Como Fazer Fórmulas no Excel Agrupar Classificar Ranquear

Como Fazer Fórmulas no Excel Agrupar Classificar Ranquear Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos falar de fórmulas no Excel isso mesmo como que a gente faz fórmulas para agrupar classificar e até ranquear.

Como Fazer Fórmulas no Excel Agrupar Classificar Ranquear

Isso mesmo a gente vai falar de fórmulas e análise de dados no Excel vamos entender isso na prática planilha na tela.

bom pessoal Olha a nossa planilha aí nessa planilha pessoal a gente vai falar um pouquinho de agrupar dados de classificar e de ranquear para isso.

Vamos utilizar a planilha um onde eu vou explicar para você aqui uma situação bem interessante Aqui nós temos uma tabela didática bem simples onde nós temos aqui pessoal alguns vendedores né E esses.

Vendedores tem a suas vendas lançadas e nós colocamos aqui um período só para ficar de modo visual um pouco mais fácil o entendimento e a compreensão sobre o assunto Ok o que acontece nessa.

Tabela base nós temos depois um lançamento do mês de fevereiro de Março Ok ó abril maio né Maio não Até abril tá nós temos algumas situações Imagine que teu chefe pediu que você crie.

Tabelas onde vai analisar esses dados por exemplo para agrupar esses dados quantificar esses dados ou por exemplo fazer um ranqueamento como que ele pode fazer ou ainda fazer toda a etapa de.

Classificação como que a gente faz tudo isso é isso que você vai aprender repare que aqui nós temos já os exemplos ó uma tabela ó com o total de vendas por vendedor nós temos depois aqui ó a.

Classificação desses valores do maior para o menor e depois aqui uma brincadeira ó posso colocar ó C ó 3 do fazer uma classificação dos resultados tipo um ranqueamento Olha que Bacana.

Então vamos lá primeira dica que eu vou dar para você é o seguinte tá vendo essa tabela aqui ó eu vou copiar ela e lançar numa planilha nova tá vamos colocar ela aqui ó bonitinho tá bom e nessa tabela a.

Gente quer agora por exemplo trazer os vendedores Ok Imagine que os dados tivessem desorganizados não tivesse nada né e ordenado como que ficaria ficaria meio bagunçado né então o modo que você.

Pode fazer é o seguinte você utilizar a função único no Excel onde você vai pegar essa coluna de vendedor ó do início até o fim ó selecionou fecha ao dar o enter repare.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Que ele trouxe ó vendedor e o nome de

    Cada um dos vendedores Ok ó para você e aqui ao lado você vai ter o valor esse valor basta você fazer o quê um soma C né ó soma C ó vou pegar aqui o nosso.

    Intervalo que vai ser a coluna B poderia ser a coluna de vendedor Tá mas vou pegar a coluna B que fica mais fácil passar o nosso critério e depois a coluna C de valor se a gente fazer isso.

    A gente já tem aqui ó a primeira resolução qual resolução a gente trouxe ó análise dos dados Ok ó trazendo o vendedor e o seu respectivo valor agrupando e consolidando esses valores.

    Ok ó ó lá só que o teu chefe ele quer ainda que você classifique isso como que você classificaria essa tabela se nós utilizarmos a função classificar Olha só função classificar eu vou pegar a matriz.

    Que é essa tabela ponto e vírgula Qual que é o índice de classificação 2 porque é a coluna do que eu vou analisar ponto e vírgula a ordem eu vou pegar descendente ó men1 ao fechar parêntese.

    Dar enter repare que eu tenho uma tabela agora ficada do maior para o menor bacana né E você imaginando que seria um Bicho de Sete Cabeças e você deve estar pensando puxa dá para aplicar tudo numa.

    Única fórmula dá dá sim vai todo o teu nível de conhecimento do que você realmente conhece e trabalha com Excel para aplicar tudo isso numa única fórmula entretanto como eu falei vai de.

    Conhecimento e muitas vezes você vai pegar esse conhecimento aonde é pesquisando na internet mas às vezes a gente acaba perdendo mais tempo em livros ou ainda consultando né ajuda do.

    Excel ou por fim nos cursos E falando em curso deixa me apresentar você eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online hoje Estou trazendo uma dica de criação de fórmulas no Excel.

    Onde a gente tá fazendo classificação - Curso de Excel Online

    Agrupamento vai fazer um rankeamento enfim diversas dicas onde a gente tá mostrando para vocês diversas funções novas que o Excel possui que você pode.

    Aplicar para fazer essas análises de dados agora que tal aprender mais isso mesmo aprender mais obter mais conhecimento Que tal conhecer o curso link fixado no primeiro comentário www..

    Cursod excelonline.com nosso curso aprende isso e muito mais além de contar com o meu apoio para te ajudar a aprender Excel é a primeira ver no canal clica no botãozinho de inscreva-se.

    Clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom o que que a gente vai fazer agora aqui você aprendeu a função aqui do classificar OK mas você.

    Deve tá clar Poxa o meu ranking vai ser do Top qual top top três eu quero que ele que seja um ranking dinâmico eu quero que ele exiba os três maiores valores existe uma função.

    Pessoal que se chama pegar o pegar el determina da Matriz quantas linhas e colunas eu quero exibir Então vou pegar essa Matriz que já está classificada ponto e vírgula vou exibir ó quero.

    Exibir duas linhas duas linhas não vou exibir ó três linhas vou clicar nessa célula aqui ó vou fechar e vou dar enter repare que exibiu os nossos top TR ó a Renata Alexa e o Marcos os dois.

    Primeiros os cinco primeiros os oito primeiros veja que ele tá analisando aquela tabela ali viu como é interessante de você fazer repare que aqui também um outro.

    Detalhe muito importante na fómula que eu pegando desde iní tá não peguei o cabeçalho se eu pegar o cabeçalho vai agregar o cabeçalho tá ó que ele vai entender que esse é aqui que iniciou o.

    Despejo da Matriz tá então é importante entender isso se essa área é o despejo da Matriz aqui pessoal seria o uso da função classificar Tá eu vou duplicar a planilha para ficar um pouco mais fácil.

    E não embananar tanto você aí ó Então essa função que eu usei classificar ó vou copiar ela aqui ok ó onde tá aqui o vendedor ó esse I2 ó vou apagar e vou colar aqui ó e vou dar.

    Enter agora isso daqui eu não preciso mais Olha só rank dos três primeiros Olha só dos dos TR aqui vai ter um detalhe importante também né gente como eu tô falando para Exibir número de.

    Linhas tá el tá exibindo as quatro primeiras linhas OK ó então se eu colocar minha Matriz aqui para iniciar no F3.

    F3 ó fica mais assertivo tá ó Ok ó eu vou pegar fazer o seguinte vou pegar ela vou arrastar Aqui para baixo ó aí eu deixo o vendedor aqui e o valor aqui pronto ó lá ó os cinco primeiros os.

    Três primeiros ó lá os oito primeiros e assim sucessivamente bacana né então isso daqui pessoal é um exemplo didático bem simples né de como que você pode criar.

    Com as fórmulas do Excel é tabelas de análises E essas análises podem te ajudar muito no dia a dia de vocês vou fazer uma outra brincadeira aqui ó essa tabela toda aqui ó eu vou copiar os.

    Nomes novamente ó cont control c vou vir aqui vou dar um control V vou agregar abril maio Ok ó Vou colocar aqui e vou colocar agora.

    Lançar valores ó vou lançar aqui ó 1000 para todo mundo control c vou colar aqui ó olha o que aconteceu já agregou já fez a atualização aqui então se eu pegasse o.

    Pedro aqui colocasse ó 4000 Olha só o Pedro já foi ó o nosso novo top One né já agregou essa informação lá então a tabela ela vai sendo atualizada eh Conforme você montou na tua fórmula o.

    Despejo desses dados aqui eu fiz uma tabela que alguém poderia entender que seria de eh uma tabela auxiliar onde eu fiz a unificação e aqui ao lado nós temos a classificação juntamente com o.

    Ranking que você consegue agora ó fala quantos valores você quer exibir então tô exibindo os valores aqui ó do nosso ran que mamento e tudo isso ficou de modo dinâmico isso que é importante de.

    Dizer então você imagina que seria um bicho Sete Cabeças não é um bicho Sete Cabeças é tudo questão de conhecimento no uso do Excel que te permite né Eh você criar esse tipo de solução outra.

    Solução interessante aqui ó se eu fizesse um gráfico gente tá ó vamos mudar agora aqui ó professor que sacanagem é essa não é sacanagem não é nada gente isso daqui ó.

    Não é bruxaria é questão de conhecimento das versões recentes do Excel então o gráfico aqui criado ele foi criado usando essa Matriz dinâmica que faz o despejo e nesse despejo de dados o.

    Gráfico Segue o limite que Foi estabelecido do despejo de seus valores então se eu falei ó despejo C valores aqui desejou cinco valores Esse é o intervalo para criação do gráfico e o.

    Gráfico acompanha aquela análise bacana né Você deve pensar Poxa mas eu poderia fazer tudo isso com tabela dinâmica concordo mas se tiver uma infinidade de dados o processamento do uso dessas.

    Formulas é muito mais rápido que os recursos de tabela dinâmica hoje e isso está presente nas versões do Excel 365 2021 e 2019 tudo bem bom pessoal hoje eu falei.

    Um pouquinho sobre de fórmulas no Excel mostrei aqui um tipo de análise onde você pode fazer o agrupamento a consolidação fazer a classificação a filtragem desses valores né Eh mostrando.

    Ali por exemplo num ranqueamento queem inseria por exemplo 5 TR os quatro maiores valores de modo bem didático e passo a passo para você entender algumas fórmulas e funções que vocês desejam aí.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6ZPL7duL4GU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem