos nesse Tabernáculo gememos angustiados não por querermos ser despidos mas revestidos para que o mortal seja absorvido pela vida ora foi o próprio Deus que nos preparou para isso outorgando-nos o penhor do Espírito temos portanto sempre bom ânimo sabendo que enquanto no corpo estamos ausentes do Senhor visto que andamos por fé e não pelo que vemos entretanto estamos em plena confiança.

Preferindo deixar o corpo e habitar com o senhor e é por isso que também nos esforçamos que é presentes quer ausentes para lhe sermos agradáveis porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo bem ou mal que tiver feito por meio do corpo gente é tanta coisa aqui nessa passagem que eu eu vou apenas passar por alto né tocando.

Praticamente cada Versículo desse merece uma exposição e um estudo mais detalhado Aqui nós temos Paulo revelando coisas a respeito da morte da vida eterna da Ressurreição também de como nós devemos viver aqui nesse mundo no meio dos Sofrimentos na nossa última mensagem nós vimos que Paulo estava ou está nessa parte da carta defendendo autoridade do seu ministério contra falsos mestres que.

Tinham entrado na igreja de Corinto estavam atacando direito de Paulo como Apóstolo e autoridade dele como mensageiro de Deus Paulo Então se defende ele começou a fazer isso desde o capítulo 2 e na última mensagem nós vimos mais dois argumentos ou mais dois temas que ele toca referente ao seu ministério um tom de defesa o primeiro a causa do seu aparente fracasso no ministério entre os juDeus nós vimos isso dos versos de 1 a 6 e depois ele fala da.

Causa e do Propósito dos seus Sofrimentos isso porque aqueles falsos Mestres diziam que uma pessoa que sofria tanto como Paulo não podia ser de Deus como é que é uma pessoa que apanhava onde ele passava quando não era preso e apedrejado era expulso da cidade não tinha casa própria não tinha carro do ano não tinha riqueza não tinha absolutamente nada dependia da caridade dos outros vivia fugindo né dos seus inimigos como é que essa pessoa podia ser de Deus a resposta de Paulo é que.

Deus usava o Sofrimentos vocês lembram o ponto principal da última mensagem que ele se via como um vaso de barro que tinha que ser quebrado para que o tesouro que ele trazia dentro que era o conhecimento de Cristo pudesse brilhar e abençoar pessoas Então os Sofrimentos tinham propósito de quebrar o apóstolo Paulo mantê-lo humilde diante de Deus para que o conhecimento que ele tinha a respeito da Glória de Deus em Jesus Cristo pudesse ser transmitido aquele.

Continua esse tema do sofrimento né no ministério por que que ele sofria tanto e na passagem que eu li para vocês ele expõe de que forma ele reagia a esse Sofrimentos como é que Paulo enfrentava todo aquele sofrimento vocês lembram que eu li quatro listas dos Sofrimentos de Paulo na primeira carta aos Coríntios aqui na segunda carta tem três nós Lembra daquela lista que eu falei nudez perigo espada perigo de salteadores perigo de morte é quase que.

Ele morre afogado foi fustigado pelos juDeus levou 39 varadas né dos juDeus então a lista de Sofrimentos é muito grande como é que Paulo encarava tudo isso e aqui nós tivemos ver ele ele menciona quatro atitudes vamos dizer assim que ele tinha para com o Sofrimentos que vinham na sua vida primeiro ele não desanimava debaixo desse Sofrimentos tá aí do verso 6 até o verso 18 segundo ele aspirava ou ele ansiava muito a.

Ressurreição dos Mortos era o que mantinha ele andando porque ele tinha em vista a ressurreição dos Mortos quando então o sofrimento acabaria e ele entraria na presença de Cristo e viveria eternamente na felicidade que Deus prometeu terceiro isso aí tá do verso um até o verso 5 do Capítulo 5 a terceira atitude dele é que ele tinha sempre bom ânimo tá aí do Capítulo 5 do verso 6 a 7.

Sempre animado apesar de todo sofrimento em último lugar ele se esforçava para agradar a Jesus aqui nesse mundo no meio do sofrimento versos de 9 a 10 nós podemos aprender com o apóstolo Paulo não é porque embora os nossos Sofrimentos não chegam nem perto né do que que ele passou todavia os princípios que estão aqui se aplicam para nós e nós temos outros tipos de Sofrimento nós sofremos por doença sofremos por.

    Opressão Econômica sofremos por conta de pessoas que nós amamos e que estão sofrendo a gente sofre com elas também

    Sofremos com inimigos sofremos com calúnias com mentiras e oposição uma série de outras coisas o que quer que seja esses princípios aqui nos ajudam a lidar com sofrimento e a dor aqui nesse mundo então vamos ver como é que Paulo encarava o Sofrimentos começando então com o que ele diz os versos 6 a 18 de que ele não desanimava veja.

    Especialmente é o início do verso 16 ele diz por isso não desanimamos o isso aí é o que nós vimos antes não é o propósito dos Sofrimentos porque é que Deus permitia eu sofrer é porque através do sofrimento Paulo se tornava útil ou a outras pessoas por isso então ele não desanimava desanimar seria desistir seria abandonar o trabalho dele um trabalho que trazia de fato muita dor ser pregador do.

    Evangelho no meio de um povo que não queria ouvir e que maioria das vezes o rejeitava e o expulsar mas ele não desistia de cumprir aquela missão que Deus tinha andado para ele e nem pedir empolgação né ele não somente não abandonava como ele também Não perdia empolgação e Não perdia o entusiasmo de fazer aquilo aquela obra que Deus havia dado para ele ao contrário ele diz aí no verso vocês ele o seu entusiasmo o seu ânimo e a sua fé se renovavam.

    Diariamente Se você prestar atenção no verso 16 você vai ver que Paulo tá dizendo isso fazendo um contraste entre o homem exterior e o homem interior deixa eu ler de novo verso 16 por isso não desanimamos pelo contrário mesmo que o nosso homem exterior se corrompa contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia o que é o homem exterior O Misterioso é o que nós somos aqui nesse mundo sou eu com o meu corpo os meus relacionamentos e meus contatos aqui na.

    Realidade sou eu enquanto pai enquanto marido enquanto trabalhador enquanto pessoa enquanto idoso enquanto doente enquanto sofredor enquanto precisando enquanto tendo necessidades é isso que é o homem exterior é o que eu sou nesse mundo presente e Paulo diz que esse homem exterior ele está se corrompendo corromper aqui significa deteriorar e a medida que os anos passam É verdade o meu homem exterior o que eu sou aqui vai.

    Se deteriorando a saúde vai acabando a vista vai escurecendo os ouvidos vão ficando surdos à disposição e o ânimo vão diminuindo o apetite vai se afetando a saúde vai sendo mimada e finalmente eu vou me corrompendo né você não corrompido deteriorando até que finalmente eu vou voltar de onde eu vim O que é pó torna ao Pó Essa é a trajetória do homem exterior é a sua trajetória é a minha.

    Aqui nesse mundo ou seja o que eu sou o que eu tenho meus relacionamentos os papéis que eu exerço aqui nesse mundo eles todos estão caminhando para o fim eu estou envelhecendo eu estou ficando cada vez mais doente meus sentidos Já não são mais os mesmos Eu já não tenho mais a mesma disposição o apetite já não é mais o mesmo e isso vai ficando cada vez pior até que finalmente a morte vai bater a nossa porta mas enquanto isso.

    Acontece o homem interior diz o apóstolo Paulo goleiro de novo se renova de dia em dia se renova de dia o que é o homem interior é aquilo que eu sou com relação a Deus filho de Deus justificado em Cristo Jesus unido a Jesus Cristo pelo Espírito Santo parte da nova criação que Deus fez veja o contraste não é nós somos na verdade como se nós isso aqui fosse uma santa.

    Bipolaridade né uma santa esquizofrenia por um lado no que eu sou referente ao mundo isso tá indo para baixo Mas o que eu sou com relação a Deus está indo para cima então enquanto eu me meu corpo e o que eu sou aqui vai se corrompendo o que eu sou com relação a Deus vai se renovando então eu tenho dois movimentos dentro de mim um para baixo não não dentro de mim há dois movimentos em mim um para baixo que a minha vida.

    Aqui nesse mundo e outro para cima que é o meu relacionamento com Deus por isso

    Que Paulo não desanimava porque ele sabia que enquanto mesmo que a cada dia ele fosse ficando velho doente fraco as dores aumentando os problemas aumentando por outro lado por dentro o amor dele a Deus a sua esperança a sua fé o conhecimento de Deus a segurança e a expectativa e esperança da vida eterna.

    Aumentavam todo dia diariamente o novo homem é renovado enquanto o velho vai passando eu poderia então com isso dizer que quanto mais idoso é o crente mas ele é moço por dentro não é isso é verdade a respeito de todo o verdadeiro crente ele ganhou experiência ele aprendeu O que é que o Sofrimentos significam ele aprende a desejar as coisas de Deus tem coisas que só a idade podem Trazer isso eu não.

    Quero dizer que com isso os jovens crentes não podem experimentar essa essa coisa porque até as crianças né ela já sofrem desde cedo sofrimento marca a nossa vida e é uma criança pode entender isso que eu tô dizendo ela sofre ela tem angústias ela tem dificuldades adolescentes e jovens também mas se ele tem consciência da da comunhão com Deus ele não desanima eu não desanimo de o apóstolo Paulo porque eu sei que estas coisas elas vão passar.

    Mesmo mas o meu novo homem o homem interior ele se renova cada dia era assim que Paulo via a realidade como é que Paulo conseguia isso como é que ele conseguia essa renovação diária Ele explica nos Versículos seguintes no verso 17 a gente percebe que Paulo ele ele viu o quadro maior e ele mostra isso através de uma comparação ele diz assim olha a nossa leve e momentânea tribulação que é o nosso homem exterior.

    Aqui nesse mundo produz para nós eterno peso de Glória acima de toda a comparação Você viu o quadro maior ele fazia uma comparação ele comparava a glória que está reserva que está preparada maior para nós com o que ele chama aqui de nossa leve e momentânea tribulação por pior que o seu sofrimento seja ele é leve e momentâneo comparado com peso da Glória que nos.

    Espera então se você tem esse quadro maior em vista você vai enfrentar o sofrimento da maneira correta você vai não vai desanimar não vai desanimar porque você tá vendo o quadro maior o problema quando chega o sofrimento é que o crente perde o foco ele foca na dor ele Foca no problema ele Foca no na aflição ele foca na frustração e ele deixa de ver o quadro maior de que essas coisas na verdade elas estão contribuindo para renovação do homem interior e preparando para aquela Glória.

    Que Deus tem reservada para nós Paulo Então tinha um quadro maior em vista e ele faz preparação para isso e não somente isso aqui no verso 18 tem outro segredo de Paulo ele prestava atenção nas coisas que realmente importavam veja o que ele diz no verso 18 Não atentando nós a tentar aqui quer dizer prestar atenção não prestando atenção nas coisas que se veem mas nós que se não vem porque as coisas que se veem são.

    Temporais e as que não se veem são eternas Gente o que que causa mais sofrimento para gente não são as coisas que a gente vê as coisas que a gente sente é um amigo é uma casa é uma propriedade é um negócio é dinheiro são pessoas é um mundo ao nosso redor o mundo material é isso que nos provoca mais aflição eu queria ser isso eu queria ter aquilo eu não queria que as coisas acontecesse desse jeito porque que aconteceu isso perdi uma pessoa tô doente tô aflito se você focar.

    Nas coisas que se vem você vai sofrer você vai ser infeliz o foco tem que ser nas coisas invisíveis nas promessas de Deus como ele diz aqui eu não presto atenção nas coisas que se vem não é que nós vamos negar a realidade né que isso é budismo budismo nega a realidade e o sofrimento não é que você vai negar a realidade mas o seu foco não é isso aqui não pode ser a sua família as pessoas que você gosta a sua casa o.

    Seu carro o seu emprego a sua saúde o seu Hobby suas coisas prediletas porque estas coisas ele diz aqui são temporais elas vão passar vão se corromper juntamente com um homem exterior Mas as coisas invisíveis elas são eternas O que são as coisas invisíveis Deus Cristo Espírito Santo perdão de Pecados a vida eterna o Novo Céu e a nova Terra as promessas de Deus essas coisas não se vêm com os nossos sentidos.

    Mas é nelas que eu tenho que focar a minha atenção se eu viver aqui nesse mundo como Paulo diz aqui primeiro vendo quadro maior leve momentânea tribulação peso de glória e focar nas coisas invisíveis eu vou ter a mesma atitude de Paulo no início do verso 16 eu não desanimo problema é que quando o sofrimento vem o crente desanime deixa de orar é perde a vontade de ler a Bíblia pede a vontade.

    De ir para igreja pede a vontade de ele desanima como não desanimar Paulo tá explicando aqui você foca nas coisas invisíveis nas coisas que são eternas veja o quadro maior e saiba que enquanto o seu sua existência aqui nesse mundo está se destionando deteriorando se desonecendo contudo o homem interior que vai herdar todas as coisas o que vai ficar para todo sempre ele se renova todo dia ou.

    Seja é uma questão de perspectiva Você nota que Deus não promete tirar o sofrimento e nem promete que os seus filhos já mais passaram por sofrimento ao contrário a Bíblia sempre nos diz que através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus a bíblia Jesus Cristo disse no mundo tereis aflições Então quando você diz assim Deus eu estou no meio de um sofrimento muito grande por favor me ajuda provavelmente Deus não.

    Vai tirar aquele sofrimento mas ele vai mudar a sua perspectiva ele vai querer que você olhe para o sofrimento da perspectiva correto quadro maior o quadro maior o sofrimento é usado por Deus para nos ensinar todas estas coisas era assim que Paulo encarava os Sofrimentos em primeiro lugar ele não desanimava segunda coisa ele aspirava ele desejava ele ansiava a ressurreição dos mortos de um a cinco Paulo tinha certeza de que o estado da.

    Ressurreição era infinitamente melhor e mais glorioso do que o nosso estado aqui a ponto dele fazer um contraste você vê aí no verso primeiro ele diz que a nossa vida aqui o nosso corpo aqui é como uma barraca é como um Tabernáculo enquanto que o corpo da Ressurreição é um edifício eterno feito por Deus nos céus olha o que ele diz no verso primeiro sabemos que se a nossa casa terrestre.

    Deste Tabernáculo Tabernáculo é uma barraca né se a nossa casa terrestre desse Tabernáculo se disser o que é que ele tá se referindo a morte eu sei que se o meu Tabernáculo a minha barraca que é o meu corpo se Deus fizer Ele tá dizendo da morte eu tenho da parte de Deus um edifício não a barraca mas não é difícil casa não feitas por mão não feita por mãos mas feita pelo próprio Deus eterna.

    Em contraste com o nosso corpo que é passageiro nos céus o que que Paulo Está se referindo ao corpo da Ressurreição a ressurreição dos Mortos se o meu corpo aqui se desfez e ele vai se desfazer eu vou ganhar de Deus um corpo superior é tão superior como é difícil um castelo um Palácio feito por Deus é superior a um barraco feito por mãos humanas aqui nesse mundo eu tô acostumado a ver barraco porque eu.

    Morei numa cidade como Recife que tinha e tem muitas favelas morei em São Paulo não é onde tem muitas favelas e viajei muito para o Rio de Janeiro Então se o que é um barraco eu sei o que é essas casas feitas de papelão de saco plástico não é Paulo compara a nossa existência aqui é uma morada desse tipo e contrasta com um edifício eterno que nunca vai se.

    Destruir feito por Deus nos céus é a comparação entre o corpo da Ressurreição e o nosso corpo aqui então Paulo tinha certeza disso por isso no verso 2 Ele disse que ele anseia ele geme de ânsia esperando a ressurreição por isso peço dois nesse Tabernáculo que é o nosso corpo nós gememos estamos gemendo aspirando por sermos revestidos da nossa habitação Celeste ou seja Paulo tinha consciência do que é que o esperava depois da morte ele tinha certeza de que depois da sua.

    Morte ele teria o corpo da Ressurreição e ele ansiava por isso ele ele gemia no seu coração como que dizendo assim ó Deus quando é que o senhor vai me libertar desse corpo me tirar dessa situação de sofrimento e de dor porque eu quero conhecer esse corpo glorioso eu quero conhecer esse estado maravilhoso de perfeição de Glória de felicidade eterna mas ele coloca aqui algumas qualificações primeiro no verso 3 ele.

    Diz que isso só vai acontecer para que quem é crente mesmo verso 3 se todavia fomos encontrado vestidos e não nos o que ele quer dizer com isso só se você tiver fé verdadeira Só se você tivesse sido vestido com a justiça de Cristo com as vestes de justiça que foram compradas para nós pelo correio Cordeiro aqui eu me lembro de uma parábola que Jesus contou de um banquete que foi dado por um homem né convidou muita gente e não é.

    Ninguém quis vir ele saiu arrastando quem ele achou levou para dar o banquete e todo mundo tinha uma roupa e de repente lá no meio da festa tem um cidadão que não está com a roupa nupcial e pergunta amigo como é que você entrou aqui e mandou o cara para fora e diz lá ele foi lançado para fora nas trevas onde havia chorou e ranger de dentes Jesus contou essa parábola A festa é o encontro com ele é o momento da Glória da Ressurreição e será para quem estiver vestido e não nuu é como nós estamos sem.

    Cristo nu é como nós estamos sem perdão de Pecados não é como nós nos encontramos na nossa rebelião sem certeza do Perdão de Deus e vivendo de acordo com as paixões desse mundo mas se estivermos vestidos com a justiça de Deus nós então depois da morte nós teremos esse corpo maravilhoso que nos espera na ressurreição dos mortos essa é a primeira qualificativa segunda que Paulo disse ele quer deixar claro que ele não.

    Tá desejando a morte porque ele disse que ele tá aspirando né ele aspira por esse por essa realidade futura então alguém pode até dizer assim que Paulo é viv não morrer não é e ele então explica no verso 4 na verdade os que estamos neste Tabernáculo gememos angustiados não porque queremos ser despidos mas revestidos para que o mortal seja absorvido pela vida ele está mais ou menos dizendo assim olha quando eu disse que eu tô gemendo né E desejando não é.

    Que eu quero morrer mas é que eu quero conhecer essa vida esse essa casa essa glória que Deus tem preparado para nós e o desejo é muito grande e o desejo é muito grande Paulo faz essa ressalva para que ninguém o acuse de estar promovendo suicídio né para que ninguém venha dizer que ele tá promover essa ideia de suicídio eles não não tô querendo morrer mas é que viver é muito mais glorioso né a vida depois da morte.

    É tão gloriosa que para mim eu aspiro tanto isso que não é viver aqui nesse mundo se torna irrelevante e secundário mas não que eu queira tirar minha vida e de fato mesmo que Paulo tivesse tanto desejo de conhecer esse corpo da Ressurreição e a vida gloriosa ele não tirou a vida dele ele foi morto no ano 66 na Via Ápia por ordem do Imperador Nero decapitado como inimigo do Império Romano Não é ele não tirou sua vida mas a vida foi tirada dele e ali quando ele foi decapitado ele.

    Então foi para a presença do Senhor e conheceu essa verdade que ele tanto queria e ele diz aqui no verso 5 que foi Deus O próprio Deus é que preparou para isso olha foi o próprio Deus que nos preparou para isso Ou torgando-nos o penhor do Espírito Santo Deus é o próprio Deus quem prepara os crentes para viver nesse mundo assim aspirando gemendo querendo o mundo.

    Celestial e o que é que nos faz querer isso o que que nos dá certeza disso ele diz aqui Deus nos deu o penhor do Espírito Santo todo mundo sabe o que é um penhor penhor a garantia né de que você vai pagar alguma coisa e Deus então nos deu uma garantia de que ele vai nos dar a vida eterna e a ressurreição dos mortos e um novo céu e a nova terra que garantia é essa a presença do Espírito Santo em nós então o espírito que habita em nós aqui nesse mundo enquanto vivemos.

    Aqui enquanto o nosso corpo corpo exterior homem exterior está Se corrompendo o Espírito Santo está nos renovando ele está nos reanimando nos preparando para aquele momento em que nós teremos a vida eterna então Essa é a segunda atitude de Paulo lembrando ele diz primeiro que ele não desanimava porque ele viu o quadro maior não é ele tava vendo o quadro maior ele prestava atenção nas coisas que não se viam as coisas invisíveis porque elas são eternas depois ele disse que sempre.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AJtOAuXTYxA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem