HDL Podcast - BATALHA ESPIRITUAL - Hernandes Dias Lopes

HDL Podcast - BATALHA ESPIRITUAL - Hernandes Dias Lopes Muito bem nós vamos conversar então sobre batalha espiritual a luz de Efésios Capítulo 6 a partir do Versículo 10 até o Versículo 13 e esse é um dos textos clássicos da Bíblia sobre este tão importante assunto nós estamos numa guerra não há Campo neutro não estamos blindados nós vivemos expostos a perigos reais enfrentando inimigos perigosos malignos.

HDL Podcast - BATALHA ESPIRITUAL - Hernandes Dias Lopes

Perversos que embora invisíveis eles estão aí como que nos rodeando procurando uma brecha procurando nos tragar e Paulo está concluindo esta carta chamada carta aos Efésios que é a rainha das suas epístolas ele está preso em Roma na sua primeira prisão nos anos 61 62 e ele escreve esta carta a esta igreja que tornou-se notória pela sua.

Influência superando inclusive as igrejas de Jerusalém e de Antioquia da Síria Paulo ficou nesta cidade de Éfeso 3 anos plantando esta igreja consolid desta igreja onde Ele experimentou um dos maiores reavivamentos da história porque numa cidade de mais de 300.000 habitantes numa cidade cede do culto à Deusa de an cujo templo era uma das sete.

Maravilhas do mundo antigo numa cidade fortemente marcada pela idolatria e pelo ocultismo Paulo viu a palavra de Deus prevalecendo a idolatria recuando os ocultistas convertendo-se a Cristo e queimando em praça pública os seus livros de Magia através daquela igreja igrejas foram plantadas em toda a província da.

Ásia menor cidades como Esmirna pérgamo sardes tiatira la Odisseia Colossos e ápis e agora Paulo escreve para esta igreja a chamada carta eclesiológica para tratar de verdades tão importantes no capítulo primeiro ele trata da soberania de Deus na salvação no capítulo dois ele trata da história da.

Redenção mostrando que por meio de Cristo juDeus e gentios formam uma única igreja corpo de Cristo no capítulo 3 ele trata do Mistério do evangelho e Ora para que a igreja seja revestida com poder no capítulo 4 ele trata da unidade da igreja fazendo aplicações importantes à Vida Prática da igreja no capítulo 5 Paulo vai tratar da Nova Vida em Cristo da.

Plenitude do espit Santo da Vida em família mostrando o papel da esposa do marido dos filhos e dos pais e ele conclui esta importante epístola tratando da batalha espiritual e nesse contexto a primeira coisa fundamental para entendermos é que nós estamos em guerra nós não Vivemos num campo neutro o mundo jaz no maligno há uma luta espiritual.

Ferrenha e ninguém fica dispensado dessa luta quem não é um guerreiro é uma vítima e a primeira coisa que precisamos compreender no trato desta matéria é contra quem não é a nossa luta no Versículo 12 Paulo diz a nossa luta não é contra carne e sangue isso significa que a nossa luta não é contra pessoas seu verdadeiro problema não é seu pai sua mãe seu filho sua.

Filha sua nora seu genro seu sogro sua sogra seus cunhados seus vizinhos seus colegas de trabalho seus concorrentes no mercado Entrar nesta batalha guerreando contra pessoas é lutar Lar contra a pessoa errada as pessoas não são as adversárias contra as quais Devemos lutar elas deveriam ser nossas aliadas e.

Quando você transforma um aliado em inimigo você transforma o inimigo em aliado a segunda coisa que Paulo vai mencionar neste assunto tão importante é contra quem é a nossa luta e no Versículo 11 ele vai dizer revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderes ficar firmes contra as ciladas do diabo então ele define o inimigo é o diabo o diabo não é um Deus caído é um anjo.

Caído mas ele não está só ele não age só existe um reino chamado reino das Trevas é o império das trevas a Bíblia diz que o diabo é o príncipe deste mundo é o príncipe da potestade do ar e ele tem com ele Anjos Caídos e Paulo define esses Anjos Caídos que fazem parte desse exército do mal de principados potestades dominadores deste mundo Tenebroso e forças espirituais do mal.

O diabo é uma espécie de líder desta Horda de Anjos Caídos de demônios a Bíblia define este inimigo como abadom apole destruidor ele é chamado de o pai da mentira ele é assassino desde o princípio ele é maligno ele é tentador ele é ladrão ele vem para roubar para matar para destruir ele é o dragão ele é a.

    Antiga serpente ele é o leão que ruge procurando a quem

    Devorar ele é um ser malign issso e Paulo diz que nós não devemos ignorar seus desígnios aqui Paulo chega a dizer que nós devemos ficar firmes contra ciladas do diabo a palavra silada lá na língua original é metodia de onde vem a palavra métodos estratagemas é como ele usa seu Arsenal.

    Variado para capturar para oprimir para escravizar para matar ele nos pesquisa porque ele anda ao nosso der ror quando lá no Livro de Jó Deus pergunta para para Satanás de onde vens ele diz de rodear a terra e passear por ela ele está de olho tá antenado uma espécie de turista inveterado ele.

    Conhece seus pontos fracos e seus chamados pontos fortes ele conhece o seu calcanhar de Aquiles para uns ele usa a arma da sedução sexual para outro ele usa a sedução da riqueza para outro ele usa a sedução da Fama do Poder ele conhece as brechas do seu.

    Escudo e Paulo diz que nós precisamos ficar vigilantes Porque como pesquisador ele vai procurar exatamente encontrar esse ponto vulnerável esse ponto de fragilidade esse calcanhar de Aquiles ele tem um Arcenal diversificado ele tem métodos diferentes por exemplo quando Satanás tentou Jesus no deserto ele o fez usando três.

    Estratagemas tentou Jesus com necessidade física se é estío de Deus transforma essas pedras em pães tentou Jesus do ponto de vista da vaidade Se és filho de Deus atira-te daqui de abaixo e citou a Bíblia de forma incompleta torcendo as escrituras citando o Salmo 91 mas omitindo o ponto central e ele tenta Jesus oferecendo-lhe.

    Glórias honras tudo isso te darei se prostrado me adorares Jesus venceu nas três investidas com a espada do espírito está escrito está escrito está escrito e o diabo deixou até momento oportuno diz Lucas Capítulo 4 ele veio de outra forma com outras armas com novas artimanhas usando a multidão usando os.

    Discípulos buscando meios e formas de se interpor no caminho do Messias Então precisamos entender que a nossa luta é contra o diabo mas mais o Versículo 12 vai mostrar que ele vem acompanhado de uma corg de seus aliados que Paulo vai dizer que tem uma espécie de estratificação de poder neste reino das Trevas Dr John maai presidente do seminar de princeton escreveu um.

    Comentário de Efésios tratando da desordem Deste Reino das Trevas porque embora o diabo é maligno é assassino é ladrão ele veio para roubar para matar e para destruir mas o próprio Jesus diz que uma casa dividida não prevalece o diabo não luta contra o próprio diabo então ele tem uma estratégia e ele tem uma estratificação de poder a e a comandado e nessa estratificação de poder diz que há principados.

    Potestades dominadores deste mundo Tenebroso e forças espirituais do mal o grau de resistência nesta luta não é sempre a mesma Dr Mary Jones no seu livro combate Cristão diz que há batalhas e batalhas h e enfrentamentos por exemplo quando Jesus desceu do Monte da.

    Transfiguração havia um pai muito aflito com um filho único

    Endemoniado e aquele pai ofereceu pediu ajuda aos discípulos de Jesus para libertar o menino e os discípulos não puderam e Jesus solta uma exclamação de angústia ó geração incd do lei perversa até quando vos suportarei Jesus disse traz o menino Jesus dá uma ordem pros demônios.

    Saia e nunca mais voltes a ele e o menino ficou liberto mais tarde os discípulos perguntaram por que que nós não podemos expulsar os demônios daquele menino Jesus respondeu esta casta só sai com oração e jejum há graus de resistência maior ou menor e nós precisamos estar atentos a isso nesta batalha.

    Espiritual o apóstolo Paulo vai mostrar para nós então que nós estamos numa luta contra o inimigo que é invisível que é astucioso que é maligno que é perverso que vem para arruinar para desequilibrar para ferir para machucar para agredir para denegrir para arruinar sua vida sua reputação para jogar lama na sua.

    Cara para desconstruir seus valores para acorrentar pessoas no cipoal dos vícios das mazelas da iniquidade quantas pessoas prisioneiras Jesus Chegou afirmar que aquele que pratica o pecado é escravo do pecado a Bíblia menciona isso que o pecado é malísimo e esta é artimanha deste.

    Inimigo levar você a prática do pecado a viver na dependência do Pecado e eu fico olhando a sociedade hoje vendo por exemplo quantas pessoas estão prisioneiras das drogas da depravação sexual do álcool da avareza da ganância insaciável quantas pessoas estão.

    Prisioneiras da idolatria se prostrando diante Ídolos que fabricaram com as suas mãos ou de Ídolos que forjaram na sua mente quantas pessoas prisioneiras ao ocultismo ao próprio explícito satanismo pessoas que adoram conscientemente a Satanás vivemos numa sociedade onde se aplaude o erro onde se incensa o pecado onde se abusa e faz troça da virtude.

    Há Uma Mente maligna por trás da escravidão do homem da opressão humana da violência às crianças do abuso das crianças da erotização das crianças da confusão mental na mente das Crianças dizendo que uma menina pode ser um menino e que um menino pode ser uma menina numa fase da infância Existe Uma Mente por trás de todo esse sistema de todo esse esquema.

    De desconstrução da vida do casamento da família dos valores dos pilares da sociedade e Paulo está nos dizendo que a nossa luta não é contra carne e sangue mas contra esses principados e potestades é muito importante você agora compreender comigo o que Paulo vai nos dizer no Versículo 13 portanto tomai Toda armadura de Deus para que possais resistir no dia mal e depois de terdes.

    Vencido tudo permanecer inabaláveis Paulo está nos ensinando aqui que nós não temos condições de enfrentar este inimigo de cara limpa na nossa própria força usando a nossa própria estratégia Paulo disse lá em segundo Coríntios 2:11 que nós não podemos ignorar os desígnios de Satanás ele tentou Eva lá no Éden e levou os nossos primeiros pais a queda ele tentou Davi a fazer um censo.

    Em Israel na transição do governo para Salomão como se dependesse da grandeza de um exército paraa nação permanecer enquanto toda a história da Nação de Israel dependia de Deus e não da força do braço humano ele tentou Ananias e Safira a ganhar prestígio na comunidade cristã através de uma dádiva mentirosa ele tentou Jesus no deserto ele tentou Judas Iscariotes e entrou em Judas escariotes.

    Para vender Jesus por 30 moedas de prata ele tem tentado tanta gente ele tem agido andando Vivo e ativo no planeta terra e Paulo está dizendo para você e para mim você e eu Precisamos ser revestidos de toda a armadura de Deus precisamos de armas não carnais mas.

    Espirituais Poderosas em Deus para destruir fortalezas e anular sofismas Há muitos sufism filosóficos que tentam capturar a mente das pessoas para enganá-los para ludibriar lasas para confundi-las e às vezes o argumento não é apenas um argumento lógico mas espiritual porque por trás desses sofismas dessas filosofias humanistas secularizadas que tentam empurrar Deus.

    Pra lateral da vida tem por trás Uma Mente Demoníaca é isso que Paulo está dizendo lá em segundo Coríntios Capítulo 10 Então precisamos de toda a armadura de Deus e aqui ele vai dizer duas coisas importantíssimas existirmos no dia Malu o que que ele tá querendo dizer com isso dia mau é que há uma luta travada Que Nós não enxergamos Dr francis shefer tenta ilustrar isso de uma.

    Maneira simples como uma casa de dois andares no andar de baixo o andar terrio onde vivemos onde vemos ouvimos falamos Agimos reagimos caminhamos dormimos é a vida aqui ao vive em cores o andar de cima seria o que a bíblia chama de regiões.

    Celestes onde se trava uma batalha Imagine você uma estratégia de guerra porque em guerra que nós estamos Você já assistiu vários filmes de guerra e eu também há um momento em que o comandante de um exército dá a impressão pro inimigo que ele está desistindo da luta ele recua o seu exército o seu pelotão mas na verdade ele está apenas estabelecendo um uma nova estratégia um.

    Ataque surpresa e às vezes é nessa estratégia de um ataque surpresa é que o inimigo é vencido então Imagine você que de repente sua vida tá tão tranquila tão sossegada E você Quase que tira férias de Deus não tem problema tá com saúde tá com dinheiro família tá bem tá tudo bem Você tá tranquilo não tem nenhum problema à vista nenhum cenário de preocupação As nuvens estão Claras o sol.

    Está brilhando é céu de brigadeiro é navegação em Águas esmaltadas nenhuma luta pela frente parece e de repente sem que você perceba se acorda Parece que o mundo está contra você parece que as nuvens estão escuras uma tempestade desaba sobre a sua cabeça os problemas vêm em pencas em cima de você é o diamal é como se tivesse uma ordem do.

    Andar de cima para andar de baixo chumo Grosso no fulano e de repente parece que tudo se transtorna aquilo que era comum fica estranho aquilo que você administrava com tanta habilidade agora foge do seu controle é o dia mal e se você não entender a natureza dessa luta espiritual você começa a guerrear contra a gente contra pessoas carne e sangue e.

    Nem percebeu que você está diante de uma luta espiritual mas Paulo vai dizer uma segunda coisa nesse Versículo 13 que é digno de destaque veja comigo por gentileza e diz assim e depois de venceres tudo permanecer inabaláveis não a situação onde você seja tão vulnerável como quando depois de uma grande.

    Vitória o ser humano tem a tendência de depois de uma grande luta e de uma grande Vitória ensarilhar as armas baixar a guarda botar no ponto morto e descansar o que o texto dizendo é que ao vencer um round da luta A Guerra Não terminou Fique firme vigilante porque outras ciladas estão aí.

    No caminho outros estratagemas estão sendo costurados para com armas diferentes em cenários diferentes usando pessoas diferentes capturava você não sei se você chegou a ler ou melhor dizendo assistir o ao filme O Advogado do Diabo como aquele filme termina e de repente com propósitos tão.

    Positivos de não entrar mais nos mesmos Trilhos escorregadios que se seguiu no passado propósitos firmados e de repente o diabo entra na jogada com outro estratagema quem sabe trazendo debaixo dos holofotes suas virtudes seu propósito de não negociar mais princípios e valores botando você lá no pedestal acendendo as luzes da ribalta sobre a sua vida e tudo isso pode ser mais uma cartada do inimigo para.

    Capturar você vigilância a eterna vigilância é o preço da Liberdade Fique firme depois da vitória para que você não seja apanhado nesse enredo nesse laço mortífero a partir do Versículo 14 Paulo diz assim estai pois firmes cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da Justiça agora ele vai.

    Nominar Quais são as peças dessa armadura que você deve trajar e ele começa mostrando a necessidade de você se cingir com a verdade fora da verdade não tem proteção se o diabo é o pai da mentira onde tem mentira ele tá encontrando flancos abertos brecha na armadura e a desz vestindo-vos da couraça da Justiça Essa justiça é a justiça de Deus.

    Imputada a nós que nós chamamos de justificação Eu Não Me apresento fiado nas minhas obras ou nos meus méritos ou nos meus predicados Morais ou nos meus valores éticos ou pleiteando algum direito porque eu tenho créditos diante de Deus não não não Deus não justifica o justo Deus justifica o.

    Ímpio que crê no justo não H justo nenhum sequer diz a Bíblia todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus mas quando eu creio em Jesus o justo que morreu pelos injustos a justiça do justo é colocada na conta dos injustos Isso significa que lá no tribunal de Deus você que crê no Senhor Jesus é declarado justo em outras palavras Deus lançou.

    Sobre o seu filho a nossa dívida e ele quitou com seu sangue e agora é acreditado na nossa conta toda a justiça de Cristo Então os olhos de Deus estão justificados Isso é uma curaça você saber que você se apresenta Deus não fiado nas suas justiças que os olhos de Deus não passam de trapos de imundícia Mas você chega confiado na justiça de Cristo que é imputada a.

    Você vamos ao Versículo 15 e tá escrito assim calçai os pés com a preparação do Evangelho da Paz o soldado Romano usava o cuturno usava as botas com o solado bem firme para não escorregar e a única maneira de você não escorregar nessa luta e vir o chão é você está firmado no Evangelho o evangelho da Paz não troque o.

    Evangelho por doutrinas estranhas pelas novidades do Mercado da Fé o Evangelho é puro e simples é o da verdade de Deus revelada a nós é a palavra de Deus inspirada inerrante infalível poderosa então eu quero encorajar você a estar firmado no evangelho como Paulo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=R5kMYiNpVLY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem