O MINISTÉRIO DE JESUS NO CÉU - Hernandes Dias Lopes

O MINISTÉRIO DE JESUS NO CÉU - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes irmãos amados então eu convido você para abrir sua Bíblia comigo eh na carta aos hebreus carta aos hebreus Capítulo carta aos hebreus Capítulo 12 eu vou pedir ao meu querido colega Daniel para fazer essa leitura para.

O MINISTÉRIO DE JESUS NO CÉU - Hernandes Dias Lopes

Nós Hebreus 12 de 1 a 29 fique aqui Daniel no público para você eh fazer essa leitura por favor Ok Alô Hebreus 12 de 1 a 29 diz assim a palavra do senhor portanto também nós Visto que temos a rodear noos tão grande Nuvem de Testemunhas desembaraços de todo peso e do pecado que tenazmente nos acedia.

Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta olhando firmemente para o autor e consumador da Fé Jesus o qual Em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz não fazendo caso da ignomínia e está sentado à destra do Trono de Deus pois atentamente aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo para que não vos fatigue desmaiando em vossa alma ora na vossa luta contra o pecado Ainda não tendes.

Resistido até o sangue e estais esquecidos da exortação que como a filhos discorre convosco filho meu não menosprezes a correção que vem do senhor nem desma quando por ele é reprovado porque o Senhor Corrige a quem ama e açoita todo filho a quem recebe é para a disciplina que persevera Deus vos trata como filhos pois que filho há que o pai não corrige mas estais sem correção de que todos se TM Tornado participantes logo sois Bastardos e não filhos Além.

Disso tínhamos os nossos pais segundo a carne que nos corrigiam e os respeitávamos não havemos de estar em muito maior submissão ao pai espiritual e então viveremos pois eles nos corrigiam por pouco tempo segundo melhor lhes parecia Deus porém nos disciplina para aproveitamento a fim de sermos participantes da sua santidade Toda disciplina com efeito no momento não parece ser motivo de alegria mas de tristeza ao depois entretanto produz.

Fruto Pacífico aos que têm sido por ela exercitados fruto de justiça por isso restabelece as mãos descaídas e o joelho os trôpegos e fazei caminhos retos para os pés para que não se extravie o que é manco antes Seja Curado Segui a paz com todos e a Santificação sem a qual ninguém verá oo senhor atentando diligentemente porque ninguém seja faltoso separando-se da Graça de Deus alguma raiz de amargura que.

Brotando vos perturbe e por meio dela muitos sejam contaminados nem haja algum impuro ou profano como foi Esaú o qual por um repasto vendeu o seu direito de primogenitura pois sabeis também que posteriormente querendo herdar a bênção foi rejeitado pois não achou lugar de arrependimento embora com lágrimas o tivesse buscado ora não tendes chegado ao fogo palpável e ardente e à escuridão e à trevas e a tempestade e ao clangor.

Da trombeta e ao som de palavras Tais que quantos o ouviram suplicaram que não L se lhes falasse mais pois já não suportavam o que lhes era ordenado até um animal se tocar o monte será apedrejado na verdade de tal modo era horrível o espetáculo que Moisés disse sinto-me Aterrado e trêmulo mas tendes chegado ao Monte Sião e a cidade do Deus vivo a Jerusalém celestial e a.

Incontáveis hostes de anjos e a Universal Assembleia Igreja dos primogênitos arrolados nos céus e a Deus o juiz de todos e aos espíritos dos justos afeiçoados e a Jesus o mediador da Nova Aliança e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel tende cuidado não recuseis ao que fala pois se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem divinamente os advertia sobre a terra muito menos nós os que nos desviamos.

Daquele que dos céus nos adverte aquele cuja voz abalou então a terra agora porém ele promete dizendo ainda uma vez por todas farei Abalar não só a terra mas também o céu ora Esta palavra ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas como tinham sido feitas para que as coisas que não são abaladas permaneçam por isso recebendo nós um reino inabalável retenhamos a graça pela qual Serv a Deus de modo.

Agradável com reverência e Santo temor porque o nosso Deus é consumidor Obrigado filho irmãos amados esta carta aos hebreus que nós não temos ainda convicção de quem seja o seu autor seu escritor é um dos textos mais importantes das escrituras Alguém já disse com razão que Hebreus poderia ser chamado do quinto evangelho pois se os quatro Evangelhos.

Trataram da vida do ministério da Morte e da Ressurreição de Jesus Hebreus trata do ministério de Jesus no céu como nosso grande Sumo Sacerdote Hebreus foi escrito por um motivo bem específico irmãos juDeus convertidos a Cristo egressos do Judaísmo em virtude da perseguição iminente.

    Estavam de malas prontas de volta para o judaísmo para se livrarem Da

    Perseguição e então o autor aos hebreus escreve para eles dizendo o seguinte que voltar ao judaísmo voltar ao passado depois de ter abraçado o cristianismo conhecido a Cristo era um retrocesso semelhante à apostasia era um fracasso Irreversível é irremediável isso porque a tese do autor aos hebreus.

    É que Jesus é melhor melhor do que os profetas melhor do que os anjos melhor do que Moisés melhor do que Arão melhor do que Josué Jesus Cristo ofereceu um sacrifício melhor ele foi um sacerdote superior de uma ordem superior a nova aliança que ele inaugurou no seu sangue era superior à velha aliança e então ele vai mostrar para nós ah a superioridade do cristianismo por.

    Uma razão simples o judaísmo cumpriu o seu papel ele veio preparando o caminho porque tudo aquilo no velho testamento que fez parte do culto judaico era sombra era sombra né Jesus foi representado pelo Cordeiro da páscoa pelo Tabernáculo pela Arca da Aliança pelo templo pelas festas pelos sacrifícios pelo sábado tudo isso era.

    Sombra Jesus veio como cumprimento dessas promessas como realidade que substitui as sombras de tal forma que quando Cristo vem quando ele inaugura No cenáculo a Nova Aliança em seu sangue instituindo a ceia ali ali o judaísmo fechou as suas cortinas não tem mais matança de cordeiro não tem mais Páscoa Judaica não tem mais e sangue derramado em altar agora Jesus veio como sacrifício perfeito como.

    Sacerdócio perfeito inaugurando a nova aliança e abrindo para nós as fronteiras da fé cristã tudo isso ele tratou nos Capítulos 1 a 10 no Capítulo 11 ele menciona ali a a galeria dos Heróis da Fé e agora no capítulo 12 el vai fazer algumas aplicações práticas e eu quero então entrar ah na exposição desse texto que o Daniel acabou de ler para.

    Nós a ideia aqui é que a vida cristã É uma carreira é uma jornada e nessa carreira nessa viagem nós temos uma corrida fazer nós temos obstáculos a vencer nós temos ações a seguir e nós temos ordens a obedecer eu gostaria então que todos estivessem com a Bíblia aberta nesse texto para passarmos a considerá primeiro ponto que eu quero destacar é que nós temos uma a percorrer versos 1 a qu o que.

    Devemos considerar confira comigo o verso 1 portanto também nós a palavra portanto é a chave de ligação é o elo é o link ah onde ele está atrelando o que ele disse até agora e disse ó em virtude do que que vocês sabem que eu ensinei portanto consequentemente também nós isso que temos a rodear noos tão grande Nuvem de.

    Testemunhas e a primeira coisa a considerar é isso Deus deu testemunho dessas pessoas lá no 11 30 você confira isso ora todos estes Que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram contudo a concretização da promessa Deus dá bom testemunho deles agora notem vocês no verso primeiro temos arrodear noos tão grande Nuvem de Testemunhas É como se você.

    Estivesse num estádio numa grande olimpíada e você fosse o atleta que vai entrar na pista para correr Deus deu testemunha desses que estão na arquibancada agora esses que estão na arquibancada estão dando testemunho para você olha corre essa carreira nós corremos Deus deu testemunho a nosso respeito Agora nós estamos aqui para encorajar você para entrar nessa pista e.

    Correr a carreira Cristã

    Mostrar para nós usando a linguagem da olimpíada ou usando a metáfora do Corredor como é que você precisa fazer ess essa corrida primeiro o que rejeitar Olha aí Versículo a desembaraçando de todo o peso e do pecado que tenase nos acedia eu acho que qualquer corredor.

    Aqui nós temos alguns corredores aciana é umaas n corredora vencedora aí nos circuitos da grande Vitória você não vai fazer uma corrida com a mochila nas costas porque você não vai conseguir correr direito então ele levanta duas questões aqui peso e pecado você não carrega um peso um saco cimento nas costas para correr nem tudo que é peso é pecado Você tem dois problemas você vai.

    Ter que se desvencilhar jogar fora despojar-se do peso então peso é tudo aquilo que atrapalha a corrida por exemplo você vai correr você não vai correr o homem de palitó e gravata né só filme americano que bota o camarada lá fazendo acontecendo para el T gravata porque é um estorvo né você não vai correr com a a beca do coral porque Vai tropeçar e vai cair então se você vai correr você tem que ter ter roupa própria você vai se desvencilhar de qualquer coisa que seja.

    Impedimento pode ser uma coisa boa em si né mas atrapalha a corrida você vai deixando para trás aquilo que não é importante que é secundário que não tem tanto valor que não é prioridade na sua vida mas é peso na corrida e você vai largar para trás o pecado que tenazmente lhe aidia a Bíblia usa muito essa figura do despojar despojai-vos da Ira despojar de amargura despojai-vos isso despojai-vos.

    Daquilo ou seja o pecado é uma roupa suja imprópria para essa corrida e você vai deixar para trás você é Carga Pesada pecado é Carga Pesada aliás gente notinha de rodapé nós vivemos Uma Geração estressada ansiosa às vezes até depressiva e triste Às vezes o que cansa o crente não é trabalho viu o que cansa o crente é pecado trabalho te dá ânimo te dá vigor.

    Te dá alegria te dá prazer te dá entusiasmo que cansa a gente é o pecado pecado deixa você triste você mesmo xué deixa você assim desanimado você fica com vergonha de Deus você não consegue orar você não consegue cantar você tem um peso o autor aos hebreus diz deixa para lá tira isso aí de você você vai entrar na pista Agora você vai correr entre livre para você correr como é que você.

    Corre como devemos correr Olha aí o verso primeiro ainda corramos com perseverança a carreira que está proposta porque às vezes você tá cansado falando eu vou parar E você Já correu assim em maratona e que você diz assim olha eu só vou dar mais 10 passadas e vou parar eu vou parar e já viu aquelas a maratonas onde a pessoa chega Toda troncha Toda Toda torta mas chega tem hora que você tem vontar parar tem hora que você fica meu dema tô tá tá tão.

    Complicado tá tão difícil eu vou parar vou dar uma desanimada tem hora que você pensa que só você tá correndo igual igual Elias só eu fiquei Senhor então o texto tá dizendo o seguinte corra com perseverança e a palavra perseverança aqui é a palavra paciência triunfadora Vai um pouquinho mais cor mais avança um pouquinho mais desanima não desanima não é isso que ele tá dizendo para você bom segunda coisa.

    Importante para quem você deve olhar todo corredor profissional ele tem um treinador não tem tem um treinador faça isso Faça aquilo não faça aquilo não faça aquilo outro então você vai correr Olha aí o Versículo do olhando firmemente para o autor e consumador da Fé Jesus é o seu treinador é para ele que você vai olhar são as ordens dele que você vai obedecer é o que ele ensinou você a fazer que você vai praticar então corra olhando pro.

    Técnico pro autor e consumador da sua fé Essa é a ideia Essa é a ideia do verso 2 a carreira que lhe está proposta agora por que que você deve olhar para ele firmemente porque tá escrito aí a carreira que lhe estava proposta suportou a cruz não fazendo caso da ignomínia está sentado à destra de Deus quando você fica meio desanimado meio para baixo meio cansado meio fatigado meio desesperado olha para.

    Ele olha o tamanho de oposição que ele suportou olha o fato dele olhar pra cruz e pela alegria que estava proposta para ele que era salvar você e a mim ele caminhou pra cruz como um rei caminha paraa coroação ele não levou em conta a ignomínia da Cruz ele vai deliberadamente pra cruz voluntariamente pra cruz e ele sabia de toda a Trama ele sabia de toda a orquestração contra ele.

    Do sinédrio das autoridades romanas ele sabia de tudo aquilo que iia viria de passar ser preso ser cuspido ser esbo ser pregado ser ser humilhado vilipendiado mais do que isso ele sabia o quanto custaria para ele se fazer pecado maldição ele que era o bendito filho de Deus e ele abraça tudo isso não levando em conta a vergonha da Cruz Então quando você ficar desanimado olha para ele veja o que ele sofreu por você.

    O que ele suportou para você e continue correndo e continue correndo continuei correndo você não pode parar no meio da pista bom até que ponto devemos ir Olha o verso quatro comigo ora na vossa luta contra o pecado Ainda não tendes resistido até ao sangue veja você que agora ele mudou a metáfora ele saiu da pista saiu da maratona para o pugilismo pugilismo.

    O lutador do ring é aquele camarada que luta e o sangue tá vazando e tá lutando mas a ideia aqui era muito mais que do pugilismo a ideia Aqui é do gladiador é do camarada que luta e luta até a morte então a luta aqui prestem atenção no verso 4 na vossa luta contra que mesmo contra.

    O pecado porque à gente luta contra o pecado sem luta meio meio meio Manso né Ele é meio devagar meio fraco você resiste até certo ponto quando a tentação não é tão grande e o autor aos hebreus tá dizendo você nessa luta contra o pecado tem que lutar até o sangue é melhor morrer do que pecar isso é forte demais para nós forte demais para.

    Nós vamos dizer se a condição é morrer ou pecar fazer lá igual os meninos aqueles meninos lá que foram levados para Babilônia quando o rei falou olha ou você adora a imagem que eu levantei ou a Fornalha ardente é o seu destino é pegar o largar ou morre ou obedece o que o rei mandando obedece ou morve e eles disseram pro rei olha Rei.

    Eh se Deus quiser nos livrar ele tem poder para nos livrar agora se Deus não quiser nos livrar nós vamos continu continuar firmes vamos vamos para fornalha em outras palavras nós servimos a Deus não é por aquilo que Deus nos dá é por quem ele é você quiser nos liver vai vai nos livrar mas nós Estão pronto a morrer pronto e aí o rei mandou acender mais aquecer mais sete vezes eu.

    Não sei nem como é que aquece Sete Vezes Mais devia ter um termostato lá tá 70 vamos passar para 140 para 220 380 e mas não sei nem quantos graus deu se que tró tá tão quente que os caras que jogaram os meninos lá morreram até o sangue ou seja resisti o pecado até a morte Essa é a carreira viu gente essa é a carreira e tem uma multidão de gente.

    No estáo dizendo para você pode correr pode correr nós corremos já vencemos e estamos aqui ó estamos aqui ó na igreja dos primogênitos dos Espíritos aperfeiçoados Já estamos na glória O resultado é bom a recompensa é boa não desanima não vai em frente agora segundo ponto da mensagem é uma disciplina receber verso 5 a 11 veja vem que mudou de novo a metáfora começou lá na maratona passou pro prismo passou lá pelaos gladiadores agora ele volta pra cena doméstica pai e mãe e filhos dentro de.

    Casa agora começa a pensar na ideia da disciplina e algumas coisas merecem destaque primeiro lembrar a palavra de Deus versículo 5 e se olha aí e estais esquecidos da exortação que como a filhos discorre convosco filho meu não mepresa a correção que vem do senhor nem desmais quando por ele és reprovado porque o Senhor corrige quem ama açoita todo filho a quem recebe Chama sua atenção para um fato que precisamos lembrar porque nós temos uma memória.

    Assim meia seletiva sabe esse esquecimento aqui não é esquecimento de fraqueza de memória não não é esquecimento de amnésia não é esquecimento deliberado não nos convém lembrar quando você está sendo tentado e às vezes na eminência de ser você não fica trazendo a sua memória as exortações da palavra de Deus não porque se você ficar trazendo a memória as exorta tentação mas você tá querendo ceder a tentação você tá querendo dar uma uma uma bambiada você.

    Deliberadamente esquece é um esquecimento proposital Essa é a ideia aqui agora notem que Deus disciplina diz lá em Apocalipse 3:19 a quem ama é só disciplina quem ele ama fato de Deus disciplinar a gente a gente não deve pensar que Deus é um.

    Guarda cósmico um Xerife um estraga prazer que tem um purrete na mão pronto para dar uma bordoada na sua cabeça ele disciplina a quantos ama e agora em segundo lugar ele vai mostrar a o cuidado paternal de Deus nos versos 7 a no Olha aí comigo é para disciplina que persevera Deus os trata como filhos pois que filho há que o pai não corrige mas se estáis sem correção de que a todos tem Tornado participantes.

    Logo Sis B para um pouquinho para pensar a faz uma perguntinha Quem é pai e mãe aqui levanta a mão Pai e Mãe levanta a mão ok então quem quem quer ser pai aqui levanta a mão Quem quer ser mãe levanta a mão ok que você educa os seus filhos 20 Anos Antes deles nascerem então vocês já começaram vi educar seus filhos que vocês são hoje já é lição de casa pros filhos que virão bom mas pergunta a vocês quando você.

    Corrige o seu filho sua filha você corrige porque não gosta ou corrige porque protege Quando você diz não esse não é porque você tá a fim de azucrinar seu filho a sua filha ou porque tá Aim de proteger seu filho e sua filha dizer não não é fácil filho não gosta de escutar não mas precisa filho precisa de limite fil precis saber onde.

    Vai com quem vai por que vai com quem vai que hora volta o que tá fazendo então você disciplina seus filhos é porque você os ama você quer o bem deles queer a maturidade deles queer a proteção deles porque se filho For deixado a sua vontade faz só o que gosta o que quer vai dar problema se Deus nos deixasse a nossa própria vontade nós íamos quebrar a cara bater a cara na parede nos machucar.

    Todinhos Então o texto tá dizer o seguinte Sabe por que que Deus suima você você é filho porque mudar a figura agora você tá andando na rua aí aí um menino você escuta o menino falar um palavrão pro pai e pra mãe sangue ferve das vezes não ferve não mas você não disciplina que a menina não por que que você não disciplina Ele não é seu filho Ele não é seu filho você não tem essa responsabilidade você não tem nem esse direito mas seu filho é diferente se falar um palavrão para você você ó pega.

    Firme porque dizer não para filho não machuca filho não não mata filho não chorar também não mata filho não agora a indisciplina mata então Deus pega pesado com você e comigo Deus você falou meu filho eu tô te livrando de uma encrenca eu tô eu tô te livrando de uma dor eu tô te livrando de de uma situação muito complicada na sua vida vai doer agora vai doer você não vai gostar você vai chorar vai esperneia vai também mas eu estou.

    Protegendo Sabe por que eu vejo lá na frente você não enxerga na curva você não enxerga o que tá lá no final da linha eu tô enxergando tô te livrando disciplina então aceite a disciplina acolha a disciplina não se rebele contra a disciplina agora olha aí que nós precisamos ter convicção elevado o propósito de Deus a na disciplina versos 10 e 11 Confira aí pois eles os nossos pais nos corrigiam por pouco tempo segundo melhor lhes parecia Deus porém nos disciplina.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dRx9xnb1ytg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem