17. Chegou o fim sobre o meu povo (Am 8.1-14)

17. Chegou o fim sobre o meu povo (Am 8.1-14) Irmãos abramos a palavra de Deus no livro do profeta Amós Capítulo 8 Só faltam dois amostra Capítulo 8 nós vamos do verso primeiro até o verso 14 cobrindo todo o capítulo nessa noite o Senhor Deus me fez ver isso Eis aqui Um cesto de frutos de verão.

17. Chegou o fim sobre o meu povo (Am 8.1-14)

E perguntou o que vez a nós e eu respondi um sexto de frutos de verão Então o senhor me disse chegou o fim para o meu povo de Israel e jamais passarei por ele mas os cânticos do templo naquele dia serão uivos Diz o Senhor Deus multiplicar-se aos cadáveres em todos os lugares serão lançados fora silêncio ouvir isto voz que tem desgana contra o necessitado e destruir Os Miseráveis da.

Terra dizendo quando passará a festa da lua nova para vendermos os cereais e o sábado para abrirmos os celeiros de trigo diminuindo Efa e aumentando ciclo e procedendo dolosamente com balanças enganadoras para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados foram um par de sandálias e vendermos o refugo do trigo jurou o senhor pela glória de Jacó eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre por causa disso não estremecerá a terra e não sem lutará.

Todo aquele que habita nela certamente levantasse a toda como Nilo será agitada e abaixará como rio do Egito sucederá que naquele dia diz o senhor o senhor Deus farei que o sol se põe ao meio-dia e entranebrecerei a terra em dia Claro converterei as vossas festas em luto e todos os vossos cânticos em Lamentações porém pano de saco sobre todos os lobos e calvas sobre toda a cabeça e farei que isso seja como luto.

Por filho único cujo fim será como dia de amarguras Eis que vendias o Senhor Deus em que viarei fome sobre a terra não de pão nem de ser de água mas de ouvir as palavras do Senhor andarão de mar a Mari do Norte até o Oriente correrão por toda parte procurando a do Senhor e não encontrarão naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede e os que agora juram pelo ídolo de Samaria e dizem como é certo viver o.

Teu Deus odan e como é certo viver o culto de berseba esses mesmos cairão e não se levantaram jamais vamos orar senhor nós pedimos que teu espírito santo ilumine o nosso entendimento e que o senhor Abra o nosso coração para entendermos o que o profeta Amós nos diz aqui da tua parte nós queremos senhor não somente entender o texto mas saber qual o significado dele para nós hoje nós Oramos pelas pessoas que aqui se.

Encontram nessa noite sabemos que só o senhor pode transformar esse momento no momento de salvação de santificação redenção e libertação pelo poder do teu espírito santo por isso nós suplicamos a tua graça com perdão dos nossos pecados em nome de Jesus amém Cris nós estamos diante da quarta visão que o profeta Amós recebeu da parte de Deus concernente a nação de Israel como.

Os irmãos lembram O livro é dividido em duas partes até o capítulo 6 a mostra pronuncia uma série de sentenças contra a nação de Israel por conta dos seus pecados por conta da dureza do seu coração porque consistentemente recusava ouvir a palavra de Deus apesar de irem aos templos irem a perceba julgar o Betel adorar a Deus seguir o calendário religioso dos juDeus enfim oferecer sacrifícios demonstrar toda aquela religiosidade que nós já vimos.

Até o capítulo 6 Deus manda o profeta Amós exatamente denunciar a hipocrisia da Nação de Israel e anunciar o juízo casa na ação não se arrependa do Capítulo 7 até o 9 que é a segunda grande parte do livro nós temos um registro de cinco visões que Deus deu ao profeta Amós referente ao que haveria de acontecer com a nação de Israel a primeira visão é uma visão de Praga de gafanhotos Amós ver os gafanhotos chegando e comendo tudo que havia sobre a face da terra e para uma nação.

Agrícola que dependia da Agricultura como era Israel aquilo era o fim a morte fica tão compadecido que ele pede a Deus que aquilo não aconteça e Deus escuta a oração de Amós e disse não vai acontecer e Deus da outra visão dessa feita é um grande fogo um grande incêndio como uma seca escaldante abrasadora que seca inclusive as fontes subterrâneas um juízo pior do que o primeiro e mais uma vez o coração do profeta que parece.

Durão né até o capítulo 6 anuncia no juízo O Profeta se quebranta diante de Deus eles Deus Jacó é pequeno teu povo é pequeno como é que ele vai suportar isso aí para e Deus resolve atender pela segunda vez o profeta e diz não vou mandar aí Deus dá uma terceira visão nessa terceira visão Deus está em cima de um muro ele tem um prumo e ele tá vendo que o muro tá barrigado né a gente sabe que é um muro barrigado com o tempo ele vai como a gente também né Com o tempo a barriga vai e Deus lá medindo e.

Dizendo esse muro tá imprestável eu vou destruí-lo completamente a nós nem intercede mais porque no final da Visão Deus diz assim eu não mais perdoarei o pecado de Israel não mais passarei por ele no sentido de passar por cima dos pecados sem levá-los em consideração e então Deus avisa através de Amós que ele vai acabar com a dinastia do Rei Jeroboão Jeroboão segundo era o Rei nesse período era um rei muito bom estrategicamente falando militarmente era um sucesso.

    Economicamente tinha colocado a nação de Israel numa posição muito boa mas era um

    Idólatra ia para o santuário de Betel adorar o bezerro de ouro que gerou bom primeiro ser um ancestral havia colocado lá era um homem ímpio que não andava nos caminhos de Deus e Deus então anuncia o fim da dinastia dele e diz que os santuários todos que haviam na ação de Israel no reino do norte seriam destruídos porque cheios de Ídolos porque efeitos contra a vontade de Deus porque abrigava um culto que não era.

    Segundo a vontade de Deus Deus anuncia através de Amós esse fim e essa visão provoca o responsável pela religião do reino do norte que é um sacerdote chamado amazias no Capítulo 7 de 10 a 17 nós vimos a última vez que nós falamos pregamos o confronto de amazias com Amós a magia está extremamente incomodado a morte está dizendo que o santuário de Betel que era onde amazias eram sacerdote era o pastor.

    Lá da igreja de Betel que era a igreja do rei que era do rei ia adorar lá tinha inclusive uma casa especial para o rei lá em Betel e o rei ficava com toda a sua corte né quando ele ia lá ele tá me incomodado porque a morte estava dizendo que aquilo ia ser destruído e mais ainda porque a morte estava dizendo que a linhagem do rei a dinastia seria terminado E então primeira coisa que amazias faz é ir pro rei dizendo Olha o profeta Amós tá conspirando contra ti porque do jeito.

    Que ele tá falando ele vai insuflar o povo ele tá anunciando que o senhor vai morrer mentira nós não tinha dito que gerou bom ia morrer tinha dito que a descendência de Jeroboão não haveria permanecer mas amazias foi acusar falsamente a morte Diante do Rei querendo que o rei tomasse alguma Providência Aparentemente o rei Jeroboão disse assim vê quantos seguidores ele tem aí no Face não tem muitos não então não vai ter repercussão nenhuma deixa ele falar o.

    Que ele quiser o rei não se importou com a denúncia de amazias e a voz continuou pregando então a magias tentou uma segunda coisa quando os nossos inimigos não conseguem nos matar a próxima coisa que eles vão tentar fazer nos intimidar E é exatamente o que a amazias faz chega para nós e diz profeta vai para tua terra porque a nós era de Judá do reino do sul volta para tua terra lá tu vai comer o teu pão ali profetiza Mas aqui é a casa do rei é o templo do Reino é o.

    Santuário do reino tu não profetizarás mais aqui e o almoço né que era cuidador de ovelhas e era um pequeno agricultor lá da cidade de pecoa né do reino do sul ele diz amazias eu não sou profeta nem filho de profeta Ou seja eu não sou nem pastor nem seminarista eu não sou profissional não sou eu era Vaqueiro eu tinha um eu cuidava de gado lá em tecou a minha terra e tinha uma plantação de figos e Deus um dia me apareceu me tirou da minha profissão da minha terra e disse vai para o reino do norte vai até Israel e profetiza contra ele ou seja eu.

    Não estou aqui por dinheiro amazias porque nas palavras de amazias estava implícito que amostra tava fazendo que tava fazendo por motivos financeiros né porque eles assim vai ganhar o teu pão profetizando na tua terra amor disse eu não tô atrás disso eu tinha minha vida Deus é que me mandou para cá para profetizar e já que você tá falando disso eu vou dizer o que que vai acontecer com você a sua você vai se prostituir na cidade seus filhos vão morrer a espada você vai esse lugar bonito aqui vai ser destruído aquela.

    Casa que você tem aquela propriedade que você tanto estima ela vai ser entregue nas mãos dos Inimigos de Israel e sim a descendência do Rei haverá de morrer e a gente sabe que a palavra de Amós se cumpriu 60 e Poucos Anos Depois dessa profecia o rei sargão segundo a frente dos exércitos assírios ele invade o reino do norte toma Samaria todos os altos todos os as cidades importantes.

    Onde tinham os autos do santuários e faz uma destruição completa Deixando as mulheres as mulheres que ficaram sem marido sem sustento tinham que se prostituir para viver os filhos profeta amazias essa altura deviam ser netos né Realmente não ficou mais ninguém e de fato Rei juro bom a sua dinastia foi encerrada ali o rei inclusive foi um dos primeiros a ser levado em cativeiro já não era Jeroboão mas um descendente dele o que nós vemos aqui então é Deus.

    Retomando as visões três visões a terceira interrompida por amazias e aqui

    A quarta visão essa quarta visão é a visão de Um cesto de frutos de verão e o que nós temos no Capítulo 8 é a descrição dessa visão a Interpretação da visão que Deus dá que é chegou o fim para nação de Israel não não terei mais perdão chegou o momento do juízo é a primeira parte na segunda parte Deus.

    Volta a dizer porque é que ele vai destruir a nação de Israel seu próprio povo escolhido povo da Aliança porque que Deus vai fazer isso e a terceira parte que é o fim do capítulo 8 a uma descrição muito gráfica dos efeitos da invasão a Síria que haveria de acontecer algumas décadas depois dessas palavras de Amós Então o que eu quero nessa noite com vocês é ver cada uma dessas três partes entender exatamente o que é que a morte está dizendo e terminar com uma pergunta.

    O que é que isso tem a ver conosco que é que nós podemos aprender o que é que Deus quer nos falar a respeito dessa passagem Então a primeira parte do verso 1 até o verso 3 a visão que Deus deu ao profeta Amós a quarta visão e Deus fez a nós vê verso primeiro senhor Deus me fez ver isso O Profeta não tava procurando visões ele não tava pedindo a Deus esse tipo de coisa como é muito comum Hoje em dia as pessoas buscarem a Deus por uma visão ou.

    Qualquer outra coisa aqui ao contrário é Deus que vem ao seu instrumento e faz um instrumento ver alguma coisa e Deus fez a nós ver uma coisa bastante trivial comum Apenas Um cesto de frutas de verão diferente de algumas visões que aparecem por aí onde o pessoal vê até unicórnio de duas cabeças Deus mostrou Amós simplesmente Um cesto de fruta de verão fruto de verão significa fruto maduro porque era na época do verão que o fruto.

    Estava pronto para ser colhido era quando a safra estava pronta para ser ceifada e era quando o Israelita pegava os primeiros frutos da primeira tirada da da primeira safra os colocavam no cesto e levava para o templo como oferta a Deus de acordo com a lei de Moisés a lei de Moisés mandava exatamente isso que das Primícias do campo o Israelita levasse para o altar uma oferta a Deus significando a gratidão e o reconhecimento E que tudo que ele tinha.

    Era da parte de Deus e esse fruto então era geralmente o fruto quando a colheita estava pronta colheita estava o campo estava para ser ceifado a primeira parte fruto fruto maduro era levado no templo para Deus era isso que Deus mostrou para nós para ter certeza de que Amós estava vendo porque uma coisa Deus mostrar é outra a gente vê né então Deus pergunta mais o que é que você tá vendo amor Diga exatamente o que é que você tá vendo e amaldiço eu estou vendo um fruto eu tô vendo Um cesto cheio de frutos de verão.

    Ou seja de frutos que estão maduros então Deus dá interpretação no verso 2 o senhor me disse chegou o fim para meu povo de Israel e jamais passarei por ele em que sentido o cesto de frutos de verão significa isso no fato de que esses frutos eles estavam maduros e prontos para ser consumidos Israel era como aquele cesto de frutas maduras chegou o momento de ser.

    Consumido chegou o fim da Nação de Israel e disso Deus não voltaria atrás Como já tinha acontecido duas vezes sobre intervenção digo intercessão de Amós veja que ele repete a mesma coisa que tinha dito aqui no Capítulo 7 verso 8 chegou ao fim para o meu povo de Israel e jamais passarei por ele jamais passarei por ele remete ao período do êxodo quando a nação de Israel estava sob o.

    Domínio de Faraó Deus mandou Moisés trazendo pragas contra os Deuses do Egito e contra o próprio Faraó que era divindade Suprema na última praga Deus Avisa a morte dos primogênitos e dize ao povo seu povo que marque as portas das suas casas com sangue de um Cordeiro Cordeiro Pascoal e diz lá o texto que quando o Anjo destruidor passar pela porta é passar e ele vira o sangue ele passará.

    Pela porta e não entraria para executar o juízo então daí o nome Páscoa exatamente do verbo que significa passar Deus passa e ele não entra para executar o juízo então quando Deus diz aqui a nós eu jamais passarei outra vez por Israel quer dizer não vai haver uma segunda Páscoa um segundo Êxodo dessa vez eu vou entrar e eu vou fazer juízo dessa vez não haverá perdão as frutas estão maduras chegou tão no.

    Ponto e isso significa que Israel chegou ao fim e que eu não vou me arrepender disso não vou me arrepender disso essa interpretação que Deus deu a Amós e no verso 3 ele já antecipa duas coisas que vão acontecer quando chegar aquele dia em que Israel vai ser ceifado vai ser devorado como frutos maduros primeiro Mas verso 3 os cânticos do templo naquele dia serão uivos diz o senhor uma.

    Referência ao fato de que a nação de Israel em que Pese toda a sua imoralidade toda a sua idolatria toda a insensibilidade social toda a opressão dos Pobres toda a corrupção do seu juízes toda a ganância das suas mulheres chamadas de vacas de Bazan aqui no livro de Amós apesar de todos esses pecados o povo continuava Enchendo os templos e cantando a Deus louvando a Deus Deus diz naquele dia esses cânticos vão se.

    Transformar em ruivos não é nem grito é uivo uivo é o grito de um animal ferido né animal ferido e nem grito é algo mais profundo e mais doloroso do que o grito a pessoa vai uivar como um animal que foi preso numa armadilha ou foi ferido por alguma arma significando o horror do que haveria de acontecer com a nação Deus iria acabar com aquele culto Deus não tava interessado naquela música naquele Cântico porque era tudo proveniente de um povo cujo coração não pertencia a.

    Deus Deus vai transformar os cânticos do templo aqui Provavelmente o templo é o Templo de Betel lembra que a última parte Era exatamente o confronto com a amazias que era o sacerdote do Templo de Betel os cânticos que eram elevados ali eles vão virar uivos Diz o Senhor Deus e haveria tantos mortos veja o final do verso 3 que ele seriam lançados fora o que era uma desonra naquela época os mortos especialmente em Israel eles.

    Tinham que ser enterrados e quando se queria desonrar alguém quando morria ele era deixado ao relento aos elementos sol chuva e as bestas Feras da terra e os Animais são cadáver comido no campo pelas feras então morrer dessa forma era algo desonroso mas iam ser tantos mortos Como resultado da invasão a Síria que não daria tempo nem para enterrar os que sobrassem não tinham não teriam tempo nem para enterrar os parentes ele seriam.

    Jogados fora simplesmente para serem devorados pelos animais no campo ou apodrecerem debaixo da chuva do Sol até que apenas os ossos ficassem Essa é a descrição que Deus dá aqui da interpretação seguindo a Interpretação da Visão da do sexto de frutas maduras e termina o verso 3 com a expressão silêncio não há o que dizer Deus falou é isso que ele vai fazer os israelitas Não tem de.

    Que se queixar ele já tiveram todas as oportunidades ninguém tem uma palavra de defesa ou Apologia para apresentar diante de si Deus já deu todas as oportunidades e privilégios mandou profetas mandou Amós mas esse é um povo duro então silêncio porque eu não vou ouvir vocês como vai dizer mais adiante agora é hora do juízo e diante do juízo de Deus não nos resta outra coisa a não ser baixar a cabeça envergonhados e nos calar diante de Deus como diz o apóstolo Paulo Romanos Capítulo 1 Tais homens são.

    Por isso indesculpáveis não há o que dizer a essa altura essa é a primeira parte a segunda do verso 4 até o verso 7 contém um oráculo do profeta falando da parte de Deus dirigido contra os Comerciantes particularmente e colocando a culpa do que vai acontecer na desonestidade deles pelo que a gente já viu não eram só os Comerciantes amor já denunciou juízes já denunciou os.

    Nobres já denunciou as mulheres ricas e opulentas da cidade de Samaria já denunciou o rei e toda sua corte era um pecados que variam desde a ganância e a corrupção até o desprezo e a insensibilidade para com os pobres da terra a nação toda estava corrompida a classe rica completamente insensível oprimindo os pobres da terra o Santuário Cheio de Ídolos particularmente dois Bezerros de óleo que geram bom primeiro havia feito um em Betel e outro em.

    Gilgal a opressão dos Pobres Israel estava pronto como cesto de fruto maduro para ser colhido tinha chegado a hora do juízo mas aqui em particular a nós se dirige aos Comerciantes para mostrar por que que Deus ia fazer isso porque tinha chegado um ponto que não dava mais para suportar no verso 4 Isso aqui vai do 4 a 7 nós então Deus se dirige aos Comerciantes dizendo assim ouvindo isto ouvir isto voz que tem.

    Desgana contra o necessitado e destruir Os Miseráveis da terra vocês gananciosos que no intuito de enriquecer vocês se exploram o necessitado e destroem Os Miseráveis da terra miserável aqui é no sentido financeiro né pobre que não tem condição nenhuma que às vezes a palavra miserável ah miserável né que a gente às vezes diz né no sentido pejorativo mas aqui quer dizer Simplesmente a pessoa completamente destituída né vivia na miséria não tinha absolutamente nada pois bem esse a ganância Desse pessoal.

    Era tão grande que eles exploravam e destruíam a vida e os recursos até daqueles que já viviam na miséria dentro da ação de Israel não é de estranhar que Deus chegou a um ponto que disse agora agora basta só resta mesmo a destruição e o castigo contra vocês e aqui a nós reproduz para justificar o que Deus está dizendo isso aqui amor reproduz a conversa que esses Comerciantes têm entre si verso 5.

    Dizendo um comerciante dizendo para o outro imagina só imagina isso no templo a figura é essa dois ou três Comerciantes lá no templo de Betel está vendo festividade o culto a Deus e um virando por outro dizendo assim quando vai passar a festa da lua nova para vendermos os cereais como é que esse culto vai acabar porque eu quero abrir a loja não aguenta aqui tá demorando muito mas.

    Tem uma semana de Conferência na igreja eu quero que eu tô aqui eu tenho que vir aqui mas eu quero que acabe logo porque eu quero vender os cereais eles estavam lá no culto mas a cabeça deles estava no ganho tava no lucro estava no dinheiro no recurso quando é que vai acabar isso lua a festa da Lua Nova Era uma das festas do calendário religioso dos juDeus estabelecido por Moisés juntamente com Páscoa Pentecostes.

    E tabernáculos Então nesse período geramidrava uma semana essa festa os juDeus se vestiam de todos os seus negócios e eles gastavam seus dias em adoração e serviço e louvor a Deus oferecendo sacrifício trazendo as ofertas e os Comerciantes de Israel eles não aguentavam ele diz mas isso aqui tudo isso é insuportável quando é que isso aqui tá demorando demais eu tenho que voltar para o meu negócio lá ou então ainda no verso 5 não é um.

    Dizendo para o outro e como é que vai passar o sábado Que era proibido fazer negócio no sábado né venda compra no sábado era proibido como é que vai acabar o sábado para a gente abrir os celeiros do trigo esses eram os Comerciantes de Israel ganância tão grande e ao mesmo tempo tão religiosos eles estavam lá na igreja participando dos cultos mas a cabeça deles a intenção deles e o coração deles estava nos negócios como muitos de nós na verdade Quantos casamentos não foram.

    Planejados durante um culto de domingo à noite quantos negócios não foram fechados durante um culto de domingo quantas transações não foram imaginadas e quantos projetos de vida não foram resolvidos durante o culto durante um sermão Deus vê e Deus diz basta agora chegou agora não dá mais quando chega nesse ponto Deus diz aí a hipocrisia da grande né aqui não dá para prosseguir mais e não é.

    Só isso não é se fosse apenas isso né que esses Comerciantes estavam com o coração no seu negócio que a gente até entender isso mas o ponto aqui no final do verso 5 é que eles traçavam planos de como aumentar o lucro proceder no desonestamente final do verso 5 quando vai passar o sábado para abrirmos os celeiros de trigo diminuindo o Efa o efero litro você lembra da época que a.

    Gente ia na budega na mercearia a gente comprava um litro de comprava milho comprava grão e vinha num litro né então o que que ele ia fazer é o Efa o f é o litro que era usado em Israel então o plano do cara enquanto o pastor tava pregando eu vou diminuir o Efa como é que eu faço para ganhar mais dinheiro eu vou diminuir o litro vou mandar fazer um litro que não é bem um litro mas assim 850 MG não é para vender menos pelo mesmo preço de um e não só.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=buQxArFrt20

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem